Opinião Reportagem sobre o Nubank

Olá Pessoal!

O que acham sobre esta reportagem?

Sensacionalismo ou realidade?

Se for real acho que o Nubank tem oportunidade de se redimir melhorando seu Código de Ética e Governança Gorporativa, mas também poderia postar uma resposta pública para esclarecer o assunto.

Risco de Imagem para o Nubank, com certeza afeta a reputação.

Estou considerando encerrar minha conta.

Abs.
Ana Cecília.

8 curtidas

Oi @AnitaCecilia, seja bem-vinda à comunidade.

Compreendo perfeitamente sua decisão e concordo que temos que está onde nós faz bem. Boa sorte na sua nova instituição bancária/financeira. :slightly_smiling_face:

10 curtidas

O Nubank tem um código de conduta aprovado em outubro de 2023. Não tenho acesso ao código anterior, caso tenha existido.

https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/59a081d2-0d63-4bb5-b786-4c07ae26bc74/2f1ab317-ce7f-623e-9825-9960516d2d80?origin=1

Creio que antes de considerar encerrar a conta por causa desse episódio passado deveria ler atentamente esse documento para verificar o código de conduta atualmente vigente.

Já li que o Nubank é uma empresa com um quadro diverso, de muitas nacionalidades, culturas, gêneros, orientações sexuais, entre outros.

Veja que o Nubank tem uma diretora de diversidade e inclusão, veja mais detalhes aqui:

Além disso, apesar de a atitude à época ter sido lamentável, segundo as informções da reportagem, acredito que se algo similar acontecesse hoje o desfecho seria diferente, mostrando que a empresa amadureceu e fortaleceu seu código de conduta e o respeito aos direitos humanos.

Porém, entendo perfeitamente sua posição de boicote. Eu mesmo, quando tinha ações da Vale, me desfiz de todas elas com o rompimento da barragem de Brumadinho (quase 300 mortos) e todo o lucro que tive com a venda das ações (por volta de uns 700 reais) doei para a Cruz Vermelha Brasileira (https://www.cruzvermelha.org.br/pb/tag/brumadinho/), que ajudou as vítímas desta catástrofe. Não queria ser acionista e colher lucros de uma empresa irresponsável socialmente e ambientalmente. Anos depois, continuo achando que foi uma decisão acertada e vivo em paz com a minha consciência.

O que quero dizer é que, caso as informações que eu sugeri ler (e outras informações que conseguir encontrar) não sanem a sua angústia e ainda se sinta desconfortável com essa situação, realmente deve buscar uma instituição que esteja alinhada com os seus valores.

18 curtidas

Excelente texto, @Roxo.

12 curtidas

Gostei dos seus argumentos @Roxo !

11 curtidas

Através dos erros e suas devidas correções é que as empresas (e pessoas!) se aprimoram.

11 curtidas

Excelentes valores @Roxo !

4 curtidas

Pais com dois filhos, a maior parte das vezes não sabe nem o que eles estão fazendo, imagine um banco digital policiar milhares de funcionários. Impossível.

1 curtida

O ponto não é esse. Nessa sua comparação hipotética, o pai de dois filhos, quando toma conhecimento de algo que um dos filhos fez, faz vista grossa ou toma alguma atitude? Esse é o ponto.

2 curtidas

Infelizmente tenho que me retratar e dizer que não estou mais tão seguro em relação aos valores do Nubank.

Quando a cofundadora, CGO (chefe de crescimento na Colômbia e no México) e líder na área de marketing e comunicações do Nubank posta das redes sociais pessoas dela e agradece o convite do Brasil Paralelo para participar de um evento tem alguma coisa estranha no ar.

Será que a Cristina ajudou a abafar o caso desse tópico, desse programador sênior do Nubank? É possível, não sinto mais tanta segurança nos valores do Nubank, de respeito aos direitos humanos, por exemplo.

Se a cofundadora falou isso, bem, sabe-se lá o que passa na cabeça dela ao traçar a estratégia de marketing do Nubank.

E eu conheço o Brasil Paralelo, tenho um parente próximo que há anos vez por outra fala das ideias deles e dos seus documentários no YouTube. Não concordo, não compactuo e muito me espanto com quem os defende.

Parabéns pelo post e pelas informações.
O Nubank não é sinônimo de uma única pessoa!

2 curtidas