Saques parciais. Como eles se relacionam com os depósitos?

Olá! Gostaria de saber melhor como funciona a mecânica dos saques parciais, que são subtraídos de determinados depósitos.

Por exemplo, recebi uma transferência (depósito) de 300,00 em 19/09/2022, que passou a render em 20/10/2022. Esse período é o que o Nubank considera para aplicar o rendimento, ou seja, 30 dias após o depósito, isso está claro para mim.

Porém, nesse mesmo período, ele me mostra um valor de 93,00 referente a saques parciais (que são Pix, pagamentos etc).

Só gostaria de saber como o Nubank relacionou os saques parciais de 93,00 com o deposito de 300,00, ou seja, como posso saber quais valores de pagamentos e pix que estão totalizando os 93,00 de saques parciais e subtraindo do depósito de 300,00? Ou, o que o banco considera como saque parcial, de fato? Pois, a soma de todos os valores que saíram da conta como pagamentos e tranferencias, no período citado acima de 19/09/2022 a 20/10/2022 é maior do que os 93,00 citados como saques parciais.

Olá, @Miro.Lima, seja bem-vindo à Comunidade!

Pelo que você colocou, acho que você já está entendendo bem o critério de rendimento, bem como a própria natureza dos saques parciais, que ocorrem no caso de transferências, saques ou pagamentos efetuados.

Entendo que o que está te colocando em dúvida sobre o teu entendimento é o fato de o valor que consta listado como saque parcial ser inferior às movimentações que você fez.

Nesse caso, o que provavelmente aconteceu é o seguinte: você já tinha um ou mais depósitos mais antigos, feitos antes desse depósito de R$ 300,00.

As movimentações que você fez no período de 19/09 a 20/10/2022 tiraram primeiro destes depósitos mais antigos e, quando esses depósitos mais antigos se esgotaram o dinheiro passou a sair desse depósito mais recente, e daí saíram os últimos R$ 93,00 que você movimentou.

Veja se isso faz sentido pra você :wink:

Quando a gente pede para exibir os depósitos que a gente tem na NuConta, a gente não acessa a informação sobre os depósitos que já foram sacados em sua totalidade, a gente só visualiza os depósitos que ainda estão ativos…

13 curtidas

Opah Fernando! Obrigado!

Sim, quanto ao critério de rendimento pesquisei e entendi bem como funciona.

Quanto aos saques parciais fez sentido a sua resposta, vou observar melhor as movimentações e possivelmente ratificar a sua resposta. Obrigado!

@FernandoLacerda, aproveitando, se puder me ajudar novamente numa outra dúvida rsr

Exemplo. Se eu fizer um deposito, hoje 05/06/2023, no valor de 1.000,00, esse valor só passará a render em 06/07/2023, conforme critério de rentabilidade do banco. E se eu fizer um saque de 200,00 somente, após 5 dias da data do depósito, vou deixar de ter todo o rendimento que iria ocorrer em 06/07 ou só perco o rendimento se sacar exatamente os 1.000,00 em sua totalidade? Considerando, para esse exemplo, que eu já tenha saldo na conta quando da realização deste depósito.

6 curtidas

@Miro.Lima,

Neste caso, você perde o rendimento somente referente aos R$ 200,00 do saque parcial. Assim, no dia 06/07 você receberia os rendimentos sobre aquilo que permaneceu do depósito original por todo o período dos 30 dias, ou seja, sobre R$ 800,00.

5 curtidas

Ok, perfeito @FernandoLacerda, muito obrigado pelo esclarecimento!!

2 curtidas

Olá @FernandoLacerda ! Tudo bem?

Os rendimentos da conta ocorrem todos os dias, de segunda a domingo? Pode me ajudar com mais essa informação, por favor?

1 curtida

Olá, @Miro.Lima!

Após o período de carência de 30 dias em cada depósito, os rendimentos da conta ocorrem somente nos dias úteis, e seguem rendendo conforme 100% do CDI.

Com o CDI atualmente em 13,65% ao ano, isto significa uma taxa diária de 0,050788 %.

Entenda o cálculo (clique para expandir)

O CDI, na verdade, é uma taxa diária, mas a taxa do CDI que é divulgada é um valor anualizado, e isso é feito considerando um ano hipotético com 252 dias úteis. Assim, para chegar ao rendimento diário é necessário usar a fórmula de juros compostos e considerar o ano com 252 dias.

taxadiária = (1 + taxaanual)1/252 - 1
(lembrando que para obter o resultado em %, multiplica-se por 100)

Fazendo essa conta para o CDI em 13,65%, chegamos em:

taxadiária = (1 + taxaanual)1/252 - 1
taxadiária = (1 + 0,1365)1/252 - 1
taxadiária = (1,1365)1/252 - 1
taxadiária = 1,00050788 - 1
taxadiária = 0,00050788

E, para converter em %, multiplicamos por 100:

taxadiária = 0,050788 %

3 curtidas