Com o movimento da Mastercard para a troca de todos os cartões para o modelo contactless, o Nu adotou super rápido o novo modelo e achei isso muito show. O que incomoda como consumidor e toda vez que vou usar, tenho que dar uma ‘‘aula’’ ao lojista de como realizar o procedimento na maquina. Sei que muita dessa responsabilidade deve ser das maquinas, mas como um banco engajado em iniciativas como o #AsteriscoNão que achei sensacional, uma ajuda com o público em geral seria MUITO bem vinda!
Exatamente, por muitas vezes o lojista sequer sabe que o dispositivo dele é habilitado para esse tipo de transação. Ainda possuem um certo receio, desconhecimento sobre esse modelo de pagamento. É preciso uma interação das empresas que administram POS e TEF com lojistas para instruir no uso.
e tem que incluir a informação de que o pagamento por aproximação só pode ser feito no máximo por 3 vezes seguidas. O próximo deve ser feito com inserção.
Eu nem sabia desse fato! @stanleyalderelli
@Elviinunes A sensação que me passa e que muitas das empresas de POS e TEF ignoram o pagamento por NFC. Muitas as vezes a maquina/terminal possuem a tecnologia (inclusive sinalizada), mas o sistema/pdv não aceita.
não sabia disso não.
O problema é que a maioria dos lojistas faz o seguinte: pede seu cartão antes de colocar as opções na maquininha de cartão.
É um costume, que com o tempo o pessoal vai perder. Ou não.
PS: há também outro problema que contribui para isso, o sistema do lojista não ser integrado com a máquina de cartão, porque para eles tanto faz você digitar a senha ou não, se a máquina de cartão tem a opção de pagamento por aproximação e a pessoa não pedir seu cartão, está tudo certo.
realmente, é exatamente o mesmo problema apresentado nesse post : Contactless - Perfeito, mas pouco usado?
Ainda falta uma conscientização por parte dos lojistas. Mas pelo fato de ser uma tecnologia muito nova no mercado, e poucas pessoas terem acesso a contactlesses, nao houve uma adaptação ainda.
Eu disse em outro tópico que fiz um pagamento usando o Google Pay e o lojista ficou me olhando torto, achando que eu tivesse hackeado a maquininha dele, foram uns bons 15 minutos explicando pra ele a tecnologia e tal hehehe
eu não entrego. isso serve pra evitar golpes de troca ou anotação dos dados do cartão.
quando posso, já faço o gesto de pôr o cartão sobre a maquinha e a pessoa já entende. se não, eu explico.
Tenho meu contactless desde janeiro. A única vez que cheguei num atendente que sabia lidar com esse sistema na máquina, ele informou que o meu cartão não aceitou a operação por aproximação. Aí tô aqui até hoje com meu roxinho virgem de NFC.
Ja aconteceu comigo, mas tentei novamente e deu certo.