Em maio de 2024, a Oi (OIBR3) anunciou um grupamento de ações na proporção de 10:1. Como eu tinha apenas 8 ações, fiquei com frações e não consegui vendê-las no app do Nubank.
A corretora me informou que as frações seriam vendidas em leilão na B3 e o valor creditado na minha conta. Mas, estamos em novembro e nada aconteceu!
As ações sumiram do meu app e o Nubank não sabe me dizer onde estão, nem quando e como serão resolvidas.
Isso é normal? Devo esperar que tudo se resolva? Ou devo simplesmente esquecer e perder o dinheiro?
Preciso da ajuda da comunidade! Alguém já passou por algo parecido? O que devo fazer?
Para deixar claro, não é pelo valor em si, mas pela falta de informações e pela sensação de insegurança. Comprei as ações com lucro de FII, apenas para aprender sobre o mercado.
O Nubank precisa dar explicações e resolver essa situação!
Como o valor era inferior ao mínimo exigido para grupamento (também conhecido como inplit), as ações foram recuperadss (pela empresa Oi) para posterior venda.
Você pode olhar a sua conta na B3, onde as ações, provavelmente, devem aparecer como vendidas. Os valores referentes a venda das ações será depositado posteriormente, conforme informado no prospecto liberado ao mercado sobre o grupamento das ações da empresa Oi.
Fique à vontade para não concordar com a demora, realmente parece estar demorado. Este documento da B3 dá a entender que a prática é que o leilão das frações seja realizado em até 10 dias úteis após o encerramento do período dado aos acionistas para ajustar as suas posições.
No aviso aos acionistas de 10/05 a Oi estabeleceu o período entre 13/05 e 14/06 para que os acionistas pudessem ajustar as suas posições para lotes múltiplos de 10 e evitar ficar com frações.
No dia 01/07, a Companhia emitiu um novo aviso aos acionistas informando quantas são as ações formadas pelas frações de todos os acionistas, e que seriam leiloadas (em data que seria informada oportunamente).
Não localizei nenhum comunicado posterior da empresa informando da realização deste leilão, e está muito além dos 10 dias úteis tipicamente informados no documento citado da B3. Se quiser reclamar ou pedir informações, sugiro fazê-lo diretamente no canal de relações com investidores da Oi.
Caso queira apenas aguardar e monitorar, fique de olho nos avisos aos acionistas que aparecerem neste site: