O FGC é o salvador da pátria?

Recente duas instituições financeiras quebraram :chart_with_downwards_trend: (BRK Financeira e Portocred) e os investidores em seus produtos recorreram ao FGC, o Fundo Garantidor de Créditos.

Mas, você conhece realmente o que é o FGC, suas atribuições e limites ?

Então, de saída te digo que ele NÃO É uma panaceia ou santo remédio milagreiro que vai salvar sua vida ($) sempre :ring_buoy:.

Os saldos de depósitos em dinheiro em conta corrente, aplicação em poupança ou investimentos em depósitos a prazo CDB, RDB, LCI e LCA, entre outros, são garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Um sistema financeiro saudável conta com mecanismos de proteção, a exemplo da garantia de depósitos, para eventuais situações adversas. Isso quer dizer que o FGC assegura que você receberá seu dinheiro de volta em casos de intervenção ou de liquidação de instituição financeira pelo Banco Central do Brasil, limitado a R$ 250 mil (duzentos e cinquenta mil reais) por CPF ou por CNPJ e por instituição financeira.

Lembre-se que se você receber a garantia do FGC em decorrência de mais de uma intervenção ou liquidação de instituição financeira, o limite total da garantia é de R$ 1 milhão, a cada período de 4 anos, a partir do primeiro pagamento de garantia. Encerrado esse período, o limite de cobertura é restabelecido.

Atenção: O FGC garante somente os instrumentos financeiros indicados em seu Regulamento, nos limites e nas condições ali descritos. O FGC não garante aplicações em fundos de investimento, letras financeiras, letras imobiliárias garantidas (LIG), ações, títulos de capitalização, Tesouro Direto, entre outras.

Importante: O FGC não atua como instituição financeira e não faz nenhuma oferta de crédito ou empréstimos para pessoas físicas, assim, voluntariamente, não há qualquer recurso ou dinheiro disponível ao público em geral. Então, fique de olho em possíveis golpes :eyes:.

Para mais informações acesse o site www.fgc.org.br.

Fonte: comunicado do Paraná Banco (adaptado).
#nu-invest

29 curtidas

Otimo post @anon30102627

Espero nunca precisar do FGC, mas que bom que ele existe

12 curtidas

Muito bom mesmo!

Tenho consciência dos limites de proteção e de quais são os ativos protegidos e os que não o são. Hoje estou longe de ter que me preocupar com os limites da proteção, mas é sempre bom mantê-los em mente.

Já fui socorrido pelo FGC uma vez, funcionou super bem, mas também espero não precisar mais dele, rsrs.

13 curtidas

Conta essa historia ai , kkkk

ja vi bancos quebrar, mas nunca tinha visto alguem falar que foi socorrido pelo FGC…

foi facil ? rapido ? pratico ?

12 curtidas

Opa, também quero saber como foi a experiência! :grimacing: :eyes:

8 curtidas

Fácil foi. Assim que a liquidação foi anunciada, recebi no mesmo dia o aviso pela própria Easynvest (sim, ainda era Easynvest, foi em 2020) me informando da liquidação e me tranquilizando, orientando a aguardar as informações para efetuar o resgate. Já não lembro os detalhes, mas acho que pouco tempo depois tinha um “hotsite” onde podíamos acompanhar as informações até que foi informada a forma e os procedimentos para resgate. Quando liberou, acho que o site trazia uma lista de agências bancárias em diversas cidades, com informações de contato para ligar e agendar o saque do benefício.

Estávamos em plena pandemia, isolados, e isso complicou um pouco, pois à época era necessário comparecer a uma agência bancária munido de documentos de identificação. Foi meio tenso sair de casa pra fazer isso, eu já nem lembro se protelei essa ida aguardando um arrefecimento das taxas de transmissão da COVID…
Do dia da liquidação ao dia que o $ entrou na minha conta, foram exatos 131 dias (pouco mais de 4 meses). Esse pra mim foi o aspecto mais chato, pois esse período foi tempo em que o dinheiro poderia estar rendendo em outro lugar, dado que foi recebido sem correção desde a data da liquidação (mas com todos os ganhos contratados até o dia da liquidação).

Tirando o desafio de estarmos na pandemia, em isolamento, eu achei que comparecer a uma agência bancária indicada, na minha cidade, munido apenas de documento de identificação, e só com isso receber a transferência no mesmo dia, eu achei prático o suficiente. Mas pelo que tenho lido, hoje está mais prático ainda com o aplicativo do FGC.
No aspecto fiscal, o informe de rendimentos da EasyInvest no início do ano seguinte trouxe todas informações relativas ao ativo, com as informações dos rendimentos recebidos sujeitos a tributação exclusiva, bem como as informações para a declaração de bens e direitos, como se o ativo tivesse sido sacado na data de liquidação.

12 curtidas

Excelente tópico meu caro, @anon30102627!

Obrigado por trazer esse tipo de conteúdo pra gente! :clap:t3::clap:t3::clap:t3::slightly_smiling_face::handshake:

12 curtidas

Eu já precisei do FGC e recebi o meu dinheiro bastante rápido. Isso ocorreu em 2018 na ocasião da liquidação extrajudicial do Banco Neon (ex-Banco Pottencial) e na época eu tinha CDBs emitidos por esse banco, em menos de um mês recebi os valores diretamente na conta de pagamentos da Neon Pagamentos.

6 curtidas

Nunca precisei, mas lembro da correria que foi pra quem era cliente Neon e o Banco Potencial entrou em liquidação por ordem do BACEN.

7 curtidas