Próximo país Roxo

Brasil é roxo até a medula e México e Colômbia já foram contaminados pela onda Roxa no setor bancário.

Qual o próximo? Conforme a notícia, além dos EUA, outros países especulados são:

Segundo o Goldman Sachs, Filipinas, Indonésia e Índia vêm emergindo das conversas. Uma vez que os demais mercados da América Latina são menores.

E você, o que acha? Qual o próximo país que ficará roxo?

  • EUA
  • Filipinas
  • Indonésia
  • Índia
  • Outro na Ásia - cite nos comentários
  • Outro na Europa - cite nos comentários
  • Outro - cite nos comentários
0 votantes
5 curtidas

Creio que o Chile é o próximo país a ficar roxo.

6 curtidas

Eu apostaria em algum país hermano, como Argentina ou Uruguai :wink:

10 curtidas

Chile tem 20M de habitantes.

Colômbia 50M

México 127M

Brasil 215M

Além disso, é importante ver o PIB e o PIB per capta. Além do grau de “bancarização” da população.

No Chile acho que o Itaú é forte, quando fui lá vi um monte de agências do Itaú, Santiago está cheia delas. Mas tudo bem, Nu vai vencer Itaú no Brasil e pode vencer em qualquer lugar.

Chile seria uma aposta mais conservadora, correndo menos riscos. Mas acho que o Nu vai arriscar mais e se aventurar em mercados mais lucrativos.

Eu acho que EUA (333M), mas em segunda lugar apostaria na Índia (1,4B).

Porque Índia além de ser o país mais populoso do mundo (desde 2023, quando ultrapassaram a China) tem uma economia que cresce a taxas acima da média. Creio que o governo de lá e a regulação local não seriam grandes entraves.

China acho que não iria, pois o governo comunista de lá não veria bom bons olhos o Nu e iria proteger os bancos estatais de lá, que estão entre os maiores do mundo.

7 curtidas

Uma aposta um tanto quanto certeira, também penso o mesmo, já que faria sentido em torno da América do sul pra irem expandindo aos poucos. :clap:t4:

8 curtidas

Em uma análise rasa, creio que Uruguai não, por ser muito pequeno, 3,4M de habitantes. Somente o estado de São Paulo tem 44M, mais de 10x mais.

Já Argentina ainda está muito instável economicamente, acho arriscado investir por lá. Eu esperaria ver o que o “efeito Milei” vai causar.

1 curtida

Vou de índia… Nubank gosta de entrar em lugares com população desbancarizada para converte-los em utilizar digital. Mas, não só isso, uma sequência de bons eventos economicos, traz logicamente os banqueiros a observar o país… Logo, a argentina na america é o mais provavel, por já ter uma equipe por lá, se não me engano.

3 curtidas

Eu não acredito que o Nubank irá pra Argentina tão cedo.

O Nubank já esteve na Argentina e abandonou suas operações por lá (saiu da Argentina).

Nos EUA, nem o poderoso N26 europeu aguentou a concorrência com os tubarões do mercado americano e pulou fora. Lá a concorrência é tão absurdamente alta, que pra um banco sobreviver tem que se aliar a outros grandes do setor (quase sendo uma extensão dos grandes bancos).

Só nos últimos 10 anos, mais de 120 bancos faliram nos Estados Unidos. Se considerar o período desde a crise de 2008, foram mais de 500 falências (Fonte: Crise bancária nos EUA favorece consolidação de grandes bancos do país).

Os EUA tem vários bancos digitais, porém o Chime é o único banco 100% digital que realmente alcançou o sucesso nos EUA, e mesmo ele está no vermelho e já dispensou 12% dos funcionários em 2022.

Particularmente, eu apostaria mais investir nos mercados da Índia, China e Coréia do Sul.

Esses três mercados tem um potencial de crescimento astronômico, em parte por causa do tamanho de suas populações (Índia e China) e em parte pela alta tecnologia (Coréia do Sul).

Os chineses e coreanos amam novidades tecnológicas, e o Nubank tem expertise tecnológica para atrair esse grande público.

3 curtidas

Entre essas opções, vou de Índia, penso que seja o mercado menos concorrido.

2 curtidas

Asia pra mim é novidade e seria bem surpreendente, minha aposta vai em algum pais latino americano.

4 curtidas

Se não me engano, o Nubank tem escritório nos EUA e Alemanha, talvez poderia ser um dos próximos esses dois, só especulação mesmo :face_with_hand_over_mouth:.

6 curtidas

E o que não falta é uma conta global, modéstia à parte! :stuck_out_tongue_winking_eye:

5 curtidas

Em 2017, o Nubank abriu o escritório de tecnologia em Berlim, na Alemanha, focado em infraestrutura e engenharia de dados. Apesar de estarem alocados na Europa, o time da Alemanha trabalha diretamente ligado à América Latina – eles não desenvolvem produtos para o mercado europeu.

3 curtidas

Concordo com @Vittoria_Cunha : Argentina!

Apesar do contexto político-econômico dos últimos anos, Argentina é um baita mercado regional!

1 curtida

É tentador entrar num mercado como o americano, mas acredito que a melhor relação de investimento x retorno esteja em países mais carentes de um serviço bancário de qualidade, acho que outro país da America do Sul seria uma boa, a Argentina é mais difícil, porque lá o Mercado Pago é bem forte. Entre os paises mais populosos, tirando a Colômbia que eles já tem operação e a Argentina que já tem um concorrente forte, o próximo seria o Peru, com 34 milhões de habitantes e um provavel mercado em que o Nubank cairia como uma luva.

3 curtidas

Fato. O Peru tem uma crescente pujança econômica que não pode ser ignorada pelo Nu.

1 curtida

É possível outro país da América Latina, mas eu acho que o chefão Vélez quer mirar mais alto e com maiores retornos.

1 curtida

Sim. O braço financeiro do mercado livre está crescendo muito, no Brasil inclusive.

No México a briga está forte entre o Nu e o Mercado pago.

São dois concorrentes diretos na América Latina.

1 curtida