Selic caiu para 3,75%. Nuconta ainda vale a pena?

Olá colega, manter o seu dinheiro na NUCONTA ainda vale a pena, independente da sua opção de depósito (Títulos ou RDB), uma vez que ambos garantem 100% do CDI (antes 4,15%aa e agora 3,75%aa), a vantagem se dá pelos seguintes fatores:

  1. A poupança hoje te oferece 70% da SELIC + TR (zerada), não tem IR etc.
  2. A NUCONTA hoje te oferece 100% do CDI (hoje 3,65aa%), tem incidência do IR (tabela progressiva e IOF zerado sem não houver retiradas durante 30 dias).
    A questão é que a rentabilidade cai, mas em relação a poupança ou concorrentes como NEON (oferece 95% do CDI) a rentabilidade ainda é atraente, alguns outros concorrentes oferecem 102, 104, já vi até 121% do CDI, mas ai não tem rentabilidade diária, ou seja, tem um prazo, geralmente 2 anos para obter esse rendimento e nesse tempo a SELIC pode mudar uma vez que o COPOM se reúne a cada 45 dias para analisar o cenário econômico.
    O que é preciso avaliar é, o IPCA que é o índice que mede a inflação, caso ele supere o rendimento, ai nenhuma opção é viável e é necessário buscar fontes de maior risco (não recomendo caso não tenha sangue frio diante de especulações etc.).
    Me causa espanto o COPOM reduzir a SELIC alegando estimular a economia, uma vez que essa taxa de juros NUNCA é repassada ao consumidor, seja PF ou PJ, pois os bancos usam a SELIC como base, mas quando oferecem crédito utilizam análise de risco etc, criando uma espécie de formula que se baseia em: juros + risco + taxas + seguros, ou seja, com a SELIC alta ou baixa o consumidor final sofre abusos de todos os tipos.
    O Banco Central deveria se preocupar com a super valorização do dólar, o que prejudica demais a economia (por mais que alguns acreditem que não), enquanto o Itaú anuncia um lucro líquido de 26 bilhões, o pequeno poupador sofre com baixa rentabilidade, e fica a mercê de grandes bancos e corretoras para tentar a sorte na renda variável, sem garantias e com comedores de renda como IR, taxa de administração, taxa de custódia, taxa de performance etc.
10 curtidas