Portabilidade Incompleta de Ações "Presas" no Nubank

No dia 04/06/2025, solicitei a portabilidade de todos os meus investimentos em renda variável e renda fixa da corretora Nubank para a outra corretora. No dia 05/06/2025, recebi a confirmação que a portabilidade havia sido concluída.

Entretanto, identifiquei que um dos ativos, BBAS3 (Banco do Brasil), não foi totalmente transferido. Eu possuía 105 cotas de BBAS3 no momento da solicitação e foi exatamente a quantidade que solicitei portabilizar, mas apenas 79 cotas foram transferidas para a outra corretora. As 26 cotas restantes simplesmente “sumiram”: não estão visíveis no app do Nubank e tampouco foram transferidas para a nova corretora.

Após consultar o CEI (Canal Eletrônico do Investidor da B3), confirmei que essas 26 cotas ainda estão sob custódia do Nubank, ou seja, a B3 reconhece que ainda estão com o Nubank.

Essas 26 cotas foram adquiridas em 03/06/2025, ou seja, um dia antes da solicitação de portabilidade. Segundo atendentes do Nubank, como a compra ainda estava em liquidação pela B3, o sistema não conseguiu incluí-las no processo de portabilidade. No entanto, a liquidação já foi realizada (conforme consta no CEI), e as ações continuam “presas”, sem aparecer no app do Nubank nem disponíveis na outra corretora.

O maior problema está no suporte: já entrei em contato diversas vezes pelo chat e telefone. Em mais de 4 atendimentos diferentes, parecendo inclusive que eles não sabem direito o que estão falando, recebi respostas incoerentes e contraditórias. Cada atendente parece interpretar a situação de forma divergente. Fui constantemente redirecionado e prometeram a abertura de chamados internos, mas nada foi resolvido até agora. Pior: alguns dos chamados foram marcados como concluídos, porém sem nenhuma solução.

Resumo do caso:

• 105 cotas de BBAS3 solicitadas na portabilidade.
  • Apenas 79 foram transferidas.
  • 26 cotas foram compradas em 03/06/2025 e estão “presas” na custódia do Nubank segundo a B3.
  • Não aparecem no app Nubank nem na nova corretora.
  • A liquidação pela B3 já foi concluída.
  • Atendimento ineficiente e sem resolução.

Atendentes que me atenderam neste assunto:

• Daniel C.
  • Daniel F.
  • Emmanuel F.
  • Rasler M.

Protocolos de atendimento:

• Chat: 2515701119169 / 2515701136463
  • Telefone: 00120485800 (Não lembro o nome do atendente)

Anexo o print do CEI comprovando a custódia das 26 cotas no Nubank.

Solicito urgência na resolução desse caso, pois estou sendo lesado por um processo incompleto e mal gerido. Quero que as 26 cotas de BBAS3 sejam corretamente exibidas na minha conta para que eu possa finalizar a transferência como previsto.

4 curtidas

Tive situação similar, mas no meu caso os ativos não sumiram.

Não tinham sido portados pois, apesar de terem sido adquiridos antes da solicitação, ainda não tinham sido liquidados.

Como os meus não sumiram, foi simplesmente solicitar nova portabilidade sobre os remanescentes…

5 curtidas
2 curtidas

O treinamento dos atendentes do Nubank não vem sendo eficaz, as duas últimas vezes que fui atendido percebi essa confusão, jogam respostas da demanda de outros clientes na nossa conversa e fica aquele fuzuê… isso acontece muito e eles sequer bolaram algum plano para erradicar esse problema.

O que leva os atendentes a se confundirem as conversas que mantém com vários clientes simultâneos, trocando as respostas? Pode ser que o design ou funcionalidade do sistema não esteja ajudando… Alguém já procurou fazer uma revisão geral no sistema para aperfeiçoar os processos, melhorar os métodos, ouvir os atendentes???

1 curtida

A compra de ações no Nubank leva 2 dias úteis para aparecer na conta. Isso porque a liquidação de ações na B3 é em D+2, o que significa que o valor é debitado da sua conta corrente dois dias úteis após a compra

É questão de tempo para o sistema atualizar as informações e concluir a portabilidade, caso não seja concluído por ter adquirido um dia antes do pedido de transferência as ações voltam para o nubank e você solicita novamente, a divergência se deu pelo curto prazo da liquidação e transferência, sumir não vai como você mesmo mencionou que consta na B3.

Não confunda:
A compra das ações é imediata no app do Nubank, mas a liquidação (debitar o valor da conta) é em D+2.

Resumindo: quando liquidou as ações a portabilidade ja tinha finalizado não dando tempo de transferir as ações compradas recentemente.

3 curtidas