Por que a taxa Selic continua subindo?

Olá, comunidade! Amanhã tem reunião do Copom e a expectativa é que ocorra um novo aumento da taxa Selic. :eyes:

Já conversamos sobre como a taxa impacta sua vida, mas, afinal, você sabe por que a Selic continua subindo? :thinking_face:

Tenha em mente que o IPCA é o índice que mede a inflação no Brasil, e, quando ele apresenta uma previsão de alta para o mês, acontece a chamada pressão inflacionária sobre a economia. Isso quer dizer que os itens do nosso dia a dia, como produtos alimentícios e serviços, estão ficando mais caros.

Ou seja, o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) precisa subir os juros para frear a inflação.

Mas, como assim?

O IPCA fechou o mês de outubro de 2021 em 1,25%, o maior valor para o mês desde 2002. Com isso, inflação alta, Selic em alta. A Selic torna mais caro tomar empréstimos, financiamentos e o crédito em geral. A ideia, com a subida dos juros, é que o consumo desacelere, baixando a demanda e, assim, a inflação.

E a Selic é a taxa básica de juros que regula nossa economia, certo? Por isso ela é ajustada. O Banco Central a usa para controlar e manter a inflação dentro da meta para o ano.

Os investidores precisam ficar de olho na Selic pois ela impacta os investimentos, como é o caso das aplicações na renda fixa atreladas a índices da Selic e que valem mais a pena com a taxa em alta.

E aí, qual é o seu palpite para a próxima decisão do Copom?

Para entrar em ritmo de Copom e Selic, confira algumas recomendações de leitura :wink::

24 curtidas

Olá, o conteúdo é bem interessante. Eu sempre tinha dúvidas sobre essa taxa, mas com esse tópico consegui sanar algumas delas. Obg. :blush:

Ps: @ree essa pra você responder. Vai que é tua…

16 curtidas

Ótimo tópico , assim consegui tirar dúvidas

10 curtidas

Tópico excelente @Victoriaferreira :clap:t5:

Sempre tento estar atento ao IPCA. Porque ele é que define a alta e baixa dos outros juros. Correto? Se não for me corrijam, por favor.

Aqui é que mora o “Q” da questão. Pois a tendência é a inflação “subir” sempre, elevando o consumo e o preço dos produtos.

É bom pra quem investe e parcialmente ruim pra quem consome. É uma balança…

Esperando os feedbacks dos mais entendedores :grinning:

5 curtidas

1,5% de aumentos nas próximas reuniões do COPOM até bater 12,25% de SELIC :crystal_ball:

10 curtidas

Expectativa pra fechar o ano com a taxa em 9,25%, aumento de 1.5 pontos amanhã. Quem diria… pouco mais de 1 ano essa taxa era de 2% pra incentivar o mercado em geral e agora está subindo de novo para controlar a inflação.

image

1 curtida

Que aula heim @Victoriaferreira, assunto muito pertinente e que todos deveriam estar a par

3 curtidas