Sabe aquelas trends financeiras que bombam no TikTok ou no Instagram? Planilhas que prometem mudar sua vida, truques com envelope, métodos “infalíveis” pra guardar dinheiro…
A gente quer saber: qual dessas dicas você já viu nas redes e ficou com vontade de testar?
Conta aqui nos comentários, porque a @Camila.M vai colocar algumas dessas trends em prática (e depois voltar para contar se funcionam mesmo ).
Vale mandar aquela dica que vive aparecendo no seu feed ou aquela que você sempre quis tentar mas nunca teve coragem. Será que vai dar certo?
Pra mim aparece quase sempre umas planilhas que a depender do valor que coloque tem uma imagem (personagem) dentro da planilha que muda o humor se tiver um saldo positivo, negativo ou se tiver perto de estourar os gastos do mês. Funciona?! Não sei, mas acho engraçado e criativo…
Eu não sou muito fã dessas trends, nunca tentei nenhuma, mas uma coisa que eu gosto é de acompanhar uma planilha que eu montei que consigo ver em tempo real a cotação dos meus investimentos. Além de tentar fazer novos aportes mensalmente, embora nos ultimos meses não tenho conseguido. Não é exatamente uma trend, mas está relacionado a planilhas que tantos fazem.
Com certeza o Kakeibo, que está me ajudando bastante. Kakeibo (pronuncia-se “kakebo”) é um método japonês de gestão financeira doméstica, criado em 1904 pela jornalista Hani Motoko. A palavra pode ser traduzida como “livro de contas domésticas” e tem como objetivo principal ajudar as pessoas a controlarem seus gastos e pouparem dinheiro de forma consciente.
Ao contrário de aplicativos ou planilhas digitais, o Kakeibo é tradicionalmente feito à mão, em um caderno ou diário. A ideia é que o ato de escrever os gastos à mão aumente a consciência sobre os hábitos financeiros e ajude a identificar onde o dinheiro está sendo gasto desnecessariamente.
O método se baseia em quatro perguntas principais a serem respondidas no início de cada mês e, posteriormente, revisitadas:
Quanto dinheiro você tem disponível? Anote sua renda total e suas despesas fixas (aluguel, contas, assinaturas, etc.). Isso dará uma projeção do que sobra para gerenciar.
Quanto dinheiro você gostaria de economizar? Defina uma meta de economia para o mês.
Quanto você está gastando? Anote todas as suas despesas diárias, por menores que sejam.
Como você pode melhorar? No final do mês, reflita sobre seus gastos, veja se atingiu suas metas de economia e identifique o que pode ser aprimorado no próximo período.
Os gastos são geralmente categorizados em quatro grupos para facilitar a análise:
Sobrevivência/Necessidades: Despesas essenciais e fixas (alimentação, transporte, moradia, contas).
Desejos: Gastos não essenciais, mas que trazem prazer (comer fora, roupas, hobbies).
Cultura/Lazer: Despesas com enriquecimento pessoal (livros, museus, shows, cursos).
Extras/Imprevistos: Gastos inesperados ou irregulares (presentes, consertos, emergências médicas).
A principal vantagem do Kakeibo é que ele não se trata apenas de um orçamento, mas de um exercício de atenção plena e reflexão sobre o dinheiro, incentivando hábitos financeiros mais saudáveis e o alcance de metas de poupança.
Já usei uma versão digital do método do envelope. Utilizei o YNAB por uns três meses e pra mim funcionou muito bem. É basicamente dar destino a todo dinheiro que entra:
aluguel
poupar pro IPVA do ano que vem
poupar pra viajar
Ao fim dos três meses eu havia atingi o objetivo que eles propõe: pagar o mês atual com o dinheiro do mês passado.