Opinião Integração Nubank/Nuinvest 💹

@JoaoMelo Pelo que eu tenho visto nas “minhas redondezas”, a grande maioria dos meus colegas de trabalho e amigos utilizam o app como interface padrão de investimentos. Eu particularmente, prefiro desktop por vários motivos. Mas definitivamente não é a realidade deles. E incrivelmente algumas destas pessoas não são usuários iniciantes. Pra fins didáticos eu até gostaria de saber qual é o tamanho do público iniciante, intermediário ou avançado nos investimentos. Suspeito que a maioria esmagadora deve ser de iniciantes com requisitos de funcionalidades bem minimizadas. Mas posso estar errado, claro.

A questão aqui é o “timing” que o Nubank levará para implementar as correções e melhorias demandadas. Se demorar demais, acredito também que alguns clientes acabarão indo embora. Mas como te disse antes, não acho que será expressiva esta “debandada”. O “X” da questão é identificar as principais funcionalidades faltantes/equivocadas que precisam ser aperfeiçoadas rapidamente tendo em vista o seu grau de utilização dentro do app e tempo/complexidade necessários para entregar o que é necessário. E acredite: Esta pergunta não é fácil de ser respondida.

Eu como analista de sistemas e engenheiro de software frequentemente observo os comentários do pessoal e as vezes me pergunto: “Será que esta pessoa já utilizou algum outro app bancário?”, “Será que ele realmente sabe o que é um software ruim?” ou mesmo “Porque diabos esta pessoa está reclamando? Do que exatamente? O que teria que ser feito?”, enfim… “** Não é fácil agradar a diversidade de usuários.**”
Não é a toa que publiquei este artigo: ARTIGO: Adianta "reclamar para as paredes?"

É por estas e outras que eu torço pela “flexibilização” dos aplicativos. O correto não deveria ser “O usuário precisa se adaptar ao app” mas sim, exatamente o contrário: “O app é precisa se adaptar as preferências do usuário”. Daí sim, o resultado entregue seria mais satisfatório, pelo menos sob a perspectiva de usabilidade. O problema é o aumento de complexidade e custo gerado por esta simples “inteligência do app”.
Mas enfim, isso é uma longa história…

2 curtidas