Tem problema a fatura fechar com valor negativo?

Recentemente fiz compra parcelada no pix crédito e acabou excedendo o limite do cartão, então paguei o valor que excedeu o cartão pra q ele não ficasse no vermelho, e agora minha fatura está negativa e com saldo positivo, tem problema ela fechar assim?

5 curtidas

Olá :waving_hand:t2: @RianCT

Não, não tem problema sua fatura fechar negativa com saldo positivo na verdade, isso pode até ser bom em alguns casos.

Aqui está o que isso significa e o que pode acontecer:

O que é uma fatura negativa:

Quando sua fatura está negativa, quer dizer que você pagou mais do que devia. Isso pode acontecer, por exemplo, quando:

Você paga a fatura antes dela ser fechada;

Você antecipa um valor maior do que o que foi cobrado até o momento;

Você fez estornos ou devoluções;

Como no seu caso, pagou um valor excedente ao limite do cartão para não entrar no rotativo ou evitar bloqueios.

:pushpin: O que acontece com esse saldo “positivo”:

1. Fica como crédito na fatura seguinte o valor negativo será abatido automaticamente da próxima fatura.

2. Você pode pedir reembolso algumas instituições permitem que você peça a devolução do saldo positivo para sua conta bancária.

3. Não tem cobrança de juros como você está com crédito e não dívida, não há cobrança.

:red_exclamation_mark:Atenção:

Não há problema desde que você tenha certeza de que o valor excedente não se trata de um erro do sistema ou lançamento duplicado.

Vale conferir se a administradora do cartão reconheceu corretamente esse pagamento excedente.

Pode ficar tranquilo: se sua fatura está negativa porque você pagou um valor extra, isso não gera nenhum problema o valor vai ficar como crédito e será usado na próxima fatura ou poderá ser reembolsado.

Se mesmo assim tiver dúvida sobre a sua fatura sugiro que entre em contato com o Nubank:

11 curtidas

Ah, muito obrigado eu fico aliviado, minha fatura fecha dia 15, vou aguardar e qualquer coisa venho tirar dúvidas ou entro contato com o nubank mesmo.

5 curtidas

Só mais uma dúvida, quando a fatura fechar, ela vai constar como paga né?

3 curtidas

Quando vc adianta parte da fatura o limite é liberado assim que o pagto é confirmado, não entendo por que parte do limite ainda em vermelho. Você pagou com boleto?

1 curtida

O valor qie tinha excedido o cartão e estava no limite vermelho eu paguei, aí tô com 5 reais livres e o cartão tá no verde, é só a fatura que tá negativa mesmo, mas pelo que falaram aí não tem problema ela fechar assim já que não é dívida pq o pagamento que eu antecipei se tornoi saldo positivo

2 curtidas

Acho que o termo correto não é fatura negativa, mas saldo positivo.

Sim, você pode ficar com saldo positivo em fatura, não encontrei nos termos de uso Nubank se isso expira, eu acho que nunca expira.

Esse saldo positivo será usado automaticamente antes de qualquer coisa, para pagar compras no cartão de crédito. Desconta desse valor antes de virar fatura para pagar.

É inclusive uma forma de alguém comprar acima do limite do cartão. Por exemplo, vamos supor que a pessoa tem limite de 1k no cartão de crédito Nubank, e quer comprar algo que custa 10k no cartão, ela pode simplesmente pagar 10k adiantado de fatura que ficará todo ese saldo positivo pronto para uso no cartão. Claro que neste caso seria necessário a pessoa ter 10k em conta corrente para realizar isso.

Supondo também que a fatura atual estivesse zerada, porque se pagar antecipado vai pagar fatura atual e o que sobrar, vira saldo positivo.

2 curtidas