Os Nucoins deverão ser declarados no Imposto de Renda?

Quem não comprou nada é fato que vai ter 0, eu mesmo não tenho nenhuma outra cripto no Nubank, por isso elas tampouco aparecem. A questão da média, só quero ter uma noção de quanto foi no geral, vou ter mais noção quando outras pessoas que compraram, divulgarem as suas.

2 curtidas

Entendi.

Bom, eu não recebi o meu informe ainda, e também acho que não divulgaria se tivesse, mas posso adiantar que o custo médio que vai aparecer lá para 31/12/2023 é de aproximadamente R$ 0,01074/NCN.

5 curtidas

Também acho que seria próximo desse valor, o que foi divulgado no Litepaper é do dia 28/12/23. Em 3 dias não iria alterar de forma tão significativa.

Pura coincidência. Não importa qual era o valor de negociação do Nucoin em 31/12 ou 28/12, importa o quanto eu paguei pelos NCN que eu tinha na minha carteira em 31/12. Se eu não vendi nenhum, o preço que vai aparecer lá é a soma de tudo o que eu gastei nas compras. Se eu cheguei a vender, aí é que precisa entender o tal do UEPS: aquilo que eu tinha pagado pelos Nucoins que eu vendi vai sair da conta (precisa saber exatamente quais foram os Nucoins que saíram e o seu preço de aquisição), vai sobrar o que eu paguei pelos que ficaram. Eu pretendo ignorar a informação UEPS e fazer por preço médio (mas isso, pra mim, só vai ser algo pra me preocupar no ano que vem, pois em 2023 não vendi nada em criptos).

Quem comprou perto dos R$ 0,20 vai ter números bem diferentes ali.

3 curtidas

Entendi. Sei que no fim das contas, vai dar tudo certo. Quando eu for declarar vou usar a informação que o banco me passou.

2 curtidas

Algumas informações do Nubank:

A Receita Federal exige que todas as pessoas que tinham um saldo igual ou superior a R$ 5 mil em criptoativos no dia 31/12/2023 precisam declarar esses criptoativos no Imposto de Renda 2024.

Além disso, o contribuinte deve considerar sempre o valor de aquisição da moeda digital, e não o valor de mercado. Ou seja, declare quanto você pagou pela criptomoeda.

No caso do Nucoin, os clientes podem receber as moedas digitais do Nubank sem custo. Para o IR, você deve considerar o custo de aquisição igual a R$ 0, seguindo a mesma lógica de cálculo.

Mandei a titulo de informação, não sei o valor que você tem em Nucoins.

3 curtidas

Na verdade eu me referia a ter que me preocupar com a diferença dos números no sistema UEPS x preço médio, isso vai ser, talvez, preocupação só para o ano que vem.

Mas neste ano já vou incluir, sim, os Nucoins na declaração de bens, independentemente de valor. Obrigado pelas informações! :facepunch:

3 curtidas

Compreendo, as informações podem auxiliar outras pessoas também. Você também é muito solícito aqui na plataforma. :purple_heart:

2 curtidas

Pessoal, mas falem uma coisa, a nubank está informando as transações de compra e venda, para fins de declaração… ok

Decidiu usar o método UEPS… ok, paciência, o negócio é se adaptar, quem não tiver adotado esta sistemática.

Ou simplesmente usar os dados dela, blz… mas e para pagar os impostos?
A gente precisa disso até o último dia útil do mês em que vendemos, caso o total de transações seja superior à 35 mil…

Alguém sabe se a nubank está oferecendo esse relatório de apuração de ganho de capital?

Pois assim seria só cadastrar no GCAP, sem ter que apurar manualmente.

Alguém sabe?

Pois vejo se falar sobre a declaração, que ocorre no ano seguinte às vendas, por ex. mas não vejo falar muita coisa sobre os procedimentos para se apurar e pagar.

Sei que já foi falado coisas a respeito, mas eu sinto falta de mais informações sobre isso.

Enfim, alguém sabe sobre a nubank oferecer relatório de apuração de ganho de capital para por ex eu usar agora para pagar impostos ref. janeiro/2024, se for o caso?

Muito obrigado!

1 curtida

Muito obrigada. Seu comentário ajudou muito :smiling_face:

1 curtida

Pelo menos é mais simples que calcular preço médio.

1 curtida