Sugestões para as Caixinhas

Esta funcionalidade eu usaria. Com toda a certeza.

1 curtida

Entendo o que você quer dizer, porém as regras para investimento em títulos atrelados ao CDI não seguem essa lógica. Na teoria, só daria para juntar esse dinheiro se você tivesse colocado ele no mesmo dia. Mesmo que o investimento seja de mesmo título, tê-lo colocado em dias diferentes já muda o cálculo. A não ser que, o Nubank faça uma lista geral de depósitos e seus títulos e você vincule eles ás caixinhas que gostaria. Acho que essa interface ficaria confusa para um usuário comum.

Outra possibilidade é que o Nubank faça um fundo de investimento. O que no passado deu ruim, não sei se lembra do caso das americanas. Deu rentabilidade negativa e as pessoas não estavam preparadas para isso. As pessoas em maioria, querem as caixinhas só no positivo, não teria perfil investidor para ver um investimento no negativo.

1 curtida

Entendo Rafael, porém acho burocrático, além de que demoraria mais para liberar o dinheiro. Quando eu retiro o dinheiro de uma caixinha eu espero usa-lo na hora. Por exemplo, a caixinha de reserva de emergência. Preciso de liquidez imediata. As outras tem liquidez de D+1. Então se for necessário usar esse dinheiro já se sabe que é necessário se planejar com 1 dia de antecedência.
O simples é mais importante.

O que o @FernandoLacerda falou vem muito a calhar, colocar o nome e mais informações nas telas. Porém atrasar resgate não dá certo. Já passei por experiências em fim de dia, próximo a horário fim de limite diurno de pix que se houvesse 10min de delay no resgate eu teria que deixar só para outro dia. Acho que isso não é bom. Gera um estresse desnecessário.

3 curtidas

Hoje eu “cometi” um erro foi inverso. Fui guardar uma grana mas Caixinha como de costume e de repente vi que tinham ido 50% para um título e 50% pra outro :rage:. Na hora de investir o sistema agora está “forçando” a compra de títulos diferentes ao invés do RDB Resgate Diário que sempre foi (desde que iniciei nisso). Resultado foi que metade da grana acabou indo pra um CDB com 6 meses pra resgate no vencimento :man_facepalming:t4:. Achei um pouco errado isso aí. Não lembro de avisos sobre as opções começarem a vir pré-selecionadas de forma diferente. Acho que a opção de dividir os investimentos deveria ser do cliente, não vir pré-selecionado, induzindo ao erro por costume da operação. Foi uma falta de atenção minha, Ok, mas porque a forma de fazer foi alterada de forma sutil e passou despercebida. Vou ficar mais esperto, mas achei errado.

1 curtida

Pra tudo o que foi dito aqui faria sentido se as caixinhas seguissem o padrao do recargapay onde a propria instrituicao lhe paga uma bonificacao pelo valor guardado, visto que investimentos como os titulos do Cdi seguem seu proprio contrato em especifico. Sendo apenas uma bonificacao ao inves de um investimento poderia sim ocorrer, desde que afetasse as demais caixinhas, uma vez que se implementasse essa sistematica de tempo na reserva de emergencia deixaria de fazer tanto sentido, visto que perderia uma certa liquidez (10 minutis fazem diferenca sim, numa fila de mercado pq o cartao nao passou ou etc )

Paralelo a isso vale lembrar do Bradesco e BB que tinham rentabilidade na conta onde o dinheiro que voce usava nao era debitado na hora e sim no fim do dia, se juntasse essa funcionalidade com a opcao do titulo ser vendido so no fim do dia, talvez fizesse certo sentido a sugestao da sua caixinha.

No mais, a ideia de transferencia entre caixinhas é mt boa. Gostaria de agrrgar a ideia do Picpay, que comecou a permitir pix direto para as caixinhas. Tambem seria uma bela atualizacao pra nos.

1 curtida

Resumo da Ideia

A proposta é criar um sistema de investimento no formato de uma “caixinha” com foco em disciplina financeira e metas pré-estabelecidas. Diferentemente das soluções existentes, a funcionalidade principal seria a restrição de saque até que o objetivo financeiro seja atingido. O sistema também oferece flexibilidade após o desbloqueio inicial.

Como Funciona

1. Criação de uma Caixinha:
  • O usuário define um objetivo financeiro (ex.: R$ 1000) e começa a aportar valores na caixinha.
  1. Trava Condicional:
  • Durante o período em que o saldo acumulado ainda não atingiu o objetivo, não é possível sacar nenhum valor.
  1. Desbloqueio Automático:
  • Assim que o valor objetivo é atingido, o saldo fica disponível para saque.
  • O usuário pode optar por:
    • Sacar o valor total.
    • Sacar apenas uma parte.
  1. Rebloqueio após Saque Parcial:
  • Caso o usuário saque apenas uma parte do valor, o saldo restante fica destrancado até que ele opte por “trancar” novamente.
  • Se o usuário decidir “trancar” o saldo restante, um novo objetivo financeiro deve ser definido, e a trava será reativada até que o novo objetivo seja alcançado.

Diferenciais da Ideia

1. Disciplina Financeira:
  • Impede o saque antes de atingir o objetivo, incentivando o usuário a manter o foco em suas metas.
  1. Flexibilidade:
  • Permite saques parciais com a possibilidade de configurar novos objetivos.
  1. Combinação de Personalização e Controle:
  • Os usuários têm liberdade para definir seus próprios objetivos e decidir quando rebloquear o saldo.

Problemas que Resolve

• Ausência de um sistema que combine disciplina obrigatória com personalização de metas, atendendo pessoas que têm dificuldade em poupar ou manter o foco em objetivos financeiros de longo prazo.
  • Essa funcionalidade daria um caráter disciplinador, ajudando pessoas que têm dificuldade em manter o foco nas metas financeiras.

Ideias criadas a partir desse tópico

Aqui algumas ideias pensadas e criadas por usuários que comentaram dentro dessa postagem.

1. Tempo para Atingir
  • Juntamente do método de disciplina obrigatória poderia ser introduzido um tempo limite de objetivo, entre 6 meses e 2 anos, que o usuário definirá, e ao termino desse tempo limite, o usuário pode decidir se saca o valor aportado até então, ou se prolonga o tempo anteriormente definido. - @NucoinN6
9 curtidas

Boas vindas à Nu Community

Realmente parece ser uma ideia interessante pra quem tem dificuldade em guardar dinheiro.

10 curtidas

@karobein seja bem-vindo a comunidade NC!

Muito interessante a sua ideia, muito criativa também e muito bem esquematizada! Meus parabéns!

Continha participando da comunidade, acredito, que você tem muito para contribuir com suas ideias!

8 curtidas

Boas-vindas à NuCommunity!

Me parece ser uma ideia bem formulada!

3 curtidas

Por incrível que pareça eu pensei nisso em uns 10 minutos à caminho do trabalho enquanto conversava com minha namorada haha

3 curtidas

Gostei.

E se sacar antes do prazo perde todo o rendimento, fica só com os valores aportados.

2 curtidas

Mas o ponto é não poder sacar antes de atingir o objetivo, então não teria a possibilidade de perder o rendimento. Eu pensei nessa ideia pois tenho um péssimo hábito de criar uma caixinha pra um objetivo, e gastar dela quando acho que preciso, mesmo dividindo em valores menores, acabo gastando, então pensei que seria legal uma caixinha que só liberasse quando atingisse o objetivo

2 curtidas

Mas se a pessoa ficasse desempregada, por exemplo, e não fosse conseguir mais atingir o objetivo?

Poderia então ter um objetivo financeiro e um prazo. Após o atingimento do objetivo ou o término do prazo fica liberado. Ambos podem ser personalizados, o que acha?

2 curtidas

De mesmo modo, poderia acontecer de uma pessoa ficar desempregada tendo uma caixinha de investimentos que só libera após certo tempo, eu mesmo tenho a minha, no Nubank que só libero depois de 6 meses, mas se não me engano, o período máximo é até 2 anos. Como disse, essa caixinha é somente para objetivos, mas objetivos pequenos, não se deve colocar reservas de emergência, pois já tem uma caixinha específica para reservas de emergência no Nubank. Mas talvez serviria muito bem para objetivos mais rápidos ou que a pessoa quer atingir de qualquer jeito e não ser atrapalhada por si própria

2 curtidas

Mas gostei muito dessa ideia de ter um tempo de atingimento e um prazo, assim, mesmo que a pessoa não consiga manter a meta, ela pode pegar o valor de volta, ou se acabasse o tempo e ela quiser continuar, ela só tranca novamente. Muito boa.

2 curtidas

Ola, particularmente eu acho a comunicabilidade da interface do nubank excelente, não conheço sistema de mesma complexidade que esteja no mesmo nível.

Enfim, a minha ideia faz referencia a um componente que foi alterado na primeira versão de janeiro de 2024. Caixinhas criadas a partir dessa data exigem a seleção do período de trancamento a cada deposito. Caixinhas criadas em período anterior (não sei ao certo qual), permitem a escolha de um perfil de trancamento padrão, mas a cada deposito, ele pode ser alterado. Eu acho essa ultima forma melhor.

Então, partindo da lógica anterior das caixinhas, eu gostaria que existisse uma forma de definir uma data para resgate total da caixinha, e a cada deposito anterior a esta data, o dinheiro ficaria trancado de forma que o montante total da caixinha estará disponível na data configurada.
Hoje eh assim: se eu depositar um valor hoje, eu posso trancar ele por um período relativo ao do deposito, e não relativo ao dia que gostaria de ter ele disponível. Dessa forma eu teria que calcular no momento do trancamento, então gostaria que existisse uma data de referencia que seria usada em cada deposito por padrão.

Justificativa e caso de uso: Eu uso uma caixinha com o nome IPTU.2026 criada em jan/2025, gostaria de programar para todo o dinheiro dela estar trancado ate 1/jan/2026, independente da data que foi depositado. Então, a cada mês eu apenas deposito sem me preocupar com nada, quando chegar a data programada, eu posso esvaziar a caixinha.

2 curtidas

Olá, acho que seria muito útil ter uma caixinha turbo que permita guardar dinheiro automaticamente, ou que pelo menos faça um alerta para você separar o dinheiro que gastou no cartão de crédito. Isso seria muito bom, porque é uma tarefa manual que algumas pessoas fazem repetidas vezes, muitas vezes usando até outro banco ou conta de pagamentos.

Essa caixinha seria ainda melhor se não tivesse IOF.

Assim tudo ficaria centralizado no nubank.