Olá, Comunidade! Vamos falar de segurança?
A segurança é uma prioridade para todos nós quando se trata de gerenciar nossas finanças, e o Nubank oferece diversas ferramentas para garantir que seus clientes estejam protegidos contra fraudes e outras ameaças.
Neste post, vamos explorar três dessas ferramentas essenciais: o Me Roubaram, o Canal de Denúncias do Nubank e o Modo Rua. Cada uma dessas funcionalidades foi desenvolvida para oferecer uma camada extra de segurança e tranquilidade, ajudando os clientes a proteger a conta e seus dados financeiros.
Vem conhecer como cada uma delas funciona!
Me Roubaram
O Me Roubaram é uma plataforma onde clientes podem registrar casos de roubo, furto e perda de celular e cartão para deslogar a conta do aparelho e bloquear o cartão. Com essa ferramenta, você ganha mais agilidade na hora de avisar o Nubank sobre o problema, para evitar que outras pessoas consigam fazer transações no seu nome.
Como usar o Me Roubaram?
Para registrar um caso de roubo ou furto no Me Roubaram, você deve se conectar à internet por um computador, celular ou outro dispositivo e seguir o passo a passo:
-
Entre no Me Roubaram acessando app.nubank.com.br/roubo
-
Digite o seu CPF e senha de acesso ao app (se você esqueceu sua senha, pode clicar em “Esqueci minha senha” para criar uma nova. Você receberá as instruções no e-mail cadastrado no Nubank);
-
Depois do login, você deve informar o que aconteceu. Você pode reportar um roubo de celular, de cartão ou de ambos;
-
Na sequência, você terá a opção de bloquear o cartão e desconectar a conta do aparelho imediatamente;
-
Pronto: ao finalizar o processo, uma equipe será informada e tomará as providências necessárias para te proteger.
Importante: mesmo após o uso da plataforma Me Roubaram, ainda será necessário entrar em contato com o atendimento do Nubank por e-mail ou telefone para informá-los sobre a sua situação. A plataforma Me Roubaram é um atalho que irá proteger seus dados e seu dinheiro de um jeito mais rápido. Também é recomendado que você abra um boletim de ocorrência.
Canal de Denúncias do Nubank
Sabe quando você recebe um SMS se passando pelo Nubank e dizendo que há algo de errado com a sua conta? Ou quando recebe uma ligação informando que tem uma compra indevida no seu cartão?
Estes são exemplos de como os golpistas usam o nome do Nubank de forma indevida. Você pode usar o Canal de Denúncias do Nubank para reportar essas práticas e outras tentativas de crimes que usam o Nubank como isca.
Como usar o Canal de Denúncias do Nubank?
Para fazer uma denúncia usando o Canal de Denúncias do Nubank, você pode seguir o passo a passo abaixo:
-
Entre no Canal de Denúncias acessando denunciargolpes.nubank.com.br/pt/nubankdenuncias
-
Na página inicial, procure pelo botão “Fazer denúncia”;
-
Agora, selecione o que você deseja reportar: se é um site ou telefone falso, boleto falso, perfis falsos nas redes sociais, etc;
-
Depois de selecionar o problema, clique no botão “Fazer denúncia”;
-
Você será direcionado para uma página onde deve ler informações sobre a denúncia e confirmar que ela é mesmo legítima. Se concordar com os termos, clique no botão “Li e estou de acordo”, no pé da página e, depois, em “Continuar”;
-
Agora, você deve descrever o golpe e anexar evidências para embasar sua denúncia. Você pode usar um print de tela do celular ou compartilhar o link do site falso, por exemplo;
-
Ao final, confirme as informações e pronto.
Após receber sua denúncia, o Nubank irá tomar as ações cabíveis o mais rápido possível para impedir que a fraude continue no ar.
Importante: caso você tenha sido vítima de um golpe, entre em contato com o atendimento do Nubank imediatamente.
Modo Rua
O Modo Rua permite que você limite transações de Pix, TED, pagamento de boletos e oculte seus investimentos sempre que você estiver fora de uma rede Wi-Fi segura (como a da sua casa e a do seu trabalho, por exemplo). Isso significa que, sempre que você estiver fora de casa, o seu dinheiro estará mais protegido.
Como ativar o Modo Rua?
-
Entre no menu principal do app, indicado pelo botão de perfil no canto superior esquerdo da tela;
-
Vá na seção “Segurança”;
-
Clique em “Modo Rua” e depois em “Continuar”;
-
Estipule o valor máximo das suas transações enquanto estiver na rua. Para confirmar, clique no botão “Definir valor máximo”;
-
Agora, selecione suas redes Wi-Fi seguras;
-
Clique no botão “Pronto” para concluir a ativação.
Fácil, não é? Depois disso, se você estiver na rua e quiser fazer transações acima do limite que você estabeleceu, será necessário fazer um reconhecimento facial dentro do app do Nubank. Isso significa que, caso o seu celular seja roubado ou furtado, mesmo que a pessoa tenha a sua senha, não vai conseguir fazer transações acima desse limite.