Nem sempre são as grandes mudanças que fazem diferença no bolso ou na rotina, né?
Muitas vezes, são as pequenas escolhas do dia a dia que ajudam a simplificar a vida. Pagar a corrida da Uber com Nubank e garantir 50% de desconto é um exemplo disso. Uma decisão simples que gera economia imediata.
Mas escolhas inteligentes aparecem em outros momentos, desde aproveitar uma promoção no mercado para estocar o que você já consome, até reorganizar o orçamento e cortar uma assinatura que já não faz tanto sentido.
Por isso, eu quero saber: qual foi a última escolha inteligente que fez diferença no seu dia, seja no transporte, nas finanças ou até em algo pequeno que deixou tudo mais prático?
Eu começo: uma das minhas escolhas inteligentes foi trocar a compra de legumes, verduras e frutas no mercado pelas feiras de rua. Além de conseguir preços mais acessíveis, especialmente no horário da xepa, também desfruto de alimentos mais frescos e, de quebra, ainda posso me deliciar com um pastelzinho.
Agora é a vez de vocês! Vou ler e anotar tudo por aqui, então caprichem
No transporte, eu vendi uma televisão e comprei uma bicicleta, pois andava de ônibus. E criei uma caixinha de Revisão, onde coloco uma quantia todo mês pra fazer a manutenção de 6 em 6 meses. Economia de tempo e dinheiro.
No mercado, tem produtos que se você levar 3 ou +, e não tem o cartão da loja, também leva desconto. Faço isso sempre.
Quando preciso de Uber e as viagens estão caras, eu peço a viagem “espere e economize”.
1- Comprar online que é mais barato, desde supermercado pelo Mercado Livre até Farmácias.
2- Entrega mensal de ração dos pets pela Cobasi, gera muitos pontos. Depois de 1 ano consigo trocar por cupom que equivale 1 mês, ou seja a cada 12 meses de compras para pet, 1 mês sai de graça.
3- Sempre pego cupons antes de comprar qualquer coisa, seja aliexpress, mercado livre, kabum, pichau, etc.
4- Carrinho de compras online sempre lotado, mas sem comprar, só esperando desconto ou cupom. Sites sem carrinho de compras, salvo o link nos favoritos e acompanho preços.
5- Eletrônicos tenho lista para comprar, sempre esperando Black Friday. Celular troco a cada 4 anos, porque bateria vicia, mas sempre em Black Friday.
6- Calculo depreciação de tudo numa planilha. Computador troco em média a cada 8 anos, já monto caixinha futura para comprar outro daqui 8 anos. Com muita margem de folga.
7- Tenho caixinha até para reserva de besteira do impulso, 0,1% para gastar com supérfluos, porque Sim.
Excelente tópico amiga! Minhas escolhas recentes foram deixar de assinar um grupo de cripto que não estava mais me agregando e deixar de pedir iFood na janta por uns tempos. Irei me casar e todo esforço pra economizar é válido. Inclusive já antecipei algumas parcelas futuras com desconto e coloquei na caixinha dinheiro pra arcar com elas. Ganho nas duas pontas (antecipo a fatura com desconto e deixando o dinheiro mais de 30 dias na caixinha zero o IOF e recebo mais rendimento). Irei fazer isso nos próximos meses. Reduzir minha dívida do parcelamento em 50% este mês de setembro, depois os outros 50% até novembro.