Na sexta passada, dia 23, usaram meu cartão virtual pra pagar três corridas de Uber através de débito. Isso num período de 15 min, totalizando 124 reais e alguns centavos.
Excluí o cartão virtual no aplicativo Nubank e entrei no chat pra denunciar. A atendente disse que “vão avaliar a possibilidade de me dar crédito no prazo de 5 dias”.
Não sei em que isso vai dar. É a primeira vez que isso acontece comigo depois de anos que tenho conta aqui. Fica a impressão que a segurança do Nubank não é das melhores, até porque uso cartão virtual apenas numa farmácia e num supermercado, esporadicamente.
Se eu imaginasse que golpistas têm toda essa facilidade pra tirar dinheiro dos outros, usando cartão de débito sem nem precisarem da senha, eu teria zerado o saldo da minha conta, transferindo tudo para as caixinhas.
Raramente instalo aplicativos, não compartilho cartão e senha com ninguém, nem clico em links suspeitos.
O propósito desta mensagem é sugerir que divulguem a seguinte ideia à equipe do Nubank: avise ao cliente toda vez que o número do cartão for inserido em algum site/aplicativo. E só permita após o cliente entrar no aplicativo Nubank e confirmar que foi ele.
Sei que existe a opção de bloquear o cartão físico e o ‘virtual’ enquanto não precisamos deles, mas acho que não é uma coisa prática. Surgem emergências ou situações estressantes em que precisamos logo do cartão e esquecemos que foi bloqueado de modo proposital.