Olá, NuCommunity!
O golpe está aí – e o Nubank está aqui para ajudar a gente a não cair nele. Já recebeu aquele SMS dizendo que uma compra foi aprovada? Uma ligação pedindo pra baixar algo? Ou uma mensagem nas redes sociais prometendo limite ou empréstimo no Nubank? Então, é Golpe! E hoje vamos comentar um pouco a respeito e aprender a identificar essas tentativas de golpes usando o nome do Nubank.
Seja na internet ou até mesmo fora, os criminosos usam muito a marca do Nubank para aplicar golpes, mas quando isso acontece, é possível perceber que tem algo estranho no ar… Um olhar mais cauteloso e pode te fazer perceber os sinais de um contato falso que pode parecer o Nubank, mas com certeza não é o Nubank. E hoje vamos comentar sobre os golpes mais comuns, como detectar e denunciar:
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GOLPE DA FALSA CENTRAL DE ATENDIMENTO: Quando alguém te liga dizendo que sua conta está bloqueada e, para desbloquear, você precisa fazer um Pix, não é o Nubank, trata-se do golpe da falsa central de atendimento. Ou ainda, quando você recebe um link com uma superpromoção, que promete Pix na hora, também não é o Nubank, é um golpe de phishing.
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GOLPE DE COMPRA VIA SMS OU OUTRAS MÍDIAS: Recentemente vimos vários relatos de clientes falando que recebeu um SMS afirmando que a compra foi aprovada ou está em análise e precisa ligar para um número, isso também é Golpe! O Nubank não envia notificação via SMS ou outras redes sociais, somente é possível receber e de fato conferir pelo Aplicativo do Nubank.
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GOLPE DE EMPRÉSTIMO OU LIMITE NO WHATSAPP: O Nubank não realiza empréstimos ou aumento de limite e aprovação de cartão via Whatsapp ou outras redes sociais, esses produtos só são liberados mediante a análises automáticas feitas no Aplicativo do Nubank e de nenhuma forma cobrariam um valor para liberar essas funções, então cuidado quando alguém entrar em contato com você afirmando ser o Nubank e usando o CNPJ ou dados públicos da empresa como tentativa de validar.
Em algumas situações, o Nubank pode mesmo ligar ou mandar mensagem pelo Whatsapp. Caso isso aconteça, é importante que saiba diferençar um contato real de um falso. O Nubank nunca solicita que você compartilhe sua senha, token ou código de segurança em ligações ou mensagens, como também baixar app, efetuar reconhecimento facial ou até enviar Pix para desbloquear a conta, é Golpe!
Em uma ligação do Nubank, podem te pedir informações como o seu nome, os três primeiros dígitos do CPF e a data de nascimento para confirmar sua identidade. Caso o contato te pareça suspeito ou exija o seu CPF completo , por exemplo, DESLIGUE a chamada e procure pelos canais de atendimento oficiais. Você pode entrar em contato pelo chat do App, por e-mail (meajuda@nubank.com.br) e por telefone nos números 4020 0185 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 591 2117 (para demais localidades).
Você pode ajudar o Nubank a coibir as tentativas de golpes usando o nome da marca de forma indevida e ao mesmo tempo fazer uma corrente do bem para evitar que mais pessoas caiam, por isso é importante denunciar e não apenas ignorar. Basta reportar no Canal de Denúncias do Nubank, uma página onde os clientes e não clientes podem reportar tentativa de golpes, fraudes, perfis falsos e outras condutas.
E lembre-se: Nas redes sociais, o nome de usuário é sempre @nubank, em todas as plataformas, sem exceção. Além de ter um símbolo de verificado na frente do nome que comprova a autenticidade. Qualquer coisa diferente disso, seja um dígito diferente como “nub4nk”, trata-se de um golpe. Vale citar que você pode também contar com o SOS Nu para te auxiliar e manter por dentro dos golpes ou fraudes.