Parcelamento automático, projeto de individamento Nubank

Em meio a pandemia, não pude pagar o total da minha fatura do mês de abril, no mês de maio, felizmente, pude pagar integralmente o valor da conta do cartão de crédito de abril e maio, entretanto, a fatura vencia na sexta-feira, dia 22 e pelo horário do déposito só poderia ser pago dia 25 de maio (segunda-feira). Sabia que pagaria os juros referentes aos três dias de atraso, mas confiei que tudo aconteceria sem problemas e sem precisar me preocupar com nada excepcional.
Olhando a fatura do meu cartão no mês seguinte verifiquei que havia um parcelamento automático no valor R$2.622,52, que significa R$1.167,99 acima do valor da fatura, além disso, da fatura que foi paga.
A Nubank tem como slogan “reinventar a vida financeira”, sendo assim, deveriam estar mais atentos e cuidar melhor dos clientes, afinal as vantagens de possuir uma agência descomplicada e portátil não pode ser a custo de comunicação falha e individamento dos clientes. Visto que o contato dos clientes com o banco é pelo aplicativo, a “agência” deveria informar ou chamar atenção para essas cobranças, já que afetam profudamente a vida das pessoas, principalmente agora, em meio a uma pandemia.
A cobrança do parcelamento automático, é em razão de uma recente norma do Banco Central, que não permite que se aculem mais de dois meses no rotativo do cartão, mas ao atender essa resolução a NuBank congelou a divida e cobrou 13,75% de juros por 9 meses. Se a Nubank almeja “reinventar” a vida financeira dos clientes deveria estar do lado deles, melhorando a comunicação e mostrando que é possivel um agência virtual eficiênte e que não nos coloque desavisamente em situações de dívida.
Já entrei em contato pelo serviço de atendimento e fui muito bem atendido, apesar de considerar extremamente incoerentes as regras da statup Nubank nesse aspecto.
Vale lembrar a filosifia de vocês:
“Nubank não é um banco. Na verdade, nós cansamos da burocracia, das taxas abusivas e do péssimo serviço oferecido pelos bancos”.

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Na verdade o Nubank esclarece isso sim:

E o site é bem explicativo:
nubank.com.br/rotativo-e-parcelamento

O Banco Central é quem determina o uso do rotativo do cartão de crédito, na resolução n. 4.549 do Banco Central houveram algumas mudanças.

A regra do Banco Central, para todos os cartões de crédito, é a possibilidade do cliente entrar no rotativo apenas uma vez.

O ideal era ter entrado em contato com o Nubank antes, informando que não era possível pagar no dia, eles poderiam até estender o prazo por alguns dias.

Para se adaptar a essa regra, o Nubank realiza o parcelamento automático em até 12x caso não haja o pagamento do restante do mês anterior mais o mínimo.

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Seja bem vindo à comunidade @_od_igo

Pode ter ocorrido algum mal entendido. Chama no chat, ou liga pra eles, pra entender melhor o que ocorreu.

Como o @ree falou, isso é para todos os bancos.

Além disso, os juros ficam bem menores quando a fatura é parcelada logo do que ficar meses no rotativo. Por isso que esse parcelamento é feito automaticamente, não só no cartão do Nubank.

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Aconteceu o mesmo comigo e com mais 5 pessoas conhecidas. Todos acharam absurdo, e pretendem deixar de usar o nubank.

Os juros do parcelamento são menores que os do rotativo. Logo é mais vantajoso fazer esse parcelamento do que deixar no rotativo.

Todos os bancos agem dessa forma agora, justamente para evitar os altos juros do rotativo.

Leia esse post linkado abaixo que está bem explicadinho:

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