E aí, NuCommunity?
Como vocês sabem, a temporada de declaração do IRPF 2025 já começou – e neste ano, segue até o dia 30 de maio de 2025. Confiram o calendário completo aqui.
Eu sei, eu sei, ainda estamos no começo da jornada (e muitas pessoas deixam para pensar sobre isso só na última hora, né?).
Mas se pensarmos nessa trajetória do IR como uma viagem de trem, todos partiriam do mesmo ponto: organizar os documentos necessários para a declaração. Essa etapa é tipo entrar na bilheteria e garantir o embarque, sabem?
O informe de rendimentos é o bilhete principal. Ele reúne todas as informações sobre os ganhos no ano e pode ser emitido por instituições financeiras, empregadores e, no caso de aposentados e pensionistas, pelo INSS.
Mas, além dele, outros documentos podem ser essenciais, como despesas médicas e educacionais, informes de investimentos, recibos de aluguel e documentação de compra ou venda de bens.
Agora, me contem aqui: qual é o maior desafio de vocês na hora de organizar a papelada do IR?
Ah, e se precisarem de um mapa detalhado para essa etapa, a @camila.m do blog do Nubank fez um checklist completo para ajudar.
Aqui na NuCommunity, junto com o time de jornalistas do blog do Nubank, estamos preparando conteúdos para simplificar cada etapa dessa jornada.
Fiquem ligados e embarquem com a gente nessa viagem rumo a um IR mais tranquilo!