Renda fixa digital: vale a pena?


Imagem: Site da [B]3

Recentemente, em uma plataforma de negociação de criptomoedas, recebi a oferta de produtos de RENDA FIXA DIGITAL. Pesquisando um pouco a respeito, descobri que se trata de uma nova modalidade de investimento que vem crescendo bastante.

Mas será que é segura?

A renda fixa digital é um investimento com funcionamento similar ao do mercado tradicional: o investidor adquire o título e recebe, no futuro, o valor com juros. A diferença é que na renda fixa digital, os títulos são tokenizados, ou seja, registrados na blockchain.

Prós:

  • Oferecem maiores retornos aos investidores, já que têm menos custos. A estimativa é que os retornos oferecidos vão de 13% a 18% ao ano.
  • O investimento é acessível: é possível investir a partir de R$ 100.

Contras:

  • Por serem títulos emitidos por empresas, ao investir numa renda fixa digital oferecida em plataformas de negociação de criptomoedas, você está emprestando dinheiro para essas empresas privadas, sem nenhuma garantia. Por isso, é necessária uma análise mais profunda do produto e da empresa que o oferece para mensurar o risco.
  • A modalidade de renda fixa digital, assim como os criptoativos, faz parte de um mercado que ainda não é regulado.
  • As aplicações não são garantidas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Pessoalmente, vou continuar optando pela renda fixa tradicional mas pretendo continuar acompanhando a evolução das novas modalidades de investimento que estão surgindo junto com o avanço da tecnologia. É claro que cabe a cada investidor fazer a própria análise e decidir como e onde vai aplicar seu dinheiro, buscando o maior rendimento possível dentro do seu perfil de investidor.

E você, já conhecia a renda fixa digital? Ah, e se já investiu em algum produto dessa modalidade, conta pra gente como foi sua experiência.

Fonte: Site da [B]3

14 curtidas

Obrigado por compartilhar com a gente, com certeza vou dar uma olhada :purple_heart:

9 curtidas

Obrigado por compartilhar @MaxC . Eu não conhecia essa modalidade; como sou bem conservador em termos de investimento, os aspectos “contras” me assustam um pouco e não me atraem para essa modalidade, apesar dos aspectos “prós”.

De todo modo é bom conhecer as inovações do mercado de investimento.

8 curtidas

Resumindo, uma forma do tomador de empréstimo captar investimentos sem a garantia do FGC; aliás, qual é a garantia?

Considerando a forma como esse tipo de “investimento” é definido pela CVM, a conclusão é que é muito risco, para pouca perspectiva de ganho.

7 curtidas

Já… Invisto algum tempo no MB… Mas, não recomendo.

Lembre-se que nos investimentos risco maior pagam mais.

Hoje tem a AMFI também… para prazos mais curtos de 3 meses a 9 meses.

10 curtidas

Obrigado @MaxC, pelas informações. :handshake::purple_heart::+1:

7 curtidas

Eu também @Manoel_Enio

Exato @LuizGSF também penso assim. Talvez no futuro, se houver algum tipo de regulação e garantias, seja um produto mais atrativo.

Valeu @Lucas.R obrigado por compartilhar. É bom que você que tem experiência com criptomoedas não recomenda.

A meu ver, é bem como o Luiz comentou, é muito risco para pouca perspectiva de ganho.

8 curtidas

E de acordo com o meu perfil, não sou muito de correr riscos :pray:

8 curtidas

Eu também! :grinning:

N Possibilidades

5 curtidas

O risco não compensa, creio que se alguém queira se expor ao mercado de renda variável sem qualquer garantia, que essa exposição seja pelo menor tempo possível. O que não é caso desses produtos.

3 curtidas

Sinceramente como diria meu gato
:nauseated_face: :face_vomiting:
Desculpe meu gato é muito sincero quando não gosta de algo.
:sweat_smile: :rofl: :joy: :upside_down_face:

3 curtidas

Eu ainda prefiro a renda fixa tradicional, mas é fascinante acompanhar a evolução das opções de investimento. Cada investidor deve analisar cuidadosamente antes de decidir.

5 curtidas

Verdade @Edson_Bezerra bem observado.

:joy:

Eu também @ClaudioSilvaDigital tem a questão da garantia do FGC que conta muito.

Falando nisso hoje recebi essa oferta de CDB no app

6 curtidas

Rendimento muito bom mesmo, risco igualmente alto… ainda mais com o mercado volátil envolvido que piora o risco
Acho mais interessante manter renda fixa pela maneira tradicional.

4 curtidas