Nas stablecoin de exchange nacional, o valor informado no gráfico do “dólar digital” (USDC) pelo o que me parece, diferente dos outros ativos que tem slippage e/ou spread o preço estimado é referente ao valor informado pelo provedor (terceiro). Isto é, o valor do “USDC” cobrado um pouco mais caro por um terceiro que presta este serviço analisando o gráfico em comparação com o dólar.
Exemplo: Basicamente é como antigamente que você iria no “camelô” (pelos menos aqui) para trocar real físico por dólar físico (cambista, eu acho) com uma cotação menor do que ir ao Banco.
Na pratica é bem comum no mundo cripto, principalmente quando utiliza uma hot wallet como Metamesk (exemplo) para comprar stablecoin de dólar com “cartão de crédito”. Veja que a cotação final do provedor de uma wallet, antes de finalizar a compra é parecida com o valor informado no gráfico.
Pela wallet tem 2 tipos de provedores atualmente;
- p2p;¹
- provedores p/ usar o cartão;²
¹O p2p que é a troca de “pessoa para pessoa” na verdade já tem muitos que são PJ e regularizados. E estes geralmente seriam os “cambistas” de antigamente, porém online e regularizados. E todos os p2p são regularizados? Não. Assim, como não eram todos os cambistas.
²Os provedores são empresas de “pagamentos” que só tem esse objetivo de fazer a transição, a troca internacional entre reais/cripto por meio de cartões. E assim, como os p2p, nem todos são regularizados. Isto é, alguns não exigem o KYC (comprovante de identidade, etc…), algo tão essencial para a declaração no pais…
OBS: O Nu na minha opinião está oferecendo um ótimo serviço, quanto a stablecoin, staking. Veja. A cotação local para compra de USDC a R$5,75 (segundo @No_Stress) está com uma ótima cotação, em vista da cotação do dólar que chegou na máxima ontem que foi de R$5,72.
Lembrando que nacionalmente (Brasil) necessita de provedores para fornecer essa troca de reais em dólar cripto e uma cotação tão baixa, sem considerar que o Nubank arca com as “taxas de IOF” é um valor bem abaixo. E isso sem contar o staking de 6% em USDC no mercado nacional e uma taxa de compra dependendo da sua movimentação de 0,8% a 1,2%.