Qual CDB de liquidez diária rende mais?

:chart_increasing: Comparativo dos CDBs de Liquidez Diária

Instituição Rentabilidade Investimento Mínimo Observações
Itaú 100% do CDI R$ 1 Disponível inclusive nos “Cofrinhos” do app.
Bradesco 100% do CDI R$ 100 Pós-fixado, independente do valor aplicado.
Banco do Brasil Varia conforme relacionamento e valor R$ 500 Pode ser prefixado ou pós-fixado; taxas calculadas diariamente.
Mercado Pago 105% a 120% do CDI R$ 1 Até 120% para quem traz R$ 1 mil ou é assinante Meli+.
Nubank 100% a 120% do CDI* R$ 1 *Rende através das “Caixinhas”, que são RDBs, não CDBs. “Caixinha Turbo” pode chegar a 120%.

:bar_chart: Simulação de Rendimento Bruto em 30 dias com R$ 1.000 investidos

Considerando CDI = 14,65% a.a. (≈ 0,0524% ao dia)

Instituição % do CDI CDI efetivo ao dia Rendimento Bruto (30 dias) Valor Final Bruto
Itaú 100% 0,0524% R$ 15,95 R$ 1.015,95
Bradesco 100% 0,0524% R$ 15,95 R$ 1.015,95
Banco do Brasil 100% (estimado) 0,0524% R$ 15,95 R$ 1.015,95
Mercado Pago (mínimo) 105% 0,0550% R$ 16,78 R$ 1.016,78
Mercado Pago (máximo) 120% 0,0629% R$ 19,14 R$ 1.019,14
Nubank (Caixinha comum) 100% 0,0524% R$ 15,95 R$ 1.015,95
Nubank (Caixinha Turbo) 120% 0,0629% R$ 19,14 R$ 1.019,14

:light_bulb: Nota: Os CDBs funcionam como empréstimos ao banco, com rendimentos atrelados principalmente ao CDI. Bancos grandes oferecem menor rentabilidade por terem menor risco; bancos menores oferecem rendimentos mais altos como compensação pelo maior risco. [1] [2]

E aí, qual investimento você prefere para deixar a sua reserva de emergência ou oportunidade?

1. post gerado com apoio de IA ↩︎

2. fonte: Valor Investe ↩︎

8 curtidas

Se não me engano o da Caixinha Turbo e o do Mercado Pago são liquidez imediata, enquanto que dos outros é diária, então o desses 2 é melhor, porém o Mercado Pago tem a vantagem de não cobrar IOF.

Eu deixava o dinheiro do mês no 99 Pay, pois rendia uma % alta dependendo das “missões” que você fizesse, e era isento de IOF e IR, já o dinheiro de emergência deixava na caixinha comum do Nubank, pois tinha seguro do FGC.

3 curtidas

Só o mercado livre não tem garantias nem seguro FGC.

Todos demais são CDB ou RDB com a garantia do FGC até 250k.

Ou seja, todos até 250k são seguros, exceto mercado livre, que é um fundo de investimentos, por isso não paga IOF. Com sede na Argentina.

4 curtidas

Vale mencionar que o Mercado Livre é uma empresa listada em bolsa com valor de mercado de mais de 127 bilhões de dólares, então ao meu ver a probabilidade de dar um calote nos clientes é quase nula.

3 curtidas

Banco Sofisa tem também CDB de 105% com liquidação diária. :grin:

3 curtidas

História recente de 2008 prova o contrário. Quanto maior o banco, maior o risco de tombo total.

Crise é inesperado. Não existe nada impossível. EUA em 2008, 1 banco faliu e levou 200 bilhões em renda fixa embora de um dia para outro… EUA não tem FGC… Era o maior da época…

2 curtidas

Mas tem:
FDIC (Federal Deposit Insurance Corporation)

Cobre até $250.000 por depositante nos EUA

3 curtidas

O cofrinho de 115 ou 120% não tem mesmo, porém eles oferecem CDB com liquidez diária de 107%, logo, com FGC.

2 curtidas

Fiquei confuso

O Mercado Livre é um fundo investimentos ou tem fundos de investimentos?

É uma empresa de capital aberto, suas ações pagam dividendos.

Se tem, não são cobertos pelo FGC, nenhum fundo de investimentos tem cobertura do FGC.

2 curtidas

Atualmente em um Fundo DI com rendimento aproximado de 110% do CDI.

7 curtidas

O Sofisa Direto tem liquidez diária mas não é imediata, só é possível resgatar em dias úteis e determinados horários, caso tiver uma necessidade em finais de semana, feriados ou fora do horário permitido não é possível resgatar o dinheiro

O ideal é deixar o dinheiro em CDBs com resgate diário (imediato) podendo resgatar qualquer dia qualquer horário

Imagina um feriadão acontece um imprevisto precisa do dinheiro e não poder resgatar sendo obrigado esperar até o próximo dia útil, é um problemão.

4 curtidas

Esses rendimentos acima de 110% oferecidos pelos NU e MP são meramente propagandísticos, já que são limitados e determinados valores investidos.

4 curtidas

No Mercado Livre da pra criar 10 cofrinhos de 120% CDI, se não me engano, com limite de 10 mil cada.
No fim, é possível ter 100 mil investidos com rendimento de 120%…

Perfeito, mas para reservas de emergência é uma mão na roda

Na verdade não, o limite de 10 mil investidos é para o total de todos os cofrinhos somados.

1 curtida

Não deixam de ser úteis :man_shrugging:

1 curtida

Não acho uma boa ideia visto que o risco é maior.

1 curtida

O risco é maior em caixinhas e cofrinhos?

Como assim?

Acredito que @Edson_Bezerra se referiu as caixinhas e cofrinhos promocionais

1 curtida

Se uma instituição está oferecendo CDBs e RDBs a 120% do CDI, isso significa que estão precisando captar mais recursos e essa necessidade gera uma responsabilidade futura de pagamento onde pode acabar pressionando o caixa futuro da empresa e possivelmente dificultando o pagamento. Um ótimo exemplo é o banco Master.

Acho difícil isso acontecer com Nubank e MP, mas… É algo a se observar e ficar atento.

E isso sim é um risco para se deixar seua reserva.

2 curtidas

Como são de resgates imediatos e limitados pequenos valores, dá pra sair antes deles quebrarem :joy: :rofl: