Primeiramente, gostaria de deixar claro que meu comentário se restringe ao conhecimento que tenho desta comunidade apenas e não fora dela.
Pra tudo no mundo existe “positivo e negativo” / gosto e não gosto / uso e não uso… e por aí vai!
Não acredito que alguém ame o Nubank ou odeie! (Como pessoa)
Acredito que muitos apreciam certos serviços ou características da instituição.
Assim que não recebe aquilo que deseja, passam a ficar descontentes - a crítica é inevitável.
Por exemplo, eu gostava de muitos serviços de outras instituições, mas ao passo que fui notando as despesas desnecessárias, passei a optar por outra instituição.
Não critico a outra instituição - Apenas não uso o serviço dela. Mas tem gente que vai lá e põe a boca no trombone. Reclama, chora e esperneia até ser ouvido ou silenciado pela indiferença dos demais!
Frequento a comunidade (como leitor) desde 2019 e é visível que alguns que antes “amavam” o nubank, deixaram de ama-lo depois que perderam benefícios ou quando pararam de receber aumento de crédito, por exemplo.
O AMOR e ÓDIO, que você acredita ter notado, podem ser também pelas mesmas coisas.
Por exemplo:
- R$50 de LIMITE
Tem cliente que amou receber!
Tem cliente que odiou receber!
Tem cliente que queria ao menos ter recebido isso e não tem!
Agora fica fácil entender:
O GOSTO E INTERESSE PESSOAL MOTIVA!
E você sabe: cada um tem o seu!
Agora…
Quanto aos Haters…
Eles não odeiam e nem amam o Nubank.**
Eles apenas si divertem com ele!
Disseminam argumentos extremamente negativos e críticas com o “falso interesse” de construir uma instituição melhor. Quando na verdade (no fundo, no fundo) eles querem mesmo e ver o parquinho pegar fogo!
Um falso moralista, pregando a “moral e os bons costumes”, mas adota padrões diversos em sua vida.
Enfim, até os Haters tem seu gosto e interesse pessoal, notou?
Isso motiva as pessoas.
. . . . . . . . . . . . . .
E pra concluir minha contribuição a sua pesquisa, gostaria de citar:
É esse interesse pessoal que move a comunidade.
- Alguns querem resolver seus problemas!
- Outros desejam ajudar a resolve-los.
- Outros querem si divertir a custa dos problemas dos outros.
Ao final dessa história toda,
- alguns NOBRES assimilam todos esses comentários …
- separam as partes mais importantes (até do dialogo dos haters, acredite)…
- refletem sobre isso…
- e transformam isso em melhorias para a instituição!
Respeitar as correntes é o primeiro passo.
O segundo passo é observa-las por longos períodos… estuda-las no silencio.
Faço isso desde 2019. Mas somente no final de 2020 tive coragem de participar dessa selva roxa!
Observar e interagir, é o primeiro passo para entendê-las.
Mas lembre-se:
“Há tempo para ouvir e falar. E há tempo para ficar calado!”
Forte abraço!