Brasil e Argentina vão anunciar criação de moeda única, diz FT
Brasil e Argentina vão anunciar em breve o início dos trabalhos preparatórios para a adoção de uma moeda única, informou o jornal Financial Times, citando fontes.
“Haverá uma decisão para começar a explorar os parâmetros necessários para uma moeda única”, afirmou o ministro da Economia da Argentina, Sérgio Massa. Além disso, foi ressaltado que outros países latino-americanos serão convidados a aderir ao projeto.
Os planos devem ser anunciados oficialmente durante a visita do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva à Argentina, a partir de 22 de janeiro. Segundo um dos responsáveis, o projeto já foi discutido pelas partes anteriormente, mas as negociações foram comprometidas pela posição do Banco Central do Brasil, que se opunha à ideia.
No entanto, agora que ambos os países são liderados por políticos de esquerda, há um apoio maior para a criação da moeda. De acordo com o FT, o Brasil propôs que a nova moeda receba o nome de “Sur”.
É sempre bom trazer assunto diferente como esse aqui na comunidade. Ao que parece o modelo proposto não é o mesmo do Euro, que é uma moeda comum, mas sim uma moeda única para transações que não será para uso civil. Essa será uma camada de segurança, visto que os países vizinhos (e o nosso também) quase sempre possuem problemas econômicos. Nota-se que tal proposta inclusive já foi discutida no governo anterior, com o Paulo Guedes.
A integração latino-americana precisa ser melhorada, especialmente em infraestrutura com ferrovias e portos. Não faz sentido o Brasil cruzar parte do oceano atlântico e subir pelo pacífico, quando se pode ir direto pelo pacífico através do Chile para levar produtos à China. O problema é que fazer um projeto em conjunto com ambas as moedas com risco alto de desvalorização é complicado.
Na verdade parece que é uma moeda de negociação só entre os países, para evitar a necessidade do dólar que está escasso na Argentina e acabar atrapalhando nossa exportação p/ lá.
Entendo menos que gostaria de economia e parcerias do Brasil, mas a questão é: porque tem que ser o dólar e como está o nosso estoque de dólar?
-Eu tenho um dólar na carteira. Pra mim vale menos que uma moeda de 50 centavos, que eu ainda posso comprar um chup-chup na vendinha.
Também compreendo quê á idéia é boa !
Mas fiquei confundindo pois no ato a direita
pareçeu sė acostumar com uma resolução mais humilde , ė a esquerda qüiz riquezas além das fronteiras . O SUR contínua sementė dė uma política do meio ; ainda vai fazer muita jentë engolir o orgulho dė ser isto ou aqüilo ė simplesmentė açeita ,
eu acredito na prosperidadė brasileira
além das fronteiras
Nisto tôdø mundo não é igual
anjo do bem , gênio do mau
Porém é só uma imposição !
Sem respeitar o bem querer de uns ė
outros pôr ai .
Êlė só fala inglês não têm opção
nem alternativa há êlė mesmo . Muito convencido em cima dė uma mentira construída sobrë os alicerces da dezonestidade .
1 real brasileiro valė
35.92 peso argentino
97.9 kwanza angolano
13.4 rublo russo
1.32 yuans chineses
Acredito qüë o Brasil podë sim sė livrar do dólar ,
ė seria mais fácil sė abrissem olhos espirituais ė enxergassem sem lágrimas ė areia nøs lhos quê o dólar é um tanto maligno ė inimigo dos nossos amigos .