O Apple Pay chegou ao Nubank! 🎉

Se a função do contacctles for a do cartão físico, funciona normalmente no Apple Pay ou no Google Pay, pois se tratam de duas configurações distintas! Agora se você desativar a função em seu aparelho, não consegue usar nem o Apple Pay ou Google Pay. No Android, por exemplo, para eu usar o Google Pay, o meu celular precisa está com a função NFC ligada. E para eu usar o cartão físico, a função contacctles precisa está ativa no App do Nubank!

5 curtidas

A dúvida é se desativar a função contactless do cartão o Apple Pay vai funcionar, já que no iOS não é possível desativar o NFC!

O @Kleber_Vieira1 diz que o Google Pay não funciona com essa opção do app desabilitada. No seu funciona @Elves?

4 curtidas

Pelo menos eu tentei passar uma única vez com ele desativado e não foi.

4 curtidas

Aqui tá funcionando normal. Todo dia, manhã, tarde e noite.

3 curtidas

Teoricamente, desativando o contacless dentro do app Nubank impediria o pagamento por aproximação com o cartão físico, enquanto que o Apple Pay ou Google Pay são serviços adicionais que dependem do cartão em si estar desbloqueado e o NFC ligado no caso do uso através do Google Pay. Agora, uma confirmação só teremos tentando na prática ou com a resposta oficial da Nubank.

P.S.: já procurei na lupa, mas alguém sabe de um tópico discutindo exclusivamente sobre os golpes que estão rolando por aproximação NFC? Minha amiga quase foi alvo de um.

2 curtidas

Seja bem-vindo à NuCommunity @JackGauer! :partying_face:

O que eu consegui encontrar foi um tópico antigo, na época em que um vídeo sensacionalista estava rolando dizendo que era possível “esvaziarem” a sua conta através do contactless.

Mas se esse não for o caso da sua amiga, abra um novo tópico contando o ocorrido! :wink:

6 curtidas

Obrigado pelas boas vindas!

Eu já estava em dúvida quanto à necessidade de abrir um tópico, pois há travas de segurança já e sempre deverá haver cuidados por parte do usuário.

Ela relata que estava andando na rua, que uma pessoa passou perto dela, e por acaso se pegou naquela tela onde o smartphone pede para se realizar a validação via Face ID, apertando antes o botão Power duas vezes, e que se deu por conta antes de fazê-lo.

No momento, ela bloqueia e desbloqueia o cartão virtual e não enfrenta nenhum problema de configuração entre os dispositivos, está funcionando pra ela em todas compras.

Nossa, será que o meliante conseguiu pressionar o botão duas vezes e entrar na tela do Apple Pay sem que ela percebesse? :scream:

6 curtidas

Exato, acabei de testar aqui com o Google Pay e com a configuração de contactless do cartão físico bloqueado no app do Nubank, passou normalmente.

Aqui testei e funcionou.

5 curtidas

Então creio q pode ter sido uma coincidência de ter dado algum outro erro pelo fato de eu n conseguir passar, e eu achei q tinha sido o contactles q estava desativado.

Vou refazer o teste amanha pra ver.

4 curtidas

Endy, acabei não vendo sua pergunta! De qualquer forma, o Marcos respondeu. Obrigado! E sim, já fiz compras com a função desativa/ativa dentro do app do Nubank e funcionou no GPay!

4 curtidas

Eu fui dar uma olhada nessa lista na própria terça de lançamento :joy:

1 curtida

Valeu pessoal! Então provavelmente no Apple Pay deve ser o mesmo comportamento! :smiley:

Ela está meio esquecida, coitada! :sweat_smile:

6 curtidas

Não, não foi isso. Ela se flagrou e se ligou exatamente no momento que pedia para apertar o botão Power duas vezes. Mas como eu disse, basta tomar cuidado e algumas medidas já ditas aqui nesse tópico, tal como bloquear o cartão e apenas liberá-lo no ato do contactless e é praticamente impossível de haver fraude.

2 curtidas

Já repararam que quando aproxima o smartphone para efetuar o pagamento por aproximação numa maquininha, a tela pede sua digital ou Face ID, mostra o cartão cadastrado na wallet mas não mostra o valor que está sendo cobrado? Nem se está parcelado?

Seria isso uma questão de melhoria para quem? Nu ou Apple?

Achei meio zuado nessa parte. Tu praticamente paga ás cegas.

2 curtidas

Isso geralmente é feito na maquininha é só acompanhar.

6 curtidas

Oii, eu ainda não utilizo o Apple pay, mas acredito que seria um ponto de melhoria da própria carteira da Apple, visto que o seu roxinho que está registrado lá, portanto a interface fica a cargo da apple.

Eu acho uma ideia muito válida, pq mesmo que seja possível visualizar na maquininha seria muito útil ver no app tbm

2 curtidas

Mas creio que isso nem seja possível fazer, pois a comunicação com a máquina só ocorre quando o valor e a forma de pagamentos são inseridos, aí ela fica aguardando algum dispositivo NFC aproximar.

Quando você ativa o Apple Pay no aparelho e aproxima, você já realizou a autenticação (Face ou Touch ID) e verificou o valor que está sendo exibido na máquina.

A não ser que o vendedor insira o valor e a forma de pagamento na máquina, você habilite o Apple Pay, autentique, aproxime e aí veja o valor no aparelho e confirme. Só que dessa forma você meio que estaria confirmando a mesma compra duas vezes, perdendo assim muito da praticidade do serviço.

Sim, a interface do Apple Pay fica a cargo da Apple. Nenhuma instituição financeira que usa a carteira digital da empresa tem autonomia para mexer nessa parte. :wink:

10 curtidas

Acho muito melhor o Google pay, não pede senha e mais nada, é só aproximar o celular da máquina e pronto. Celulares da Apple são muitos complicados e cheio de mistérios.

O Apple Pay também é dessa forma, basta aproximar e pronto. A proposta do @JWilson é que esse fluxo seja diferente, com um passo a mais para que seja exibido o valor da transação na tela.

Muito pelo contrário, dispositivos iOS são extremamente fáceis de operar. Tanto que meus parentes mais velhos se acostumaram muito mais rapidamente com o iPhone do que com outro aparelho com Android. :wink:

9 curtidas