Saques da caixinha

Galera, gostaria de tirar uma dúvida sobre a caixinha. Alcancei o valor que gostaria de deixa lá, é minha reserva de emergência, mas como que funciona o saque?

Ex.: vamos supor que tenha 100 reais. Essa é o valor da meta. Quanto tiver 110 quero sacar esses 10 reais, para sempre fixar na meta. Tem algum problema? Terá alguma consequência esses saques frequentes?

Pelo que entendi você quer sacar o rendimento, se for isso digo que não é assim, o resgate dos 10,00 no seu exemplo seria uma parte do principal e uma % do juros (ex: 8,00 do principal e 2,00 referente a rendimento proporcional a data do depósito até a do resgate.

8 curtidas

Seria interessante deixa o máximo de tempo sem mexer, pois quanto mais você resgata, mais você paga de imposto. Se quer rendimento mensal, tem outros investimentos mais indicados.

12 curtidas

No meu caso qdo alcancei minha reserva de emergência eu optei por uma estratégia com uma caixinha que chamo de reserva planejada, e agora todo mês vou colocando o valor trancado para 6 meses (para render um pouco mais) e qdo o primeiro deposito vencer com o rendimento vou trancar novamente e fazendo um novo ciclo com o juros, porquê minha reserva de cada depósito representa meu gasto mensal.

Todo mês ter dinheiro pingando com o juros.
Ano que vem quero fazer depósitos para um ano (qdo maior o prazo maior o rendimento)
Ano seguinte para um ano e meio e assim sucessivamente.

Obs. Não é estratégia de investimento, apenas de melhor a performance da emergência que melhor me agrada.

Sucesso

6 curtidas

Era exatamente essa minha dúvida. Bem que o Nu poderia liberar uma autorização para o rendimento cair na corrente, mas sabemos que não é assim que funciona.

A reserva não será mexida. Quero os juros justamente para investir em coisa melhor.

Não se esqueça que, independente do tipo de investimento, deve-se levar em consideração a inflação e, portanto, a desvalorização do dinheiro.

Mesmo estando num CDB rendendo 100% CDI (ou mais), o dinheiro sofre desvalorização por causa da inflação.

O ideal (correto mesmo) é continuar aportando dinheiro para compensar essa desvalorização.

Lembre-se, os R$ 100 que você tem hoje não irão comprar a mesma quantidade de coisas daqui a 6 meses, por isso é sempre bom continuar aportando para repor essa desvalorização.