Somente para quem compra títulos públicos

Olá, tudo bem? Se você investe em títulos públicos, acredito estar familiarizado com a “duração”, indicador que mede a sensibilidade de preços na mudança das taxas de juros, especificamente a cada 1%.

De forma simplista, quanto maior o vencimento do título, maior a duração e vice-versa. A pergunta é a seguinte: é meio óbvio que quanto maior o vencimento, maior o risco da taxa de juros. Muita coisa pode acontecer dentro de 10 anos, por exemplo.

Sabendo disso, isso torna a duração necessária? Compensa fazer calculos para saber a duração sendo que bastasse olhar o vencimento?

Por ser títulos do governo, o risco soberano é baixo, o que resta apenas o vencimento como variável. Eaí? Vocês usam isso no dia-a-dia?

PS. Perguntei pro Chat GPT, as respostas não me convenceram

2 curtidas

Olhei rapidamente este artigo do Mais Retorno e achei interessante a explicação, acho que vale a lida.

A relevância aparece quando estamos avaliando títulos que pagam cupons. Não basta olhar o vencimento, tem que considerar o fluxo de caixa com os cupons.

Resultado da minha leitura dinâmica do artigo: vale a pena usar o duration como parâmetro de risco quando naquilo que estivermos avaliando/comparando houver títulos que pagam cupons.

12 curtidas

Tem razão, os cupons acabam influenciando bastante o duration. A matéria é muito boa, ela ajudou a reforçar o que acredito: que a matemática por trás serve para dar embasamento a uma teoria financeira que reforça a importância de verificar o vencimento.

Através dos calculos, chegaram a conclusão de que o duration em títulos com cupom são menores. Fora isso, não vi nenhuma necessidade em fazer esses cálculos.

Muito obrigado.

3 curtidas