O Modo Rua permite que você limite transações de Pix, TED e pagamento de boletos sempre que você estiver fora de uma rede de wi-fi segura (como a da sua casa, por exemplo). Com ele, seu dinheiro fica mais protegido caso o seu celular caia em mãos desconhecidas – ideal para que animação da sua festa não vire um “oh, no“.
Para usar o Modo Rua, é necessário que você defina um limite para suas transações no app e também suas redes de wi-fi seguras (quantas quiser, incluindo 2g e 5g). Se precisar fazer um pagamento acima do valor máximo estipulado, será necessário fazer uma prova de vida na hora.
Ah, importante: na hora de estipular seus limites, você deve equilibrar segurança e praticidade. Colocar um limite alto demais não vai te proteger o suficiente, mas um limite muito baixo, como R$ 10, por exemplo, também não – afinal, desse modo, nós vamos precisar confirmar a sua identidade o tempo todo.
É sempre bom frisar a importância do Modo Rua no dia a dia, tenho usado e gostado, é excelente ver que cada vez mais tá expandindo a outras áreas como investimentos e quem sabe no futuro o cartão de crédito.
Testadíssimo, tinha esquecido que tinha ativado mas na hora que fui fazer o pixão abriu a verificação facial. Eu gostei bastante de funcionalidade, deixei o valor bem baixo para esses casos e apesar de ser “chato” acho mais seguro e não vejo problemas em usar.
Faz toda a diferença se acontece a infelicidade de alguém ter seu celular roubado. É algo que toma um pouco mais de tempo, mas aumenta enormemente a segurança!
A minha sugestão é que tenha uma opção de proteção ainda maior.
A exigência da verificação facial aumenta a segurança caso o celular seja roubado. Afinal, o ladrão não vai conseguir fazer a operação.
No entanto, se você estiver sob ameaça, você fará a operação exigida pelo bandido.
Neste caso, se tivesse a opção de fazer a operação até o limite fora da wifi protegida, e para valores maiores, só na wifi protegida, resolveria o problema de sequestros relâmpagos, para quem mora em São Paulo, por exemplo, e tem essa preocupação.
Nunca usei o modo rua, até o presente momento não julguei necessário, mas se trata de uma boa proposta, segurança nunca é demais com tantos golpes vigentes atualmente.
Fábio, essa sua ideia é muito boa: possibilidade de limitar transferência de valores vultosos (ou configurado pelo usuário) apenas dentro do wifi de confiança.
Recentemente dei esse feedback para o time do Nu dentro do próprio aplicativo, destacando a falta de segurança frente a um sequestro ou sequestro relâmpago.
O modo rua é uma ótima iniciativa do Nubank e certamente eles devem estar considerando essas possibilidades.
Estou usando o modo rua há algum tempo e achei ótimo, julgo não ser tão necessário assim pra mim mas sempre gosto de me prevenir. Uma coisa que eu estranhei é que ele me pede para fazer a verificação facial para ativar e não para desativar. Estou há um bom tempo com ele ativo e só fui reparar nisso agora. Então gostaria de saber se isso é um bug ou se é assim mesmo. Vale lembrar que eu uso a versão BETA que está disponível na Google Play Store.
Fala @MaxC, que saudade cara.
Sim, sim. Pelo visto foi um bug da versão beta mesmo. Atualizou 2 vezes depois desse post e o bug foi corrigido. Tudo agora está ok.