Sim ! Parece que são a mesma coisa mas, não são. Para investir vc precisa ter capacidade de poupança, ou seja, ser superavitário em relação as suas receitas | despesas.
Mas, como chegar nessa condição ? Bem, não tem mágica nem segredos: precisa colocar a mão na massa.
Nesse sentido, existem materiais de excelente qualidade e credibilidade que gostaria de sugerir:
Série Educação Financeira Planejar: a Planejar é a Associação Brasileira de Planejamento Financeiro, responsável pela certificação CFP® no Brasil. Essa série é bem básica e ajuda a iniciar o processo de “colocar suas contas em ordem”.
Guia CVM de Planejamento Financeiro: contém orientações práticas para a elaboração de um planejamento financeiro pessoal, com o objetivo de auxiliar na organização de suas finanças e na conquista de seus objetivos. Como apoio, há um modelo de planilha em que são sugeridas formas de registrar e acompanhar o seu planejamento financeiro. Guia de Planejamento Financeiro — Portal do Investidor
Livro “Planejamento Financeiro Pessoal”: este livro é editado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários autarquia vinculada ao Ministério da Economia do Brasil) e aborda o tema do Planejamento Financeiro Pessoal, importante processo de formulação de estratégias para auxiliar as pessoas a gerenciar suas finanças para atingir os objetivos de vida, no curto, médio e longo prazo.
Estou adorando esses conteúdos sempre agregadores que está trazendo para nós, com certeza vou aprender muito com esses ensinamentos e pôr em prática, @anon30102627.
Poupar é importante e o primeiro passo para se tornar um investidor, mas essa conduta sozinha pode ter seus esforços corroídos pela inflação caso esses valores não sejam aplicados.
Aprendi isso da maneira mais difícil, juntando dinheiro dos meus estágios durante a faculdade (o medo do desemprego pós-formatura era real), mas sempre que procurava meus gerentes do banco, eles diziam: “Você tem muito pouco, não pra investir com isso, precisa de pelo menos uns vinte mil reais, deixa na poupança mesmo”.
Agora imaginem a minha cara depois que conheci o canal Me Poupe e descobri que eu podia ter passado esses cinco anos investindo, pelo menos, no Tesouro Direto:
Consegui terminar a faculdade com uma reserva bem boa e passei a estudar mais sobre investimentos para ir garantindo projetos futuros.
Eu amo os livros do Gustavo Cerbasi, o canal dele do Youtube também tem muito conteúdo gratuito interessante. Meu favorito até então é o A Riqueza da Vida Simples.
Exato ! A partir do momento que vc se torna superavitária, ao invés de deficitária, tem capacidade de poupança.
Agora se não investir de maneira sábia essa poupança, terá o valor do dinheiro corroído no tempo => R$ 100,00 no futuro não compram a mesma coisa do que R$ 100,00 hoje.
E em países sabidamente instáveis politica e economicamente, como o caso do Brasil, aonde tudo muda a toda hora, é particularmente importante saber investir bem essa poupança que vc gerou.
Esse eu ainda não li. Vou anotar! Os livros dele que eu mais gostei até o momento foram: “Investimentos Inteligentes e Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”.
Eu também já cometi muitas falhas no início dos meus investimentos, por falta de conhecimento e por querer surfar “na onda dos outros”. Mas tudo isso faz parte do nosso aprendizado e uma coisa é fato… depois que começamos a entender como o mundo dos investimentos funciona, torna-se um caminho sem volta e a sede por mais conhecimento só aumenta!
E muitas pessoas se confundem com isso… e infelizmente o q mais está tendo é gente q coloca tds as suas poupanças em investimentos sem entender do q se trata e acaba perdendo tanto o investimento quanto sua poupança…
Obrigada por compartilhar esse conteúdo tão importante conosco!
Exato ! Se não se investe o que se poupou, o valor do $ vai se perdendo no tempo.
Obs: Um dos mais populares investimentos de renda fixa no Brasil, a caderneta de poupança, criada em 1861, é oferecida por bancos como um dos produtos de investimento mais simples que existem. É uma modalidade de investimento que oferece ao investidor remuneração pós-fixada, podendo render TR + 0,5% ao mês ou TR + 70% da Selic, dependendo do nível da meta da taxa Selic.