3 ferramentas de segurança do Nubank para te proteger

Olá, Comunidade! Vamos falar de segurança? :shield:

A segurança é uma prioridade para todos nós quando se trata de gerenciar nossas finanças, e o Nubank oferece diversas ferramentas para garantir que seus clientes estejam protegidos contra fraudes e outras ameaças.

Neste post, vamos explorar três dessas ferramentas essenciais: o Me Roubaram, o Canal de Denúncias do Nubank e o Modo Rua. Cada uma dessas funcionalidades foi desenvolvida para oferecer uma camada extra de segurança e tranquilidade, ajudando os clientes a proteger a conta e seus dados financeiros.

Vem conhecer como cada uma delas funciona!

Me Roubaram

O Me Roubaram é uma plataforma onde clientes podem registrar casos de roubo, furto e perda de celular e cartão para deslogar a conta do aparelho e bloquear o cartão. Com essa ferramenta, você ganha mais agilidade na hora de avisar o Nubank sobre o problema, para evitar que outras pessoas consigam fazer transações no seu nome.

Como usar o Me Roubaram?

Para registrar um caso de roubo ou furto no Me Roubaram, você deve se conectar à internet por um computador, celular ou outro dispositivo e seguir o passo a passo:

  • Entre no Me Roubaram acessando app.nubank.com.br/roubo

  • Digite o seu CPF e senha de acesso ao app (se você esqueceu sua senha, pode clicar em “Esqueci minha senha” para criar uma nova. Você receberá as instruções no e-mail cadastrado no Nubank);

  • Depois do login, você deve informar o que aconteceu. Você pode reportar um roubo de celular, de cartão ou de ambos;

  • Na sequência, você terá a opção de bloquear o cartão e desconectar a conta do aparelho imediatamente;

  • Pronto: ao finalizar o processo, uma equipe será informada e tomará as providências necessárias para te proteger.

Importante: mesmo após o uso da plataforma Me Roubaram, ainda será necessário entrar em contato com o atendimento do Nubank por e-mail ou telefone para informá-los sobre a sua situação. A plataforma Me Roubaram é um atalho que irá proteger seus dados e seu dinheiro de um jeito mais rápido. Também é recomendado que você abra um boletim de ocorrência.

Canal de Denúncias do Nubank

Sabe quando você recebe um SMS se passando pelo Nubank e dizendo que há algo de errado com a sua conta? Ou quando recebe uma ligação informando que tem uma compra indevida no seu cartão?

Estes são exemplos de como os golpistas usam o nome do Nubank de forma indevida. Você pode usar o Canal de Denúncias do Nubank para reportar essas práticas e outras tentativas de crimes que usam o Nubank como isca.

Como usar o Canal de Denúncias do Nubank?

Para fazer uma denúncia usando o Canal de Denúncias do Nubank, você pode seguir o passo a passo abaixo:

  • Entre no Canal de Denúncias acessando denunciargolpes.nubank.com.br/pt/nubankdenuncias

  • Na página inicial, procure pelo botão “Fazer denúncia”;

  • Agora, selecione o que você deseja reportar: se é um site ou telefone falso, boleto falso, perfis falsos nas redes sociais, etc;

  • Depois de selecionar o problema, clique no botão “Fazer denúncia”;

  • Você será direcionado para uma página onde deve ler informações sobre a denúncia e confirmar que ela é mesmo legítima. Se concordar com os termos, clique no botão “Li e estou de acordo”, no pé da página e, depois, em “Continuar”;

  • Agora, você deve descrever o golpe e anexar evidências para embasar sua denúncia. Você pode usar um print de tela do celular ou compartilhar o link do site falso, por exemplo;

  • Ao final, confirme as informações e pronto.

Após receber sua denúncia, o Nubank irá tomar as ações cabíveis o mais rápido possível para impedir que a fraude continue no ar.

Importante: caso você tenha sido vítima de um golpe, entre em contato com o atendimento do Nubank imediatamente.

Modo Rua

O Modo Rua permite que você limite transações de Pix, TED, pagamento de boletos e oculte seus investimentos sempre que você estiver fora de uma rede Wi-Fi segura (como a da sua casa e a do seu trabalho, por exemplo). Isso significa que, sempre que você estiver fora de casa, o seu dinheiro estará mais protegido.

Como ativar o Modo Rua?

  • Entre no menu principal do app, indicado pelo botão de perfil no canto superior esquerdo da tela;

  • Vá na seção “Segurança”;

  • Clique em “Modo Rua” e depois em “Continuar”;

  • Estipule o valor máximo das suas transações enquanto estiver na rua. Para confirmar, clique no botão “Definir valor máximo”;

  • Agora, selecione suas redes Wi-Fi seguras;

  • Clique no botão “Pronto” para concluir a ativação.

Fácil, não é? Depois disso, se você estiver na rua e quiser fazer transações acima do limite que você estabeleceu, será necessário fazer um reconhecimento facial dentro do app do Nubank. Isso significa que, caso o seu celular seja roubado ou furtado, mesmo que a pessoa tenha a sua senha, não vai conseguir fazer transações acima desse limite.

Mas e aí, você já conhecia essas ferramentas? Quais você utiliza e o que acha delas? Compartilhe com a gente!

34 curtidas

Parabéns, um tema importantíssimo de abordar! Por aqui conheço todas, mas a que já usei até hoje foi a Central de denúncias para denúncias golpes e o Modo Rua, o único que não usei e espero não precisar é o Me Roubaram, mas se for necessário é ótimo saber que tem a disposição! :purple_heart:

Uma dica bônus que diria é ativar o Alô Protegido que o Nubank lançou um tempo atrás e faz o mapeamento de chamadas, bloqueando as tentativas de golpes.

24 curtidas

Essa é excelente também. Se alguém usar o número do Nubank de forma indevida para tentar te enganar, você não receberá a ligação.

22 curtidas

Vlw @Dieguito
É muito importante ta por dentro dessas ferramentas.

19 curtidas

Modo Rua… E ultimamente está me ajudando bastante na rua, apesar de não gostar muito de ter reconhecimento a todo momento, pois, demora a vida de um ansioso na fila.

Um outro método que utilizo bastante é separa o saldo, mesmo que não seja uma ferramenta de segurança em si. Isso evita que depois de todas as camadas de proteção, consigam transacionar por contactless e/ou NFC no meio da multidão…

18 curtidas

Eu te entendo, aqui tem outro ansioso :joy:
O que eu tento fazer, é calibrar um valor mais adequado para que eu não precise fazer o reconhecimento facial o tempo todo.

17 curtidas

Parabéns :clap:t2: pelo excelente tópico @Dieguito!

Afinal segurança nunca é demais, ainda bem que a tecnologia têm avançado e muito para inibir e conter a engenharia reversa, roubos e vazamento de informações pessoais.

Fico muito feliz que o Nubank tenha esse tipo de medida visando preservar a integridade e bem como o patrimônio do cliente.

O Android recentemente lançou uma ferramenta para previnir roubos, chamada de proteção contra roubos, a mesma ainda está em fase de testes, mas pelo os testes achei a ferramenta muito útil e funcional.

É bom ver as empresas cada vez mais protegendo nós usuários e nos entregando tecnologias de ponta para preservar a nossa segurança e integridade.

19 curtidas

Muito bom @Dieguito ; obrigado pelo detalhamento das ferramentas; É sempre bom estarmos rememorando essas camadas de proteção.

19 curtidas

É muito bom saber que temos essas ferramentas a nosso favor! Muito obrigado por nos lembrar, @Dieguito! :blush:

17 curtidas

Por sinal, a depender da marca e sistema do dispositivo, ainda pode ativar uma configuração a mais no aplicativo nativo do telefone. :point_down:

19 curtidas

Este é o legítimo tópico de utilidade pública @Dieguito . Muito bom!

17 curtidas

Valeu @Dieguito por reforçar essas ferramentas importantes e por trazer o passo a passo :clap: muitos nem sabem que elas existem, muito menos como acessá-las.

18 curtidas