QrCode mais utilizado que NFC

Segundo pesquisa realizada, no Brasil o QrCode já é mais utilizado que o NFC.
O QrCode, qualquer querendo com câmera pode usar. O NFC já depende do aparelho ter, e são poucos. Geralmente são os intermediários Premium e os tops.
O Nubank poderia investir mais nesse uso.

5 curtidas

Ou seja, o potencial do NFC é muito maior. Se com poucos aparelhos a porcentagem é essa, imagina quando a maioria dos telefones tiverem NFC? Cartões como Nubank, que estão parados no tempo, poderão desaparecer.

1 curtida

O problema é que hoje o QrCode não é unificado. Cada empresa tem seu modelo. Quando o BC liberar o Pix, então será criado um modelo unificado para todos. Aí sim o uso aumentará muito. Na China praticamente só usa QrCode, poucos aparelhos fabricados lá tem NFC. Aqui no Brasil daqui um tempo não será diferente.
Além disso no uso para pagamentos aqui no Brasil, o NFC é muito mais antigo e difundido que o QrCode. Esse começou agora com as contas digitais e aplicativos de pagamento.

1 curtida

Não sou sócio da Nubank. Se eles quiserem arriscar mais alguns anos sem NFC e que funcione Google Pay, Samsung Pay e outros, problema é deles. No dia que eu e outros milhares de clientes acharem que é muito mais fácil passar um smartwatch no caixa ou no sistema de transporte do que qualquer outra solução, deixo de pagar o Rewards e mudo de cartão fácil fácil. Nubank pra mim é um ótimo serviço, que gosto de usar, mas não uma seita.

Já usei o QR Code e é péssimo! Além de exigir internet boa no telefone e na máquina, ainda é lento, exige uma distância boa o suficiente pra o celular focar etc.

Além disso o Nubank já oferece um QR Code para transferências da NuConta e caso queira utilizar o crédito, basta baixar alguns apps como o PicPay.

1 curtida

Parando para pensar o NFC só está na maioria das vezes em celulares intermediários e celulares topo de linha e a gente sabe que são caros! Já o Qr CODE é mais acessível pois basta ter um app próprio ou até mesmo a própria câmara do celular, o NFC não é uma tecnologia barata para ser implementado em todos os celulares! E também muitas maquininhas de pagamento no Brasil não tem suporte ao NFC! Mas essa notícia que o Qr CODE está avançando em números de pagamento é muito bom!!! :purple_heart:

O QRCode na leitura sempre funcionou bem pra mim, o que realmente complicou foi a instabilidade, só ver o que aconteceu na black friday com o Mercado Pago no McDonalds e BK

1 curtida

Para mim também sempre funcionou bem. A leitura é rápida. Só é mais difícil em aparelhos que não possuem câmera com foco automático. Com o foco fixo é mais difícil mesmo, mas hoje até os aparelhos mais básicos estão saindo com foco automático.

Para mim essa instabilidade ocorreu pois o MP não estava preparado para a quantidade de pessoas. Na China se usa muito e se não estiver enganado grande parte dos usuários utilizam o WeChat. A China possui população muito maior e consequentemente muito mais acesso. Se fosse instável eles não usariam lá, aqui no Brasil o BC também não iria padronizar o QrCode para todos os bancos e aplicativos de pagamento.

Já usei o do Mercado Pago e não achei ruim. Sempre funcionou pra mim.

1 curtida