Porquinho x Caixinha

Por favor, gostaria de confirmar se entendi corretamente a diferença entre o porquinho (atual) e as novas caixinhas. Tenho um dinheiro guardado no porquinho e tenho uma caixinha já para guardar a Reserva de Emergência. Queria levar meu dinheiro do porquinho para uma nova caixinha chamada de Reserva de Oportunidades (eu sei que perderia o rendimento mensal, sem problemas), para comprar alguns ativos quando estivessem baratos, ou comprar algo que gostei e está numa promoção muito boa, etc… A questão é que, quando resgato do porquinho, o dinheiro cai na conta imediatamente, inclusive nos fins de semana, como se fosse apenas uma área separada, mas fizesse parte da própria conta. Vi que as caixinhas têm resgate d+0, mas somente em dias úteis e que pode levar até um dia útil para cair na conta em todas as modalidades de resgate imediato, confere?
Nesse caso, como eu posso precisar do dinheiro na mesma hora, inclusive em fins de semana, minha melhor opção, de fato, seria continuar deixando no porquinho, não é isso?

4 curtidas

Bem-vindo, @viktorfss!

Na caixinha Reserva de Emergência o resgate é imediato, nas demais é em até um dia útil.

22 curtidas

O porquinho funciona assim mesmo, é como se fosse uma extensão da própria conta, não existe “movimentação” da conta quando você mexe no porquinho. O que o porquinho faz é bloquear aquele valor da sua conta, para você não usar inadvertidamente.

16 curtidas

Entendi, a Reserva de Emergência seria o local mais apropriado, pois funciona exatamente como o porquinho, não é isso?
Também vi aqui que não é possível criar outra caixinha do mesmo tipo (RDB Resgate Imediato), pois só aparecem as opções Fundo Nu Reserva Imediata e RDB Resgate Diário, ambos com resgate em até 1 dia útil.
Ok então, vou continuar trabalhando da mesma forma, caixinha de Reserva de Emergência para o que o nome diz e porquinho para reserva de oportunidade, obrigado! :slightly_smiling_face: :+1:

3 curtidas

@viktorfss
Se você assim como eu gosta de praticidade e rapidez o mais conveniente seria o porquinho, pois não tem nenhum imposto sobre a renda. Vale resaltar que a renda é menor mas vale muito a pena para pequenos gastos imprevistos. A reserva de emergencia ficaria em segundo plano na caixinha rendendo. Assim,você não fica mexendo na reserva para pequenas coisas e não perde o foco do seu objetivo de juntar a reserva.
Espero ter ajudado abroço!!

1 curtida

O imposto é o mesmo tanto no porquinho quanto nas caixinhas. A diferença é que no porquinho só há rendimento após 30 dias.

12 curtidas

Desculpe, mas sua informação está incorreta. Você mesmo pode olhar nos detalhes do seu investimento no porquinho que há incidência de IOF no primeiro mês e imposto de renda regressivo (até 15% depois de 2 anos se não me engano) da mesma forma que nas caixinhas.

2 curtidas

E com relação ao rendimento. Qual a diferença entre o rendimento no porquinho e nas caixinhas? São iguais ou tem alguma diferença. Se tem qual é o indice que que casa um acompanha?

1 curtida

Porquinho depósito 16 de fevereiro rendimento 17 de março.
Caixinha no dia seguinte, rendimento de terça a sábado pela madrugada.

4 curtidas