Sugestão: Confirmar cartão antes do pagamento

Na sexta passada, dia 23, usaram meu cartão virtual pra pagar três corridas de Uber através de débito. Isso num período de 15 min, totalizando 124 reais e alguns centavos.

Excluí o cartão virtual no aplicativo Nubank e entrei no chat pra denunciar. A atendente disse que “vão avaliar a possibilidade de me dar crédito no prazo de 5 dias”.
Não sei em que isso vai dar. É a primeira vez que isso acontece comigo depois de anos que tenho conta aqui. Fica a impressão que a segurança do Nubank não é das melhores, até porque uso cartão virtual apenas numa farmácia e num supermercado, esporadicamente.
Se eu imaginasse que golpistas têm toda essa facilidade pra tirar dinheiro dos outros, usando cartão de débito sem nem precisarem da senha, eu teria zerado o saldo da minha conta, transferindo tudo para as caixinhas.
Raramente instalo aplicativos, não compartilho cartão e senha com ninguém, nem clico em links suspeitos.

O propósito desta mensagem é sugerir que divulguem a seguinte ideia à equipe do Nubank: avise ao cliente toda vez que o número do cartão for inserido em algum site/aplicativo. E só permita após o cliente entrar no aplicativo Nubank e confirmar que foi ele.

Sei que existe a opção de bloquear o cartão físico e o ‘virtual’ enquanto não precisamos deles, mas acho que não é uma coisa prática. Surgem emergências ou situações estressantes em que precisamos logo do cartão e esquecemos que foi bloqueado de modo proposital.

2 curtidas

Isso não tem nada a ver com o Nubank.

Já tentou verificar se alguém usou sua conta do Uber onde esse cartão estava cadastrado?
Também sugiro que restaure o celular para os padrões de fábrica, para remover qualquer possível App malicioso que possa ter instalado.

2 curtidas

Não tenho conta no Uber. Minha mãe tem com o cartão dela, sendo que faz meses que só usa o 99.

Foi golpe, usaram meu cartão pra pagar Uber. Até mesmo porque uma pessoa sozinha não poderia fazer no mesmo dia uma corrida às 23h16, outra às 23h26 e outra às 23h33.
Vi as notificações no topo do celular enviadas pelo Nubank.
As três corridas aparecem no meu histórico.

1 curtida