Eu não usava as caixinhas do Nubank, mas comecei a usar para aqueles valores que tenho em conta até decidir o que fazer com ele. Mas descobri recentemente que o Nubank tem uma pratica não muito legal quando o cliente faz um resgate parcial e me deixou sem desanimado. Funciona assim:
Quando o cliente faz mais de 1 depósito na mesma caixinha em datas diferentes, temos ai taxas de impostos regressivos diferentes também para cada valor de deposito né.
E o problema está ai, é baseado nisso que vem minha sugestão de mudança.
O nubank prega um conceito de que quando o cliente faz um resgate PARCIAL, esse resgate é feito do valor investido mais vantajoso para o cliente. Mas acho que o conceito de vantajoso do Nubank está errado.
Por exemplo, se vc depositou 10mil na caixinha em Janeiro, e depois depositou mais 10 mil mês passado, e resolve fazer um resgate hoje de 10mil, o app irá resgatar o valor do deposito mais antigo, que neste caso seria de Janeiro.
E isso não é vantagem para o cliente, pois este depósito antigo já não tem mais cobrança de IOF e o IR já é menor. É um dinheiro que o cliente se segurou para não usar, e assim ficar com tempo suficiente para isentar o IOF né. Então o correto seria o sistema resgatar o valor do deposito mais recente, ao qual possui maiores taxas de impostos. Assim os valores de depósitos mais antigos permaneceriam rendendo mais p/ o cliente.
Resumindo. Resgatar valores de depósitos mais antigos não é vantajoso para os clientes. Então sugiro aos responsáveis que os resgates parciais ocorram dos depósitos mais recentes nas caixinhas.
Isso considerando os primeiros 30 dias.
Ou seja, nos primeiros 30 dias de um novo depósito caso o cliente faça um resgate de igual ou menor valor (baseado no valor do último depósito), então que o resgate seja feito do depósito mais recente.
Já quando todos os depósitos apresentarem isenção de IOF, então resgatar também dos mais novos pois o dinheiro que permanecer vai continuar rendendo mais ainda já que o IR será menor tbm.