Seja na internet ou até mesmo fora, os criminosos usam muito a marca do Nubank para aplicar golpes, mas quando isso acontece, é possível perceber que tem algo estranho no ar… Um olhar mais cauteloso e pode te fazer perceber os sinais de um contato falso que pode parecer o Nubank, mas com certeza não é o Nubank. E hoje vamos comentar sobre os golpes mais comuns, como detectar e denunciar:
-
Golpe da falsa central de atendimento: quando alguém te liga dizendo que sua conta está bloqueada e, para desbloquear, você precisa fazer um Pix, não é o Nubank, trata-se do golpe da falsa central de atendimento. Ou ainda, quando você recebe um link com uma superpromoção, que promete Pix na hora, também não é o Nubank, é um golpe de phishing.
-
Golpe de compra via SMS ou na rede social: recentemente vimos vários relatos de clientes falando que recebeu um SMS afirmando que a compra foi aprovada ou está em análise e precisa ligar para um número, isso também é Golpe! O Nubank não envia notificação via SMS ou outras redes sociais, somente é possível receber e de fato conferir pelo Aplicativo do Nubank.
-
Golpe do empréstimo ou aumento de limite: o Nubank não realiza empréstimos ou aumento de limite e aprovação de cartão via Whatsapp ou outras redes sociais, esses produtos só são liberados mediante a análises automáticas feitas no Aplicativo do Nubank e de nenhuma forma cobrariam um valor para liberar essas funções, então cuidado quando alguém entrar em contato com você afirmando ser o Nubank e usando o CNPJ ou dados públicos da empresa como tentativa de validar.
Em algumas situações, o Nubank pode mesmo ligar ou mandar mensagem pelo Whatsapp. Caso isso aconteça, é importante que saiba diferençar um contato real de um falso. O Nubank nunca solicita que você compartilhe sua senha, token ou código de segurança em ligações ou mensagens, como também baixar app, efetuar reconhecimento facial ou até enviar Pix para desbloquear a conta, é Golpe!
Em uma ligação do Nubank, podem te pedir informações como o seu nome, os três primeiros dígitos do CPF e a data de nascimento para confirmar sua identidade. Caso o contato te pareça suspeito ou exija o seu CPF completo , por exemplo, DESLIGUE a chamada e procure pelos canais de atendimento oficiais. Você pode entrar em contato pelo chat do App, por e-mail (meajuda@nubank.com.br) e por telefone nos números 4020 0185 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 591 2117 (para demais localidades).
Você pode ajudar o Nubank a coibir as tentativas de golpes usando o nome da marca de forma indevida e ao mesmo tempo fazer uma corrente do bem para evitar que mais pessoas caiam, por isso é importante denunciar e não apenas ignorar. Basta reportar no Canal de Denúncias do Nubank, uma página onde os clientes e não clientes podem reportar tentativa de golpes, fraudes, perfis falsos e outras condutas.
E lembre-se: Nas redes sociais, o nome de usuário é sempre @nubank, em todas as plataformas, sem exceção. Além de ter um símbolo de verificado na frente do nome que comprova a autenticidade. Qualquer coisa diferente disso, seja um dígito diferente como “nub4nk”, trata-se de um golpe. Vale citar que você pode também contar com o SOS Nu para te auxiliar e manter por dentro dos golpes ou fraudes.