Raio X do Investidor Brasileiro 2023

Pessoal, saiu a 6ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, conduzida pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

“A pesquisa feita anualmente em parceria com o Datafolha mostrou mais disposição das pessoas para economizar e para investir e também um interesse maior em conhecer produtos financeiros.” :rocket:

Os resultados de 2023, assim como link para os de anos passados, podem ser encontrados aqui.

A navegação é bem bacana, dá para baixar o relatório completo mediante cadastro breve e simples. E lá no final tem um dashboard do PowerBI.
#nu-invest

28 curtidas

Muito legal ver que mais pessoas estão adquirindo, em algum grau, inteligência financeira, poupando mais, evitando gastos desnecessários e dívidas.

Também achei bacana a divisão de gênero, estamos quase que num empate técnico entre homens e mulheres investidores.

Mas ainda é assustador a quantidade de pessoas que opta pela Poupança, inclusive tendo esse percentual subido de 2021 para 2022.

19 curtidas

Olha quantos dados interessantes, é brilhante ver os jovens cada vez mais se interessando pelo mercado financeiro e tendo mais preferência por aplicativos ou meios digitais.

14 curtidas

Verdade, Vittoria. Mas, eu demorei um tempo para sacar o “valor” da caderneta de poupança. Apesar de só termos (eu e minha esposa) um valor mínimo aplicado para fins de taxa promocional de financiamento imobiliário.

A tão “amada e odiada” caderneta de poupança faz sentido para quem tem, como mencionado por ti, baixa ou nenhuma educação financeira. A simplicidade do produto somada à isenção tributária são os maiores atrativos. Abrir a conta poupança é simples, investir e resgatar é simples. Todos os outros produtos já tem mais barreiras. Enfim, é melhor do que nada.

12 curtidas

Sim, concordo contigo.

Só me soa muito estranho quando ouço frases como: “Vou investir na poupança porque é o mais seguro, não tem perigo do meu dinheiro sumir ou ser confiscado”.

Daí eu pergunto, na breve história da nossa nação verde e amarela, qual foi o único ativo financeiro confiscado pelo governo? :melting_face:

16 curtidas

“Ecsato” !!! Eu estava pensando nisso, eu sou jovem a mais tempo e lembro bem desse episódio, teve gente que se matou por causa disso.
Também é um tremendo mito achar que a caderneta de poupança tem menos risco que o TD, p.exemplo.
Apesar da proteção do FGC, ela está sujeita ao risco de crédito das instituições bancárias. Lembrando que o FGC não é um “saco sem fundo” nem uma panaceia para a quebradeira das instituições.

11 curtidas

Muito bom ver esse tipo de pesquisa @anon30102627! Obrigado por compartilhar! :handshake:

8 curtidas