Redimentos diário da Nuconta, como entender?

CDI significa Certificado de Depósito Interbancário, que é um Título de Dívida que os bancos emitem para se financiar.

A Taxa CDI é a Taxa de Recompensa Diária (Interest Rate) que os bancos negociam entre si para vender/comprar os Título de Dívida, e conseguirem cumprir o chamado Depósito Compulsório .

Depósito Compulsório é um dos mecanismos utilizado pelo Governo para limitar a criação de moeda pelos bancos (Sistema de Reserva Fracionária). Trata-se de um percentual de todos os depósitos recebidos pelo banco que deve ser aplicado em conta do Banco Central, dentro do mesmo dia.

Caso o banco não cumpra o Depósito Compulsório ele poderá ser multado pelo Governo e sofrer outras sanções. Para que isso não ocorra, ele toma dinheiro emprestado de outros bancos para poder “completar” o depósito do dia.

Curiosidade…Dai, ele passa a pegar dinheiro de pessoas físicas, também, e cria o Certificado de Depósito Bancário, o famoso CDB, que segue a mesma taxa utilizada para o CDI. Com isso, você consegue perceber como os bancos lucram quando pegam dinheiro emprestado com pessoas físicas a taxas menores que 100% do CDI, no caso do CDB.

Tópicos/Respostas que já criei/dei (Parte 1):

O que você sugeriria para o Nubank criar ou melhorar? - #40 por Lucas_Santos

Respostas que já criei/dei (Parte 2):

O que você sugeriria para o Nubank criar ou melhorar? - #46 por Lucas_Santos

3 curtidas