Além disso, é importante ver o PIB e o PIB per capta. Além do grau de “bancarização” da população.
No Chile acho que o Itaú é forte, quando fui lá vi um monte de agências do Itaú, Santiago está cheia delas. Mas tudo bem, Nu vai vencer Itaú no Brasil e pode vencer em qualquer lugar.
Chile seria uma aposta mais conservadora, correndo menos riscos. Mas acho que o Nu vai arriscar mais e se aventurar em mercados mais lucrativos.
Eu acho que EUA (333M), mas em segunda lugar apostaria na Índia (1,4B).
Porque Índia além de ser o país mais populoso do mundo (desde 2023, quando ultrapassaram a China) tem uma economia que cresce a taxas acima da média. Creio que o governo de lá e a regulação local não seriam grandes entraves.
China acho que não iria, pois o governo comunista de lá não veria bom bons olhos o Nu e iria proteger os bancos estatais de lá, que estão entre os maiores do mundo.
Vou de índia… Nubank gosta de entrar em lugares com população desbancarizada para converte-los em utilizar digital. Mas, não só isso, uma sequência de bons eventos economicos, traz logicamente os banqueiros a observar o país… Logo, a argentina na america é o mais provavel, por já ter uma equipe por lá, se não me engano.
Eu não acredito que o Nubank irá pra Argentina tão cedo.
O Nubank já esteve na Argentina e abandonou suas operações por lá (saiu da Argentina).
Nos EUA, nem o poderoso N26 europeu aguentou a concorrência com os tubarões do mercado americano e pulou fora. Lá a concorrência é tão absurdamente alta, que pra um banco sobreviver tem que se aliar a outros grandes do setor (quase sendo uma extensão dos grandes bancos).
Os EUA tem vários bancos digitais, porém o Chime é o único banco 100% digital que realmente alcançou o sucesso nos EUA, e mesmo ele está no vermelho e já dispensou 12% dos funcionários em 2022.
Particularmente, eu apostaria mais investir nos mercados da Índia, China e Coréia do Sul.
Esses três mercados tem um potencial de crescimento astronômico, em parte por causa do tamanho de suas populações (Índia e China) e em parte pela alta tecnologia (Coréia do Sul).
Os chineses e coreanos amam novidades tecnológicas, e o Nubank tem expertise tecnológica para atrair esse grande público.
Em 2017, o Nubank abriu o escritório de tecnologia em Berlim, na Alemanha, focado em infraestrutura e engenharia de dados. Apesar de estarem alocados na Europa, o time da Alemanha trabalha diretamente ligado à América Latina – eles não desenvolvem produtos para o mercado europeu.
É tentador entrar num mercado como o americano, mas acredito que a melhor relação de investimento x retorno esteja em países mais carentes de um serviço bancário de qualidade, acho que outro país da America do Sul seria uma boa, a Argentina é mais difícil, porque lá o Mercado Pago é bem forte. Entre os paises mais populosos, tirando a Colômbia que eles já tem operação e a Argentina que já tem um concorrente forte, o próximo seria o Peru, com 34 milhões de habitantes e um provavel mercado em que o Nubank cairia como uma luva.