Quando uma compra no débito for feita utilizando o cartão virtual, uma confirmação pelo app deveria ser solicitada. Isso evitaria fraudes como a que eu sofri recentemente, quando uma compra no débito foi aprovada e não foi eu quem fez.
Olá @cesd !
Isso seria inviável para os estabelecimentos devido o tempo para processamento da compra precisar ser rápido.
Alguns sites online podem ativar a função Mastercard SecureCode®, que solicita a autorização no app do Banco, mas é o comercio que precisa implementar.
Quando o pagamento não foi utilizando a senha 4 digitos, é possível abrir uma disputa para receber os valores, o Nubank conseguiu resolver o seu caso?
Olá, já entrei em contato pelo chat e no momento estou aguardando o resultado da disputa.
Entendo a dificuldade de implementação, mas acho que ficamos muitos expostos dependendo da segurança dos sites para manter as informações do nosso cartão. O jeito é ser um pouco mais paranoico.
Eu costumo ajustar o limite para menos, visto que raramente faço compras em alto valor e quando for fazer lembro de ajustar antes.
Compras online e em app somente uso o Cartão Virtual, e excluo ele a cada 3 meses para trocar por um novo.
Já vi diversas formas de clonar cartão na internet, até mesmo casos como de funcionários de lojas que tiram a foto dos números sem a gente perceber, é inimaginável o tanto de truques que fazem, por isso nem fico paranoico tentando descobrir como houve.
Importante é acompanhar sempre a fatura no app, e pode ficar tranquilo quanto ao Suporte pq nesses casos de fraude o Nubank sempre foi bem elogiado.
Eu costumo deixar a maior parte do dinheiro que fica em minha conta na função “Guardar dinheiro”. Assim, num caso como esse a compra não seria aprovada.
Por isso mesmo gosto dos cartões sem numeração gravada no cartão. Modelo este que deveria ser copiado pelo Nubank nas próximas versões do cartão.
Mas o processo de contestação já serve justamente para isso. Hoje também sofri uma tentativa de fraude, fizeram uma compra de 170 reais, imediatamente bloqueei o cartão e logo depois tentaram mais duas. Em precisamente cinco minutos o valor foi cancelado da fatura e reemitido novo cartão para mim.
Infelizmente estamos todos sujeitos a golpes, precisamos estar sempre alertas para mitigar os danos, como não passar o cartão em máquinas estranhas, preservar sua senha de terceiros, manter o limite em patamar razoável já que é possível ajustar sempre que necessário.
Isso funciona bem quando a compra é no crédito, no meu caso foi no débito. O dinheiro saiu na hora, tudo o que eu pude fazer foi pedir a contestação via chat e torcer pelo bom senso, porque o dinheiro já não está mais na conta.
Como foi essa fraude via débito? Alguém furtou o seu cartão?
Não, foi pelo cartão virtual. Eu uso ele para minhas assinaturas e compras online, provavelmente algum site onde ele estava cadastrado teve suas informações vazadas de alguma forma. Só recebi a notificação da compra no celular e já entrei em contato via chat. A compra foi feita no IFood, mas não pela minha conta, só o cartão foi utilizado.
Anotando tudo…
Tenso @Vittoria_Cunha
E @cesd espero que seja resolvido tudo logo pra você!