A situação já foi resolvida, mas queria ver se alguém teve uma experiência parecida porque achei bizarro o que ocorreu.
Fizeram uma compra de +200 reais usando meu cartão, a identificação veio como PAG*xxxxxxx (x é um nome de pessoa ao que tudo indica), minutos depois a compra foi estornada.
Entrei em contato com o Nu e confirmaram que a compra foi feita pelo cartão virtual e também que não foram eles que estornaram o valor…cartão excluído sem maiores problemas.
Achei bizarro porque só uso esse cartão para minhas recargas junto a Vivo, ontem em um pagamento do McDelivery e só.
Alguém já teve um problema parecido? Sabe quais as etapas para evitar que aconteça?
Verificar o endereço/domínio e o certificado do site, antes de efetuar a compra.
Uma boa prática também é Cadastrar o cartão no PayPal ajuda bastante, pq vc não precisa inserir os dados do cartão, na hora das compras, principalmente as internacionais.
Então cara isso que me deixou bolado…quando vc cancela o cartão virtual o Nu manda um email falando todos os lugares que esse cartão foi usado. No meu caso foi:
REC_Vivo
McDonaldsDelivery
Google_temporaryhold (Google Pay)
e o lugar do golpe
A Vivo confio plenamente e o Mc deveria ser confíavel também (tem as certificações), e o Google até cheguei para ver se teve algum login não autorizado na conta…
Os Certificados Digitais dos sites NÃO servem como parâmetro de confiança, pois qualquer pessoa pode comprar um Certificado Digital e colocar em seu site.
Pelo seu relato, aparentemente ocorreu alguma cobrança em duplicidade em alguma loja. Muitas empresas possuem sistema de segurança que verificam as cobranças e em caso de duplicidade o valor é estornado.
Convém tentar localizar o referido local de pagamento através de sites na internet e outros grupos. É uma maneira de verificar fraudes.
Aliás, aqui tem uma outra questão, verificar fraudes é fácil, o difícil é localizar o local onde foram efetuadas, pois atualmente os golpistas usam maquininhas e elas não precisam de endereço físico real para serem usadas… já vi casos onde a maquininha era usada por golpistas dentro de favelas, com centenas de cartões clonados.
Então não fiz nenhuma compra desse valor (nem perto disso) recentemente e pelo nome PAG (acredito ser PAGseguro) e ser claramente o nome de uma pessoa acredito que tenha sido oq vc descreveu…oq me deixa ‘‘bolado’’ é como tiveram acesso aos dados desse cartão.
Como disse ele foi usado 3 lugares antes e todos passam confiança, fico receoso que outro cartão esteja em risco e por isso queria determinar o ponto do vazamento.
Nem tente encontrar motivos para o seu cartão ter sido fraudado, tem várias formas disso acontecer sem que você possa evitar, uma é tentarem vários números até esbarrar em um que é o seu.
A série de 16 números na frente do seu cartão de crédito parece aleatória, mas não é: como toda boa sequência de números, ela foi criada usando um algoritmo.
Na verdade, os primeiros números referem-se à bandeira do cartão. O seu é Visa? Então a sequência começa com 4. Se for Mastercard, será um número entre 51 e 55; se for American Express, será 34 ou 37.
Isso vale para o mundo inteiro, e foi definido pelo ISO/IEC 7812 há mais de vinte anos. A regra vale também para cartões de débito: Visa Electron e Maestro, por exemplo, têm um conjunto de sequências que podem usar.
Ela também define que cartões de crédito e débito só podem começar com 3, 4, 5 e 6. Se o número do cartão começa com outro dígito, ele tem outro fim: programa de fidelidade com empresas aéreas, postos de gasolina, lojas e outros.
Recomendo uma leitura rápida sobre o assunto, nos dois sites especializados em tecnologia e segurança indicados nos links abaixo. Eles também dão dicas para melhorar a sua segurança ao utilizar cartões (sejam físicos ou virtuais):
Nem sempre, os cartões do Inter e do C6 Bank já são emitidos com o BIN iniciado em 2. Não sei se trata de um novo padrão, mas na prática é isso que está acontecendo.
O que pode ter acontecido é os dados do seu cartão virtual terem sido interceptados ao cadastrar no aplicativo do Mc Donalds, isso pode acontecer principalmente se você tiver usado uma WiFi pública. Porém, também é passível de os sistemas da Vivo terem sido comprometidos, vazando assim os seus dados de pagamento.
Cabe ressaltar uma outra possibilidade que não é tão absurda, alguém próximo a você teve acesso ao seu celular e conseguiu tirar uma foto das informações do seu cartão virtual no app. É horrível pensar que alguém próximo a nós possa ter feito isso, mas a possibilidade existe
Ótimo que já foi tudo resolvido, e principalmente por ter sido no seu cartão virtual e não no físico.
Importante é que você cancelou seu cartão virtual. E se houver algum problema com relação à Vivo, do tipo de vazamento de dados, certeza que muito em breve deva aparecer nas mídias, rsrs.
Dia 14 apareceram na minha fatura do Nubank duas compras no Picpay, cada uma de cerca de 250 reais. As duas pelo cartão virtual.
O próprio Nubank detectou algo suspeito e bloqueou o cartão virtual, porém os valores continuavam na fatura, tive que contestar. Ainda está em análise pela bandeira, mas pelo menos não me cobraram até o momento.
O estranho é que eu usei muito pouco o cartão virtual e nunca no Picpay, e só em locais confiáveis.
Tem cara de trabalho interno, no Nubank, Mastercard, Mercado Livre… Algum funcionário com acesso a nossos dados vende as informações pra bandidos.
Seja muito bem vindo a comunidade @Sergio_Neto
Infelizmente é assim mesmo, essas empresas confiáveis fazem de tudo para manter nossos dados em segurança, porém, não existe sistema perfeito, todos são passíveis de falha, e às vezes quem acha essas falhas são pessoas mal intencionadas.
É muito estranho mesmo, vou ver se encaminho um email ao Nu pedindo maiores explicações
E é difícil ser um trabalho interno porque em tese esses dados não acessíveis para pessoas saca?
Se descobrir algo atualizo aqui