Segurança: Função de Proximidade? Sim ou Não?

Então pessoal. Essa semana estive em uma casa noturna, daquelas em que para vender as bebidas, ficam circulando entre a galera os funcionários com as maquinas de cartão. Ao fazer uma compra com um desses funcionários paguei com meu NuBank usando a função de proximidade. O funcionário em questão falou o seguinte comigo: “Amigo, sugiro que você cancele essa opção de pagamento, estamos percebendo muitos casos de fraude nas baladas onde pessoas mal intencionadas que conseguem entrar com maquininhas de cartão nos estabelecimentos, se aproximam das pessoas no meio da multidão e encostam a maquina no bolso da pessoa tentando realizar a transação.”

Será que procede esse alerta?
Será que mesmo o cartão dentro da carteira é reconhecido pela maquina?

Diz ai @Nubuddy o que fazer? :man_shrugging:

4 curtidas

Oi! Para descobrir o que eu posso fazer diga @Nubuddy mostrar ajuda.

É possível, mas improvável visto que o cartão tem que se aproximar bastante da máquina, e ele estando na carteira,ou dentro de uma bolsa dificulta bastante ,além você receber uma mensagem instantânea no celular quando se usa o cartão, e nesse caso conseguiria identificar o furto e faria o cancelamento rapidamente.

6 curtidas

Acredito que seja real, principalmente com mulheres. Há situações em que não usamos carteira. Eu cancelei a função, pensando justamente na balada.
Às vezes saio sem bolsa, e uso o bolso da calça para colocar as coisas, o cartão de crédito fica no bolso.
É muito simples, alguém passar colado e levar 50,00. É possível ocorrer.
Quem quer, consegue tirar dinheiro do nosso bolso sem notarmos, imagina passar uma maquininha do lado de fora do bolso, muito fácil.
Interessante saber que já há relatos assim em casa noturna e que o funcionário foi honesto em te avisar.

4 curtidas

De vez em quando rola um tópico com essa paranoia por aquí, mas quem não se sente seguro tem algumas opções, vou listar 3 delas:

  1. Entrar no App e bloquear a função contactless temporariamente.
  2. Entrar no App e bloquear a função contactless, apenas quando entrar em lugares, que o cliente considerar suspeitos e desbloquear quando sair.
  3. Entrar em contato com o Nubank e pedir o bloqueio definitivo da função contactless.

Lembrando que o valor máximo por transação sem senha é R$ 50,00 e também há um limite de utilizaçoes por dia, acho que é 3x, se passar disso, vai pedir senha.

10 curtidas

Que legal, Adriano. Muito do que vc contou eu não sabia.
Eu cancelei a função, assim que lançaram. Sabe como descobri? Fui num posto, fiz a compra, e esqueci de comprar um isqueiro. Aí a menina nem me pediu senha, só passou o cartão por cima estava pago. Eu gelei! Aquilo me deu um susto que eu comecei a imaginar um monte de coisas! Entrei no app e comecei a implorar para tirar aquilo dali, bloqueia.

Então, eu não vi estas alterações que o nubank fez para dar mais segurança à função.
Eu vi incentivos por aí, mastercard dando ponto em dobro, mas nem isso me motivou.
Agora estes itens que vc escreveu (item 1 e 2), são motivadores para mim, sobre termos total controle de habilitar ou não no aplicativo, dependendo da situação. E eu não sabia que há limite de uso diário. Isso é muito legal!!
Obrigada! Pode ser que eu reative e teste.

4 curtidas

Exato!
Uso sempre a função de pagamento por aproximação, e desde a primeira vez que usei percebi que o cartão deve estar bem próximo a máquina pra efetuar a transação, nas primeiras vezes inclusive coloquei o cartão no meio da máquina, mais próximo as teclas e não efetuou a leitura.

2 curtidas

Eu acho que podemos estar passiveis de " furtos " sim com esse contacless, porém tem que ser BEM aproximado do cartão. Eu já li na internet que existem umas “cases” que colocamos no cartão que podem evitar esse tipo de fraude. O que eu sugiro, e acho até legal, é que poderiamos estipular o valor da função de proximidade. Por exemplo, liberar a função, mas até valores menos de R$30,00. Ou até mesmo, se o cliente preferir, um valor maior.

1 curtida

Show de bola… Não sabia sobre o valor e o limite de transações.

1 curtida

Possível mas improvável.
Existem um videos que circulam nas redes sociais sobre isso.
Um deles o cidadão com o carão da esposa repete vairas tentativas, na mão, dentro da carteira e dentro da bolsa.
Em todas ele tem sucesso na operação.
Os testes foram realizados dentro de casa em cima de um balcao em condições favoráveis.
É pouco provável que alguém vá tentar a mesma façanha em publico.
Em um transporte coletivo ou local com varias pessoas, se flagrado pode ter dificuldades para se evadir do local

As bandeiras também são muito rígidas para homologar meios de pagamento, adquirentes e fornecedores.
Existem vários certificados que devem apresentados, vários protocolos de segurança, criptografia, acesso completo aos dados do cartão é restrito até para funcionários do banco, poucos tem acesso.
Fabricantes de maquininhas também estão sujeitos às normas das bandeiras.

Jamais as bandeiras permitiriam um meio de pagamento que não fosse seguro.
As bandeiras, bancos, e adquirentes aprendem com os erros e acertos, melhorias são feitas constantemente

1 curtida

Também fiquei na dúvida: não seria 5 vezes?! Ou será que me enganei?!:thinking: vou pesquisar…

Reativa @tatialmeida e usa os itens 1 e 2 pra te deixar mais tranquila e fico feliz por ter ajudado. Abraços :hugs::hugs::hugs:

1 curtida

Não sei ao certo @Nina_B.P, por isso, acho…