OIBR3: Frações Desapareceram e Nubank Não Sabe 😨

Em maio de 2024, a Oi (OIBR3) anunciou um grupamento de ações na proporção de 10:1. Como eu tinha apenas 8 ações, fiquei com frações e não consegui vendê-las no app do Nubank.

A corretora me informou que as frações seriam vendidas em leilão na B3 e o valor creditado na minha conta. Mas, estamos em novembro e nada aconteceu!

As ações sumiram do meu app e o Nubank não sabe me dizer onde estão, nem quando e como serão resolvidas.

Isso é normal? Devo esperar que tudo se resolva? Ou devo simplesmente esquecer e perder o dinheiro?

Preciso da ajuda da comunidade! Alguém já passou por algo parecido? O que devo fazer?

Para deixar claro, não é pelo valor em si, mas pela falta de informações e pela sensação de insegurança. Comprei as ações com lucro de FII, apenas para aprender sobre o mercado.

O Nubank precisa dar explicações e resolver essa situação!

4 curtidas

@Markatian

Sim.
É normal.

Como o valor era inferior ao mínimo exigido para grupamento (também conhecido como inplit), as ações foram recuperadss (pela empresa Oi) para posterior venda.

Você pode olhar a sua conta na B3, onde as ações, provavelmente, devem aparecer como vendidas. Os valores referentes a venda das ações será depositado posteriormente, conforme informado no prospecto liberado ao mercado sobre o grupamento das ações da empresa Oi.

13 curtidas

Entendi mas não concordo com a demora :frowning_face:

2 curtidas

@Markatian,

Fique à vontade para não concordar com a demora, realmente parece estar demorado. Este documento da B3 dá a entender que a prática é que o leilão das frações seja realizado em até 10 dias úteis após o encerramento do período dado aos acionistas para ajustar as suas posições.

No aviso aos acionistas de 10/05 a Oi estabeleceu o período entre 13/05 e 14/06 para que os acionistas pudessem ajustar as suas posições para lotes múltiplos de 10 e evitar ficar com frações.

No dia 01/07, a Companhia emitiu um novo aviso aos acionistas informando quantas são as ações formadas pelas frações de todos os acionistas, e que seriam leiloadas (em data que seria informada oportunamente).

Não localizei nenhum comunicado posterior da empresa informando da realização deste leilão, e está muito além dos 10 dias úteis tipicamente informados no documento citado da B3. Se quiser reclamar ou pedir informações, sugiro fazê-lo diretamente no canal de relações com investidores da Oi.

Caso queira apenas aguardar e monitorar, fique de olho nos avisos aos acionistas que aparecerem neste site:

Ou considere inscrever-se no mailing list das relações com investidores da Oi.

13 curtidas

Eu tinha ações OIBR3, provenientes de compras de linhas fixas; não vendi nem recebi nenhum valor por elas; depois do grupamento de ações em 2024, a posição acionária aparece zerada (no Informe de Rendimentos) em 31/12/2024; segundo Aviso aos Acionistas de 01/07/2024, a Oi S.A. informará oportunamente a data do(s) leilão(ões) a ser(em) realizado(s) na B3 S.A., com o objetivo de alienar as ações reagrupadas, mas até agora a Companhia não o fez! Na Declaração do Imposto de Renda 2025, devo inserir essas informações no campo Discriminação, da ficha Bens e Direitos, e zerar o valor em reais no campo Situação em 31/12/2024?

Desde já, muito obrigada.

1 curtida

É algo 100% culpa da OI, Nubank não tem nada a ver com isso.

Nubank é só uma corretora, uma ponte aos investimentos.

Depende da OI fazer o leilão das frações fora do agrupamento de base 10.

Na lei do Brasil, não existe limite para isso, se oi quiser pode fazer daqui 50 anos.

Pode confirmar com a CVM, recomendo enviar email para eles perguntando sobre os limites e leis.

Opinião pessoal: vocês só escolhem ações bomba também…

1 curtida