Aqui você encontra dicas de segurança digital, práticas recomendadas para o uso dos produtos do Nubank, além de orientações para evitar golpes e fraudes.
Participe das discussões e compartilhe suas próprias estratégias para proteger seus dados e garantir transações financeiras seguras!
Não use a mesma conta de email para serviços de investimento e para o celular. Isso ajuda a proteger suas contas contra acessos não autorizados.
2. Use aliases de email
Crie aliases para diferentes serviços ou categorias de serviços. Por exemplo, use um email para streaming e outro para serviços financeiros, assim você segmenta a segurança de cada área.
3. Senhas diferentes para cada categoria
Não use as mesmas senhas para diferentes categorias de serviços. Use senhas únicas para finanças, redes sociais, e-mails, etc., para evitar o acesso não autorizado.
4. Não atenda ligações de números desconhecidos
Evite atender chamadas de números desconhecidos. Se precisar, utilize os canais de contato oficiais de parceiros e serviços. Sempre denuncie contatos suspeitos.
5. Diversifique seu patrimônio
Não mantenha todo o seu patrimônio em uma única instituição financeira. Se possível, diversifique também entre diferentes jurisdições, quando os custos de diversificação forem viáveis.
6. Proteja seus dados pessoais
Não permita que estranhos tirem fotos ou gravem sua voz. Não forneça informações sensíveis, como o Renavam do seu veículo, a não ser que absolutamente necessário para serviços específicos.
7. Pague suas dívidas primeiro
Antes de investir, pague suas dívidas. O estresse financeiro pode comprometer sua segurança, e quem tem dívidas não tem paz.
8. Cuidado com a "engenharia social"
Fraudadores podem tentar manipular suas emoções e sua confiança para obter informações sensíveis. Esteja atento a ofertas muito vantajosas ou pedidos urgentes de informações por meio de mensagens ou chamadas inesperadas.
9. Verifique sempre os extratos
Revise seus extratos bancários e faturas com frequência. Verifique todos os lançamentos e avise seu banco imediatamente se identificar algo suspeito.
Eu estava brincando com uma dessas inteligências artificiais e já faz tempo que queria compartilhar estratégias que (penso que) me ajudam, e pedi para ela sintetizar algumas ideias chave, por exemplo, é impossível cair no golpe da central de atendimento se você não atende desconhecidos, e é bem difícil um criminoso obter códigos de ativação se o email do celular for diferente do banco (especialmente em Android cuja conta atrelada ao sistema geralmente é a conta do Google principal dos usuários). Inclusive alias de emails são úteis para identificar a empresa que vazou seu email e tomar providências legais. Era isso, espero ter ajudado.