Preciso aprender sobre - Guardado / Separado do meu saldo

Há um ano tenho guardado dinheiro mensalmente na opção “Separado do meu saldo”.

Estava conversando com um amigo e ele comentou sobre o imposto de renda ir diminuindo com o tempo. Verifiquei o meu e está em 22,5% até hoje.

Estou errando em guardar mensalmente tudo no mesmo lugar? Qual seria o procedimento certo para ver o IR menor?

6 curtidas

Como vc tem guardado dinheiro á um ano deve estar na faixa de 20% imposto (primeiro deposito) mas se vc tiver tirando dinheiro vai afetado o saldo original deste primeiro deposito, Clik em Rendimentos e olha em Lista de Depósitos, vc vai ver se o primeiro deposito que vc fez a um ano atrás vai aparecer ou não, e ver se está rendendo.

Se vc tirou o saldo do montante que equivale ao saldo original deste primeiro deposito pode ser que este nem apareça, então veja bem essa parte da lista de depósitos e note que tem algum que na parte de Resgates tem algum valor, pois é deste que está saindo sua rentabilidade e cobrando os impostos.

Errando, depende de muita coisa, se vc tem dinheiro guardado á mais de um ano e quer ele render mais, dê uma olhada ou na caixinha ou no guardado mesmo para deixar com RDB Planejado com mais de 6 meses ou prazo até maior, verá render mais e com impostos equivalentes as datas do vencimento, só que não pode resgatar antes do prazo pois não vai render nadinha.

3 curtidas

Guarda em 1 caixinha,mas olhe o prazo dela,pq o dinheiro ficara travado,pelo tanto de mes que ela representa

3meses 22.5 imposto
6meses 20%
1 ano acima creio que ja conte 17,5%

2 curtidas

Oi @Mar_Pan, bem-vindo à Comunidade.

Abaixo coloco a relação do tempo e a alíquota:

TEMPO DE INVESTIMENTO ALÍQUOTA
Entre 0 e 180 dias 22,5%
Entre 181 e 360 dias 20%
Entre 361 e 720 dias 17,5%
Acima de 721 dias 15%

O que pode está acontecendo é que, como você está aportando valores mensalmente, então todos os meses vai ter algum valor nas alíquotas mais altas.

8 curtidas

Entendi,

@FernandoMV, @Zoio_de_Tandera, @mladeira

Então num caso hipotético,
considerando o prazo do IR em 20% depois de 180 dias, o mês = 30 dias
e desconsiderando o rendimento:

Se do mês 1 ao 6 eu guardei 2000 reais com IR em 22,5%,
mas no fim do mês 6 eu tirei 6000 reais, o prazo para o IR do primeiro mês guardado cair para 20% terá acrescimo de 90 dias, pois serão removidos os saldos de 1 a 3, e começa contar do prazo do mês 4.

E mesmo no caso de não tirar o saldo, o IR que aparece do todo é 22,5% pois considera o último guardado, não o primeiro. Assim eu precisaria ter marcado os valores adicionados mês a mês para saber como corre o IR de cada um.

É isso?

No mesmo caso hipotético de eu continuar guardando 2000 reais/mês, no maior prazo disponível para deixar esse dinheiro rendendo sem mexer. Seria interessante então criar uma caixinha todo mês para ter mais clareza dos impostos de cada saldo, mesmo tendo que pagar IOF para cada que criar, né?

Obrigado pela ajuda de vocês, é difícil entender

3 curtidas

Na caixinha quando vc faz o resgate vai sair do deposito mais recente exemplo:
Deposito na Caixinha foram de;
31/08/2022 13.000,00
07/06/2023 2.000,00
04/07/2023 1.000,00
Depois não depositou mais na caixinha; mas passou a fazer resgates ao longo do tempo até hoje;

Na caixinha você vai ver o seguinte:
…Vlr Aplicado./.Rendimentos Brutos./.Resgates
31/08/2022 13.000,00… 2.389,20…0,00
07/06/2023 2.000,00…148,74…0,00
04/07/2023 1.000,00…62,46…496,70
*Este valores são exemplos, existe a incidência dos impostos também.

Percebe que os resgates são feitos e descontados dos depósitos feitos mais recentes?

Obs. Qdo faz um resgate, impostos e rendimentos são calculados ao valor equivalente o da retirada no momento do resgate sendo que o rendimento que você obteve com esta retirada parcial vai ficar na caixinha rendendo com o que ficar lá, ok?

5 curtidas

A regra de cobrança de IR é a mesma em qualquer modalidade.
Cada depósito é independente, portanto, se você está aportando mensalmente, o prazo para regressão da alíquota será diferenbte para cada aporte.

4 curtidas

@Mar_Pan , apenas complementando o que já disseram, note que atualmente na função “separar do saldo”/antigo porquinho, os resgates priorizam os depósitos mais antigos. Ou seja, conforme a movimentação da conta, o montante guardado tende a ficar na alíquota mais alta do IR.

O Nubank já mudou essa ordem dos resgates anteriormente. Salvo engano, a última vez foi justamente no lançamento das caixinhas.

4 curtidas