Não se aprende nada de consistente em um vídeo genérico de poucos segundos, precisa de algo com mais substância, eu mesmo elaboro minhas planilhas quando tenho algum plano em mente, não é coisa de outro mundo.
Nunca fiz nenhuma, mas estou acompanhando os comentários do pessoal.
Nunca fiz nenhuma dessas trends, mas tenho uma coleção de ebooks sobre o básico do básico em economia. Pretendo comprar um livro mais aprofundado futuramente.
Ao invés de planilhas, eu uso um aplicativo de finanças, onde organizo todas as entradas, saídas, orçamentos e metas financeiras. É o melhor aplicativo desse tipo que encontrei. E o melhor: A assinatura é vitalícia! Paguei R$ 15,00 uma única vez pra tê-lo “pra sempre”.
Qual aplicativo você utiliza @Clayton_Nagato ?
Eu também utilizo um, é FINTERA, ele é pago, mas na minha opinião vale a pena manter, por organizar minhas finanças.
Teve um ano onde eu consegui pagar boa parte das despesas fixas com um montante acumulado no ano anterior. Tipo, fiz uma busca nesse meu aplicativo e tirei uma média de quanto pagava anual com alguns compromissos e então já deixei o dinheiro separado. Foi uma experiência muito boa, ainda não consegui fazer novamente. Mas conhecer minhas despesas por área, é uma excelente forma de projetar quanto vou precisar nos meses seguintes, principalmente para quem é prestador de serviço e pode ter uma remuneração variável. Tenho alguns contrato fixo, mas sem nenhuma fidelidade, então tudo pode mudar a qualquer momento. rsrs.
Nem Tiktok eu tenho!
Creio que não há mágica em finanças. Pra mim, o que funciona é manter meus gastos e estilo de vida num nível abaixo do que meu orçamento permitiria. Dessa forma, sempre sobra para investir e eventualmente cometer alguns excessos!
Eu não faço um controle de gastos efetivo, mas desenvolvi uma planilha para acompanhar a variação dos preços dos produtos e serviços que mais utilizo no dia a dia. É um monitoramento interessante que também ajuda a identificar algumas disparidades.
Ta sumido Luck hein.
pabens pela planilha, que loucura isso hein
A rotina de aposentado é implacável!
@LuckPass deu foi uma surra de organização na gente, tô aqui sem palavras
Com vontade de testar: várias
Que colocou em prática: nenhuma
@AlexPaulo Pesquisei esse Fintera, é bem interessante e detalhado. Mas me pareceu ser mais focado em finanças empresariais. Uso um chamado Minhas Finanças, mais focado na gestão pessoal. Ele lembra bastante o Mobills, que também gostei muito quando experimentei anos atrás, antes mesmo da Toro Investimentos comprá-lo. Mas abandonei porque não queria assiná-lo, buscava um de licença vitalícia.
Sou do tipo que só assina algo se desejar muito!
Obrigado Clayton pela informação. De fato, por ser profissional liberal, o FINTERA me auxilia tanto para PJ quanto para PF.
Seguimos em construção da melhor versão!!!
Há 10 anos, quando eu nem conhecia esse termo trend, publiquei no meu Facabook o desafio das 52 semanas. Fui procurar e encontrei a postagem. Meus amigos ficaram super interessados.
Eu mesma não consegui manter, mas um amigo meu fez certinho e cobriu os custos do Carnaval dele.
Eu sempre amei cofrinho. Geralmente, eu tinha dois, Um apenas para moedas de R$ 0,50 e R$ 1,00 que eu enchia durante o ano e tirava em dezembro pra comprar alguma coisa (já comprei cama de casal, guarda-roupa e passagem aérea) e um para as moedas menores que eu ia colocando e eu tirava quando estivesse cheio.
Essa estratégia de ter dois foi porque quando eu colocava moedas de qualquer valor, o porquinho ia ficando cheio, eu ficava toda empolgada, quando ia tirar tinha pouco dinheiro, porque um bocado de moedaa de baixo valor só faziam volume ali. hahaha