Open finance historico

gostaria de saber quanto tempo de conversa no chat do aplicativo voces tem podem me dizer? de quantos anos atras.
porque gostaria de excluir

1 curtida

Fui solicitar o prazo no qual o historico de compartilhamentos cancelados ficam no app no email do nubank e simplesmente uma hora dizem que nao é historico e outras respostas genericas.
vou deixar um print para melhor interpretaçao.

quero saber se isso é excluido do aplicativo ou pode ser mesmo que futuramente.

2 curtidas

Ta com toque, amigo? Num vejo nada d+ aparecer o histórico do cancelamento

3 curtidas

Não é essa a questao. So quero saber o que me proibe de solicitar isso. tem alguma lei que diga isso?

1 curtida

É apenas uma questão de atualização mesmo, por parte do nubank, de ter a opção de excluir o histórico.
Um exemplo, antes quando enviávamos um pix a um destinatário qualquer o pix dessa pessoa ficava salva, muita gente reclamava disso, solicitava via chat e tals, mas eles não conseguiam fazer isso pq o aplicativo tinha que ser atualizado com essa função por parte dos eng. A pouco tempo liberaram a opção de excluir essas chaves pix indesejadas.
Então é questão de tempo pra opção aparecer pra gente no Open Finance, a equipe do nubank tem que atualizar o app pra isso, pelo chat/atendimento não tem como. O negócio é esperar a função mesmo.

3 curtidas

e em questao do chat eles vao armazenar todos os contatos ou vai da pra excluir?

1 curtida

Olha, sobre o chat eu num sei te dizer muito bem se vai ter como excluir isso…
Dei uma olhada aqui nos meu chats e tem TODAS as conversas que ja tive com o atendimento, desde 2018 (quando abri a conta).
Acredito que isso o Nubank deva armazenar, até pra se salvaguardar de alguma coisa…

2 curtidas

A modelagem do OpenFinance consta em atos infralegais.

A Instrução Normativa BCB no. 59/2024 divulga a versão 7 do Manual da Experiência do Cliente no Open Finance. Se consultar lá, vai notar que o Manual estabelece a criação de um “Guia de Experiência do Cliente” pela Estrutura Reponsável pela Governança do Open Finance, em atenção à Resolução BCB no. 32/2020.
O Manual estabelece que o Guia deve dispor sobre um “Ambiente de Gestão de Consentimentos”.

Se for buscar o tal guia, vai localizá-lo neste link. No momento desta publicação, o Guia se encontra na versão 17.03 e você pode ver o detalhamento sobre gestão de consentimentos a partir da página 324.

Logo da página 330 reproduzo o excerto abaixo:

Desta forma, creio que o Nu está simplesmente implementando a norma estabelecida.
Entendo que, sim, seria muito interessante poder filtrar os consentimentos inativos, para que não poluam a lista dos compartilhamentos, mas creio que eliminar o dado, que é parte do seu histórico no Open Finance, está fora de cogitação.

8 curtidas

Imagino que isso solucione o problema.

3 curtidas

Mas isso nao impede a exclusao dos registros antigos. Quanto ao chat acho que eles vao começar a apagar

1 curtida

Não sei qual a tua interpretação de “histórico completo”, mas na minha impede sim.

5 curtidas

me refiro a esse historico sempre ficar aparecendo. nao impede que seja implementado uma exclusao entendeu?

1 curtida

tipo vc ja abriu o mesmo tópico mais de uma vez e uma pauta que não faz sentido e já foi explicado ou vc não quer entender que e uma medida de segurança fora que envolve o compartilhamento de dados entre bancos e se caso por ex o banco deletar essa informação e ainda tiver sendo compartilhado seus dados ou pior se vazarem os dados salvos com relato do open finance como fica ?

não pq quando foi pesquisar as contas que estavam abertas no nome da minha mãe constava dados dos anos 90 e uma conta que estava desativada e serve pra saber seu histórico por isso se chama registrato não a uma necessidade para tal.

2 curtidas

Pelo jeito também divergimos sobre o significado de “exclusão”.

Mas entendi que você está sugerindo é isto aqui :point_down:

Também não vejo impedimentos para que seja implementado este filtro. :wink:

5 curtidas

opçao de excluir se o cliente quiser entendeu

1 curtida

Para exibir, adicionar ou eliminar contas de outros bancos precisa ir em configurações e digitar a senha. Ou seja, é uma área que não pode ser acessada facilmente. Eu mesmo já tive contas da Caixa e Bradesco no app do Nubank, mas como encerrei tais contas consegui eliminar entrando em configurações.

Vasculhando a seção em questão descobri como eliminar tais contas do app Nubank. Você precisa clicar na aba do banco correspondente clicar em reportar problema e escolher a última opção “não gostaria de ver essa conta específica no app do Nubank”. A conta é eliminada de forma imediata.

Vale lembrar que através do OpenFinance é possível ver os gastos com os cartões das contas exibidas, caso os tenha.

me refiro a imagem que anexei

1 curtida

Nesse caso não tem jeito, pois são transações que envolvem o Nubank, fazem parte do registro das operações realizadas na sua conta. Mas as transações efetuadas nas contas dos referidos bancos inativos não são mais mostradas.

O que o Nu poderia fazer por você é oferecer a opção de ter que digitar a senha para acessar esses dados em específico. Mas pelo que eu tenho visto ao longo dos anos nessa comunidade, acho difícil o banco fazer isso.

nao poderia ter a opcao de limpar esse historico ai que mostra os cancelamentos?

1 curtida

Histórico não pode ser apagado, pode deixar de ser exibido na tela, mas cabe ao Nubank oferecer essa possibilidade. No meu app está mostrando todos os inativos de muitos meses atrás. Alguns clientes conseguem junto ao atendimento desativar o empréstimo por questão de segurança, penso que não custa nada ao banco pensar nesse seu caso também.