Contactless - Perfeito, mas pouco usado?

Hey hey galera!

O que acham do Contactless?

Perfeito para o usuário, difícil de entrar na cabeça dos estabelecimentos? Hehehe

Eu sou um daqueles que AMOU o cartão Contactless e uso quando eu posso! No caso, quando o estabelecimento entende que dá para fazer isso…

Por algum motivo muitos ainda não entenderam como funciona o Contactless, mesmo a maquininha aceitando eles insistem em inserir o Chip.

Atendente:
“Poderia inserir o cartão?”

Eu:
“Posso só encostar ele? Não preciso por o chip por causa do cartão e da maquininha, já tem a tecnologia de só ‘encostar’”

Atendente:
“A mais aí eu não sei, melhor inserir o cartão mesmo…”

Será que tem alguma forma de conseguirmos disseminar a idéia ou seria realmente no boca-a-boca da comunidade explicando pra eles como funciona o Contactless?

Eu pensei em alguns vídeos explicando o porquê do Contactless ser bacana (velocidade, praticidade…), mas como passar isso para os estabelecimentos? :confused:

Alguém tem alguma ideia bacana pra ajudar dar um Up?

26 Curtidas

Também já pensei nisso. Infelizmente a maioria dos estabelecimentos não sabe como funciona.
Acredito que campanhas de marketing ajudaria a disseminar a tecnologia.

7 Curtidas

O que eu mais ouço nos estabelecimentos onde o utilizo são as pessoas dizendo se não tenho medo de passar próximo a uma máquina de cartão e ele efetuar um pagamento. Para que a tecnologia seja aceita com mais tranquilidade deveria ter uma campanha de conscientização para que todos entendam como funciona realmente este meio de pagamentos.

4 Curtidas

Fiz uma compra recentemente e a moça e pediu para inserir o cartão e só encostei e foi aprovado sem a senha a moça ficou sem entender nada, kkk aí expliquei pra ela como funciona, acho que por enquanto vai ter que ser no boca a boca mesmo.

5 Curtidas

algumas maquinhas não aceitam mesmo tendo a função, não sei se é divergência de tecnologia. Num supermercado da minha cidade por exemplo as máquinas aceitam o contactless do celular mas a do cartão não funciona.

3 Curtidas

É uma tecnologia relativamente nova pros lojistas a maioria deles nem sabe como funciona, com o tempo vai aumentar o uso e se tornar mais comum, mas é muito útil e mais rápido pra pagar.

1 Curtida

Um tanto quanto estranho…

Tem que investigar isso, ver se realmente são os estabelecimentos e/ou os provedores das maquininhas…

Assim conseguimos melhor resolver o problema :slight_smile:

1 Curtida

Tenho um pouco de medo de passar com esta opção :hushed:

2 Curtidas

As máquinas de pagamento novas geralmente vem com hardware necessário para ler esses cartões. Eles geralmente vem com um ícone indicando suporte a contactless pintado perto da tela.

Mas nem todos os estabelecimentos habilitam a opção nas máquinas que dão suporte, pelo que pude averiguar. Geralmente a tela informa as opções de leitura enquanto aguarda o input do usuário. Quando a leitura de contactless está habilitada, normalmente aparece a palavra “encoste” na frase de instrução, que geralmente é “Encoste, insira, ou passe o cartão” - conctactless, chip, ou tarja magnética.

3 Curtidas

Eu uso bastante em mercados, atacados e lojas com autoatendimento, quando vejo o “aproxime, insira ou passe o cartão”. Quando vejo que a máquina possuí o símbolo de NFC/Contactless mas é o atendente que passa, tenho até preguiça de pedir/explicar. Mas precisamos entender que é algo ~relativamente~ novo no Brasil, é normal a adaptação e que muitos não saibam. Faz parte. Mas contactless é o futuro, em breve mais gente vai ter e será mais comum. Até onde eu sei a partir de abril todos os Mastercard deverão sair com contactless, o banco Inter e o Meu Pag! já estão preparando os novos cartões com essa tecnologia.

4 Curtidas

Medo de que? É mais seguro do que por o cartão.

3 Curtidas

Tem estabelecimento bloqueando também. O supermercado próximo de casa colocou nos caixas que não é permitido o uso da tecnologia.

2 Curtidas

Quando não precisa ensinar pro atendente que é só digitar o valor primeiro, é uma maravilha.

Super útil em supermercado e autoatendimentos pq agiliza demais a operação!

2 Curtidas

Aaah, não precisa ter medo!

É só na hora de pagar, você encostar o cartão onde está sinalizando na maquininha (como se fosse o símbolo do Wi-fi, hehe).

O pagamento vai ser feito sem pedir senha!
(Tem um valor máximo, por segurança… Portanto compras com baixos preços fica a vontade!)

Você vai receber uma notificação da compra na hora, se por acaso você não tenha feito é só clicar na notificação e retirar o pagamento, caso tenha problemas a galera do Nubank sempre foi legal em ajudar com isso.

Então vai agora mesmo comprar aquela Coxinha daora (adoro coxinha) e usa o Contactless! ^^

3 Curtidas

Eu também achei muito estranho. Como o Nubank ainda não pode ser usado no google pay e outros, tento passar usando o próprio cartão. No supermercado que mencionei passo com meu celular usando outro banco com o Google Pay e dá certo, alem de aparecer na máquina “Insira ou aproxime” mas o cartão não passa.

1 Curtida

Hmm, realmente interessante!

Agora digamos, qual seria o motivo de um estabelecimento “desabilitar” essa opção?

1 Curtida

Isso que é o bizarro, é pra ajudar e facilitar e me bloqueiam o negócio :frowning:

2 Curtidas

Uns meses atrás quando o Nubank começou a mandar cartão contactless pros clientes, mais de uma vez os atendentes ficavam surpresos quando pagava só enconstando o cartão na máquina. Eles nem mesmo sabiam que as máquinas de leitura estavam com a opção habilitada. Mas eu moro num bairro de classe média alta pra cima: há mais tempo já tinha gente querendo pagar com o celular, agora com os novos cartões contactless dos bancos e fintechs deu uma massificada. Então os comerciantes do bairro onde moro já estão meio que acostumados com essa novidade - alguns até desabilitaram a opção ;_;.

3 Curtidas

O brasil é o país com a maior cobertura desse serviço, vocês sabiam disso?

O problema é que a tecnologia chegou antes de disponibilização desta modalidade de pagamento. Então por padrão ela vinha desabilitada.

Tem um banco grande do brasil que inclusive colocou caixas eletrônicos com suporte ao contactless, mas não emitiu nenhum cartão com a tecnologia, nem habilitou o uso dos celulares que tem o cartão registrado em algum app.

3 Curtidas

Realmente, eu já passei por vários estabelecimentos comerciais que deixam a função contactless desabilitada, apesar de possuirem a maquininha apropriada (eu não sei por qual motivo). É uma pena, porque meu cartão já está todo arranhado. Essa função ainda é muito subutilizada.

2 Curtidas