PIN e PUK: como funcionam os códigos de segurança de NuCel?

Oi, NuCommunity! :waving_hand:t5:

Se você já ativou um chip NuCel ou está pensando em fazer isso em breve, é importante conhecer dois códigos que funcionam como camadas extras de segurança para sua linha: o PIN e o PUK.

Esses códigos ajudam a proteger seu número em situações de risco, como perda ou roubo do celular, e podem evitar dores de cabeça se alguém tentar usar seu chip sem autorização.

Mas afinal, o que são esses códigos e como eles funcionam na prática?

PIN: sua primeira linha de defesa

O PIN (Personal Identification Number) é um código de 4 a 8 dígitos que funciona como uma senha para o chip. No NuCel, o PIN vem configurado com o número padrão 3636, mas você pode trocar esse código nas configurações do seu aparelho.

Se você ativar essa proteção, o PIN será solicitado sempre que o celular for reiniciado ou quando o chip for inserido em outro dispositivo. A ideia é simples: só quem souber o código consegue usar a linha.

PUK: o desbloqueio de emergência

Errou o PIN três vezes? Aí entra o PUK (Personal Unblocking Key), um código de 8 dígitos que serve como chave de emergência para desbloquear o chip.

Mas atenção: se o PUK for digitado errado dez vezes seguidas, o chip é bloqueado de forma permanente. Nesse caso, será necessário solicitar um novo chip ao Nubank.

Onde encontrar os códigos PIN e PUK?

• PIN: o PIN inicial do NuCel é 3636. Você pode alterar ou ativar essa proteção nas configurações de segurança do seu celular.

• PUK: esse código é único. Para acessá-lo, é preciso entrar em contato com o atendimento do Nubank pelo app ou por telefone. O processo passa por uma validação de segurança e pode levar um tempinho, já que envolve um time especializado.

Compartilhe sua experiência

Mas e aí, você já conhecia esses códigos? Ou então, já precisou usar algum deles? Compartilha com a gente aqui nos comentários. Sua experiência pode ajudar outros membros da comunidade :wink:

33 curtidas

Ativei recentemente o NuCel e acho que salvei esses codigos, tenho que conferir,

Mas eu não ativei a proteção de troca de chip, vou confirmar se tenho os numeros antes de ativar.
Isso é algo antigo já, mas que pouca gente utiliza, no meu outro chip eu tenho ativado.

15 curtidas

Sempre bom relembrar essas infos! Eu mesmo não lembro se anotei esses códigos quando ativei a nucel!

Um lembrete para dar uma olhada nas minhas configurações

16 curtidas

Esses informativos são super bem-vindos. Estava por fora. Ativei essa semana o NuCel e nem sei como ativar essa segurança no iOS. Alguém sabe me informar? :sweat_smile::smiling_face_with_tear:

11 curtidas

isso vale apenas para chip fisico , não sei como funciona no esim

to imaginando que vc tenha usado esim por ser iOS

12 curtidas

Sim, eu utilizo eSIM. Mas consegui adicionar segurança para o eSIM também hehe. É mais difícil, mas deixei ativado.

12 curtidas

Excelente @erika.p

12 curtidas

Ótimas informações, tô só no aguardo pra testar o NuCel :purple_heart:

12 curtidas

Bacana de mais. Agora é aguardar para liberar pra mim :slight_smile:

8 curtidas

Uma dúvida @erika.p :

• E se eu ativar o NuCel utilizando eSim ao invés do chip físico?
  • Há alguma diferença?
  • Existirá PIN e PUK nesta situação?

To curioso… :slight_smile:

9 curtidas

Estou usando como minha rede principal. Até agora uma boa experiência, só faltam mais opções de pacotes, benefícios e mais detalhes do consumo para ficar perfeito. :ok_hand:

3 curtidas