Como Nubank escolhe qual rendimento para pagar menos IOF?

Bom dia!

Antes de ontem, dia 22, foi feito um depósito de R$ 2.710 na minha conta e ontem, dia 23, fiz uma transferência de R$ 600 que foi retirada deste depósito. Pelo resumo da aplicação, o rendimento bruto foi de R$ 0,78 e o IOF foi de R$ 0,73.

Existem outras aplicações que o Nubank fez automaticamente, sendo que a mais antiga, cujo valor é mais do que R$ 600, foi feita em 10 de maio.

Queria entender o motivo deste valor (R$ 600,00) ter sido retirado desta aplicação ao invés de outras que o IOF seria isento.

Nota: A aplicação mais antiga foi feita em 13 de outubro e ainda tem R$ 56. Por que esta aplicação ainda existe, sendo que já fiz transferências maiores do que R$ 56 e o IOF seria isento nesta aplicação ?

Abraços,
Rudolf

1 curtida

O sistema calcula qual dos depósitos é mais vantajoso com base nos impostos na hora da retirada (quando você usa seu dinheiro). Quanto menos impostos proporcionais melhor. É verificado:

  • O valor de rendimento que este depósito teve;
  • O percentual de imposto aplicado;
  • O valor correspondente deste imposto descontado.

Lá no app dá pra ver na parte de Rendimentos > Ver mais informações. A lista de depósitos mostra cada um dos depósitos e tudo que aconteceu neles a partir do momento em que depositou em conta até atualmente, então os dados se atualizam sozinhos.

Quando você usa todo o depósito ele não irá mais aparecer nessa lista.

16 curtidas

Agradeço pela resposta, @OttoS

Foi nesta parte que (Rendimentos->Ver mais informações) que peguei os dados que postei.

Compreendo os 3 itens que você mencionou, mas não é o que tenho visto. Vide a última retirada (que postei há pouco). O Nubank retirou de uma aplicação que só tinha UM dia (paguei 93% de IOF) ao invés de retirar de outra com mais de 30 dias (IOF isento).

Abraços,
Rudolf

1 curtida

Se só teve um dia teve pouco rendimento então o imposto seria menor que de um rendimento antigo.

Exemplo bobo, 93% de cobrança sobre R$ 0.02 é menor que 1% de R$ 100.00.

Mesmo com IOF isento, sempre tem IR.

12 curtidas

Concordaria com seu exemplo, mas o IOF após 30 dias é isento, ou seja, 0%. 93% de cobrança sobre R$ 0.02 é MAIOR do que zero% de qualquer rendimento.

Completando o seu raciocínio e de acordo com a tabela de IR que você postou, quanto mais tempo, menor o IR. No caso que postei seria igual, pois as 2 aplicações tem menos do que 180 dias.

Não, péra!

Na aplicação anterior o IOF seria zero, mas ACHO que o valor a ser pago de IR seria maior pois ficou mais tempo, mesmo a porcentagem sendo a mesma.

AGORA começou a fazer sentido!

O Nubank DEVE estar calculando quanto pagarei de IOF+IR e eu estava levando em consideração só o IOF.

Valeu, @OttoS !

Abraços,
Rudolf

6 curtidas

Mais um caso resolvido, caro Watson. :v:

10 curtidas

Elementar, meu caro Otto :beers:

7 curtidas