Recentemente, em uma plataforma de negociação de criptomoedas, recebi a oferta de produtos de RENDA FIXA DIGITAL. Pesquisando um pouco a respeito, descobri que se trata de uma nova modalidade de investimento que vem crescendo bastante.
A renda fixa digital é um investimento com funcionamento similar ao do mercado tradicional: o investidor adquire o título e recebe, no futuro, o valor com juros. A diferença é que na renda fixa digital, os títulos são tokenizados, ou seja, registrados na blockchain.
Prós:
Oferecem maiores retornos aos investidores, já que têm menos custos. A estimativa é que os retornos oferecidos vão de 13% a 18% ao ano.
O investimento é acessível: é possível investir a partir de R$ 100.
Contras:
Por serem títulos emitidos por empresas, ao investir numa renda fixa digital oferecida em plataformas de negociação de criptomoedas, você está emprestando dinheiro para essas empresas privadas, sem nenhuma garantia. Por isso, é necessária uma análise mais profunda do produto e da empresa que o oferece para mensurar o risco.
A modalidade de renda fixa digital, assim como os criptoativos, faz parte de um mercado que ainda não é regulado.
Pessoalmente, vou continuar optando pela renda fixa tradicional mas pretendo continuar acompanhando a evolução das novas modalidades de investimento que estão surgindo junto com o avanço da tecnologia. É claro que cabe a cada investidor fazer a própria análise e decidir como e onde vai aplicar seu dinheiro, buscando o maior rendimento possível dentro do seu perfil de investidor.
E você, já conhecia a renda fixa digital? Ah, e se já investiu em algum produto dessa modalidade, conta pra gente como foi sua experiência.
Obrigado por compartilhar @MaxC . Eu não conhecia essa modalidade; como sou bem conservador em termos de investimento, os aspectos “contras” me assustam um pouco e não me atraem para essa modalidade, apesar dos aspectos “prós”.
De todo modo é bom conhecer as inovações do mercado de investimento.
O risco não compensa, creio que se alguém queira se expor ao mercado de renda variável sem qualquer garantia, que essa exposição seja pelo menor tempo possível. O que não é caso desses produtos.
Eu ainda prefiro a renda fixa tradicional, mas é fascinante acompanhar a evolução das opções de investimento. Cada investidor deve analisar cuidadosamente antes de decidir.
Rendimento muito bom mesmo, risco igualmente alto… ainda mais com o mercado volátil envolvido que piora o risco
Acho mais interessante manter renda fixa pela maneira tradicional.
Eu invisto em renda fixa digital pela AmFi Finance. Ela foi uma das primeiras Startups brasileiras a receberem autorização da CVM para atuarem, ou seja, é regulada. Os produtos, em sua maioria, possuem garantias (recompra, subordinação, entre outras - a depender do produto). A rentabilidade costuma estar na média de 18% a.a. e tem desde prazos curtos (30 dias) a prazos mais longos (2-3 anos).
A renda fixa digital é tokenizada, mas a sua regularização é parcial, tá.
Em relação sobre a tokenização de ativos tem sim uma regularização, mas a renda fixa digital em si não é regularizada por ser um ativo de crowndfunding tokenizado, apenas o equity crowndfunding é regularizado. Todo ativo tokenizado passa por um processo de verificação da CVM que se baseia no mercado norte americano, através de decisões e entendimentos do assunto como a SEC. Diga se de passagem, a própria SEC se baseia no test de howey para identificar e regularizar a tal subcategoria de renda variável.
Então, o ativo em questão não passa nos critérios, além de não possuir nenhuma lei referente a renda fixa digital, por se basear no test de Howey utilizado pela CVM.
Critérios de Howey Test
Para que uma transação seja considerada um contrato de investimento, ela deve atender a quatro critérios principais
Investimento de dinheiro: Deve haver um investimento financeiro por parte dos investidores.
Empreendimento comum: O investimento deve ser feito em um empreendimento comum.
Expectativa de lucro: Os investidores devem esperar obter lucro com o investimento.
Esforço de terceiros: O lucro esperado deve depender dos esforços de terceiros, geralmente dos promotores ou gestores do empreendimento.
Ps: Nada impede que em um futuro bem próximo, tudo mude, principalmente o baseamento por este test… ainda mais a SEC mudando a opinião recentemente sobre a ripple (XRP).
Tenho um contraponto aqui para conversarmos melhor! (totalmente com respeito tá?)
Na CVM 88 não há menção expressa que restrinja às ofertas apenas a equity
Sim, as ofertas são valores mobiliários e seria ingênuo quem defender algo diferente disso
Além da AmFi, as outras principais plataformas de tokenização estão reguladas nessa norma e observam seus preceitos - é uma forma simplificada para fazer ofertas de valores mobiliários publicamente
A CVM coloca alguns limites baixos nos tamanhos dessas ofertas justamnte para não criar uma arbitragem regulatória