Saques parciais na mesma data ou em datas diferentes?

Olá!
Suponhamos que eu tenha um depósito de R$ 1000 realizado em menos de 1 mês.
Além disso, que eu tenha uma conta de R$ 100 para pagar em determinada data, e outra conta de R$ 100 para pagar 2 dias depois.
O que é mais vantajoso para o rendimento, fazer 1 saque parcial na primeira data e outro saque parcial 2 dias depois? Ou fazer os dois saques parciais na primeira data? Como fica o rendimento e os impostos (especialmente IOF) nesses casos?
Muito obrigado!

1 curtida

De acordo com a tabela de IOF regressivo, o mais vantajoso seria realizar dois saques. O primeiro e depois o segundo dois dias depois. Porque aí você terá uma incidência de IOF menor sobre o segundo saque.

Mas eu acho que essa preocupação só deve existir com montantes muito grandes, porque senão você vai ficar pensando nisso para economizar de 6 a 8% (depende do dia do depósito) sobre os rendimentos diários de um valor pequeno. Se eu fiz a conta correta, no cenário de mil reais e dois dias entre os saques, isso dá praticamente um centavo! Isto é, muita preocupação à toa.

Espero ter ajudado :wink:

Fonte: Decreto nº 6306

9 curtidas

Um dinheiro que nem é deles, eles vão ter que devolver sim. Pq esse dinheiro vai fazer falta