O que organizar antes de declarar o IRPF 2025?

E aí, NuCommunity? :waving_hand:t5:

Como vocês sabem, a temporada de declaração do IRPF 2025 já começou – e neste ano, segue até o dia 30 de maio de 2025. Confiram o calendário completo aqui.

Eu sei, eu sei, ainda estamos no começo da jornada (e muitas pessoas deixam para pensar sobre isso só na última hora, né?).

Mas se pensarmos nessa trajetória do IR como uma viagem de trem, todos partiriam do mesmo ponto: organizar os documentos necessários para a declaração. Essa etapa é tipo entrar na bilheteria e garantir o embarque, sabem?

O informe de rendimentos é o bilhete principal. Ele reúne todas as informações sobre os ganhos no ano e pode ser emitido por instituições financeiras, empregadores e, no caso de aposentados e pensionistas, pelo INSS.

Mas, além dele, outros documentos podem ser essenciais, como despesas médicas e educacionais, informes de investimentos, recibos de aluguel e documentação de compra ou venda de bens.

Agora, me contem aqui: qual é o maior desafio de vocês na hora de organizar a papelada do IR? :open_file_folder::thought_balloon:

Ah, e se precisarem de um mapa detalhado para essa etapa, a @camila.m do blog do Nubank fez um checklist completo para ajudar.

Aqui na NuCommunity, junto com o time de jornalistas do blog do Nubank, estamos preparando conteúdos para simplificar cada etapa dessa jornada.

Fiquem ligados e embarquem com a gente nessa viagem rumo a um IR mais tranquilo! :dove::relieved_face: :woman_getting_massage:t5:

24 curtidas

Esses conteúdos vão me ajudar, vou declarar pela primeira vez kk

12 curtidas

Excelente conteúdo @erika.p ! Obrigado pelas dicas e pela indicação do checklist do Blog.Nubank.

Tem uma coisa que me ajuda muito que é a organização dos documentos durante todo o ano em uma pasta digital em nuvem, já faço isso a vários anos.

Mas há desafios sim. Temos que ter bastante cautela em função da diversidade de documentos: Comprovantes de rendimentos; recibos médicos; comprovantes de pagamentos de planos de saúde e de previdência; operações financeiras; etc.. etc… são muitos documentos e nem sempre conseguimos que todos já estejam mobilizados no inicio do período de envio da declaração.

15 curtidas

E com direito a leão a bordo.

É puxar tudo sem esquecer de nada. Tem que manter um bom controle senão :lion:

E nunca é demais repetir, vocês fazem um trabalho incrível, tanto aqui na NuC @erika.p @Helo_M @mari.r como lá no Blog com a @camila.m e todo o time :clap::clap::clap: :purple_heart:

11 curtidas

Gostei da sua organização, amigo. Imagino que vc esteja habituado a lidar com esse tipo de burocracia no dia a dia.

9 curtidas

Estou sim @Edson_Bezerra !
Procuro organizar o máximo possível uma série de documentos em nuvem (por tipo, ano, etc…)e isso já me salvou de muitos perrengues.

10 curtidas

Boa sorte… Hehe

Vai com calma e revisando os detalhes. Na dúvida, consulte um contador. Mas, saiba que toda informação ajuda, desde que, faça as perguntas certas.

E mais ou menos assim.

• Preciso declarar meu saldo da conta?
  • Preciso declarar meus empréstimos?
  • Preciso declarar meus investimentos?
  • Preciso declarar as minhas doações? O que são considerados doações?
  • Preciso declarar conta remunerada (RDB)?
  • Preciso declarar meus dividendos?
  • Preciso declarar meu FGTS aniversário :birthday_cake:?
  • Preciso declarar meus alugueis?
  • Preciso declarar meu PIS/NIS (depois de 5 anos de carteira assinada, se não me engano)
  • Preciso declarar herança?
  • Preciso declarar meus imóveis?
  • Preciso declarar minha restituição do imposto (no caso, a partir da 2° declaração, pode receber)
  • Preciso declarar meu plano de saúde particular? (O SUS acho que também precisa)
  • Preciso declarar consulta particular?
  • Preciso declarar gastos com cartão de crédito?
  • Preciso declarar renda extra? (Qualquer bico, serviço por fora da CLT)
  • Preciso declarar IPTU?
  • Preciso declarar IPVA?
  • Preciso declarar venda de imóvel?
  • Preciso declarar seguro de vida e de carro?
    … (Etc)

Todas essas perguntas, anualmente deve se fazer para ter a certeza de que está tudo sendo informado conforme a regulamentação de cada ano que está sempre mudando.

Isso quer dizer que você vai pagar imposto ou receber restituição sempre? Não. Tudo isso vai depender da legislação vigente de cada ano para a declaração…

E como eu disse, isso não é recomendação, mas sim, dúvidas que na minha primeira vez eu tive e foram certeiras para me atualizar e saber o que eu estava fazendo…

No medo (normal) e na dúvida, consulte um contador ou contrate um contador para te auxiliar na declaração.

9 curtidas

Vai dar tudo certo, @Kanskje!

Espero que os conteúdos te ajudem. Vamos falar sobre IRPF aqui na NuCommunity até o final do período de declaração, então fique ligado :wink:

E se precisar de ajuda com algo muito específico, vale seguir a dica do @Lucas.R de consultar um contador.

6 curtidas