Por que irei aderir ao RDB?

Sim, isso mesmo. Tanto que abro o tópico dizendo achar o método anterior típico de Contas de Pagamento mais seguro.

Você tem toda razão! Voltei para o método anterior. O Nubank me decepcionou com a oferta de crédito que me deu. Já não bastava os 14% a.m no rotativo, veio me oferecer uma opção de empréstimo com valor irrisório e juros mensais acima de 3%. É maior do que um dos bancões me oferece.

São opções que não pretendo nunca usar, mas nunca se sabe numa emergência.

2 curtidas

Pessoal,

Tomem cuidado com essas análises chutadas. Análises financeiras definitivamente não deveriam ser feitas assim.

Redqueen, no 1º parágrafo vc diz que acredita que a segurança das duas modalidade de investimento estão no mesmo nível, o que está errado. Um título privado (RDB) sempre terá mais risco de crédito que um título público, SEMPRE. Isso é uma premissa básica em finanças. Se vc ignora esse tipo de premissa, qualquer análise estará bastante errada.

No 2º parágrafo, vc comenta sobre “ativar a função só pensando na garantia do FGC”, dando a entender que essa nova modalidade seria ainda mais segura que a antiga, reforçando o que eu disse antes sobre erro na análise de riscos.

Quanto à hipótese de falência da instituição financeira: no RDB vc certamente terá que esperar alguns meses até o FGC te pagar, sem ter rentabilidade nesse período. Nos títulos públicos, imagino que o tempo seja bastante menor, somente o suficiente pra que os títulos seja transferidos pra sua conta em outra instituição, e provavelmente sem perda de rentabilidade. Então aqui tb vemos diferenças significativas.

Pessoal, sei que estamos falando de renda fixa, de baixo risco, de valores relativamente baixos, de público jovem, de reserva de emergência, de pessoas que estão começando a ter contato com esse mundo de investimentos bem recentemente. Porém, se já começamos cometendo erros básicos justamente nos investimentos mais simples, então não vamos evoluir. Tomem cuidado com análises chutadas, com achismos, com opiniões próprias. Tudo o que eu vi sendo discutido sobre esse RDB pode ser analisado com fundamentos básicos de economia e finanças, com respostas encontradas em teorias puras e simples, sem qualquer necessidade de análise subjetivas ou opiniões pessoais.

1 curtida

Lego engano. Leia o que eu escrevi em set/19.