Pagamento da Fatura - Selecionar Depósito Nuconta

Uma coisa que sinto falta é de poder escolhermos de qual depósito o pagamento da fatura será feito, por exemplo, seria mais prático eu pagar a fatura com um depósito antigo, pois o IOF e IR será menor do que um depósito feito recentemente, onde vai incindir IR e IOF num valor mais alto.

Acho que seria interessante o pessoal do @Nubank ver essa possibilidade, pelo menos para pagamentos feito pelo aplicativo já que, acredito eu, não dá pra fazer essa seleção se for utilizar o débito.

4 curtidas

Sem contar que meus primeiros depósitos na NuConta estão com apenas 0,09 centavos agora, o que me agonia demais. Queria ter a possibilidade de pagar com eles rs

2 curtidas

Eita kkk
É complicado mesmo, eu gostaria dessa opção pra saber melhor como funciona, agora não sei exatamente de qual depósito eles tiram, já aconteceu de tirarem de depósito recente, de depósito antigo e aí eu acho que essa seria uma ótima opção, espero que o @Nubank veja se há essa possibilidade, creio que várias pessoas iam gostar dela também, pois iria aumentar a transparência da operação.

1 curtida

Na verdade, nem sempre o Depósito Antigo será o mais adequado.

Pois se você coloca o dinheiro hoje, que nem chega a render(só no dia seguinte), e já gasta, pelo certo você não pagou nada, pois não rendeu nada.

Agora, se pegar um depósito que passou 20 Dias, vai incidir IOF e IR, sacou?

2 curtidas

Então @Lucas_Santos entendo isso, mas se você colocou mil reais dia 10/02 e colocou mil reais dia 20/03 não seria mais vantajoso você pagar a sua fatura selecionando o depósito do dia 10/02, já que não estão cobrando IOF? Acho que também daria mais transparência, eu mesmo não sei qual algoritmo usam pra escolher o depósito, uma vez me falaram que é selecionado o melhor depósito, mas ainda me resta dúvidas quanto a isso.

3 curtidas

Não

O que importa é o valor que você vai pagar e não exatamente se há ou não incidência de IOF.

Se você fez um depósito de R$ 1.000,00 no dia 10/02, no dia 20/03 ele vai ter rendido (bruto) algo em torno de 6 reais e 57 centavos 1000*{[(6,4%+1)^(1/360)]^38dias}.

No mesmo dia, 20/03, você coloca mais R$ 1.000,00. Considerando que os depósitos caem no mesmo dia, e você não pagou fatura no mês anterior, você terá na sua conta R$ 2.006,57.

Se no dia 20/03, for o dia do vencimento da sua fatura, e estiver fechada em R$ 1.000,00. Há duas opções de pagamento:

  • Se decidir optar por pagar com o depósito mais recente, você pagará os exatos R$ 1.000,00, pois estes R$ 1000,00 não tiveram rendimentos.

  • Se decidir optar por pagar com o depósito mais antigo, você pagará R$ 1000,00 + R$ 1,48 de IR [6,57 * (1 - 0,225)].

Por isso que quando a fatura chega, vale mais apena emitir o Boleto e pagar em dinheiro, ou com a conta corrente, poupança, pois não há incidência de IR e IOF nessas operações.

Tópicos/Respostas que já criei/dei (Parte 1):

O que você sugeriria para o Nubank criar ou melhorar? - #40 por Lucas_Santos

Respostas que já criei/dei (Parte 2):

O que você sugeriria para o Nubank criar ou melhorar? - #46 por Lucas_Santos

2 curtidas

Então @Lucas_Santos, você tomou como data para o vencimento da fatura dia 20/03, mas vamos supor que a data da fatura seria hoje, dia 11/04, aí eu pagaria IR e IOF se o pagamento for feito baseado no último depósito, não?

Bem, eu recebo o meu pagamento no 5º dia útil e sempre transfiro o dinheiro da fatura pra nuconta, minha fatura fecha dia 11 e geralmente ganho uns centavos (mesmo pagando IR/IOF), pra mim de certa forma é uma boa, pois se eu deixar ela na conta corrente ou poupança do meu banco até o vencimento da fatura não vou ganhar nenhum centavo, porém ainda fica essa dúvida quanto a forma em que eles selecionam o depósito feito.

1 curtida

Pelo que pude ver, sempre tiram do depósito mais recente. O que sempre é a melhor opção.

A tabela de IR é regressiva (ou seja, quanto mais tempo o dinheiro ficar lá, menor a taxa de IR que você vai pagar).

Tirando sempre do depósito mais recente, os depósitos mais antigos tem uma maior chance de terem essas taxas menores, o que aumenta seu valor líquido.

Se tirar dos depósitos mais antigos, você estará sujeito a esse IR mais alto.
E o IOF é em cima do seu rendimento, e não do valor total (se você depositou R$1000, e rendeu R$1, o IOF é em cima do R$1)

Outro detalhe é que o rendimento de 6,4% que falam é por ano. Se você depositou R$100 hoje e não mexer, daqui 1 ano você terá R$106,4. No próximo ano, o rendimento será de 6,4% sobre os R$106,4. Se ficar tirando dos depósitos antigos, você nunca vai chegar nesse caso.

3 curtidas

Sim, se a data de vencimento for dia 11/04 e utilizar o ultimo depósito vai haver incidência de IR e IOF

Renderia 22 dias corridos, bruto daria R$ 3,8, menos IOF (R$ 0,99), menor IR (R$ 0,63). Ficaria R$ 2,18 líquido.

Contudo, Se sua fatura vence no dia 11/04, provavelmente ela fecha exatamente no dia 04/04 (7 dias antes, no meu caso o vencimento é 13/04 e fechamento 06/04), que coincide com a data do seu recebimento.

Quando o dinheiro cair, parte do dinheiro deve ser consumido no pagamento da fatura do mês anterior, para liberar limite para você poder consumir mais no mês vigente, e só pagar no mês seguinte . O restante do dinheiro vai ser acumulado na Nuconta.
Exemplo: fatura 1000,00; recebimento 1200. paga os 1000 da fatura com o dinheiro que entrou hoje, e os 200 coloca na Nuconta. A finalidade é deixar os juros compostos agirem, e o IR Regressivo e o IOF regressivo. Fora que não da tempo de pegar o dinheiro depositar por boleto, esperar compensar…ai demora muito e rende menos.

Quando chegar no mês seguinte, mesma coisa: pagar a fatura com que acabou de entrar e a diferença depositar.

Quanto mais tempo você carregar, maiores serão os juros compostos e o IR e IOf serão menores.

1 curtida

O depósito mais recente é sempre mais vantajoso.

No mesmo dia que eu recebo eu pago a fatura do cartão com a NuConta, e sempre é retirado do valor que acabou de cair. Não faria sentido mexer nos meus depósitos antigos, que já não têm incidência de IOF.

Acho que a única vantagem de poder escolher seria para “apagar” aqueles primeiros depósitos pequenos e antigos, que fiz só pra testar. Meu TOC agradece :rofl:

2 curtidas