Tesouro IPCA+ 2024: O campeão de rentabilidade! 🏆

Bom dia,
Seja bem vindo! :purple_heart:

Então, não gosto de pensar no passado do tipo “SE eu tivesse investido…”, “SE eu tivesse isso ou aquilo…” pois construímos erroneamente a nossa mente por arrependimento do passado do tipo “Ah se eu fosse jovem… Ah se eu tivesse aproveitado isso…”.

Eu particularmente costumo anular estes pensamentos através do “SE eu tivesse investido naquela época, provavelmente eu não saberia utilizar o dinheiro e torraria tudo…” E isto é um fato.

A questão era, tinha hot wallet? tinha cold wallet? Como iria declarar? Era ilegal? E a mesma coisa de crowndfunding hoje que é pouco falado, mas tem um alto potencial de crescimento é tipo uma Bolsa 2.0.


1 curtida

Não tinha :confused: mas tópicos como este da aquela estimulada para investir no tesouro direto agora pensando na aposentadoria

4 curtidas

Nunca investi no Tesouro, só na poupança, como qualquer brasileiro de bom senso que não quer lidar com IR e burocracias inúteis de um sistema financeiro complexo e premeditadamente desenhado para pessoas que já tem dinheiro multiplicarem suas riquezas.

2 curtidas

Bitcoin não é investimento. Caso se mostre estável, poderá se tornar uma reserva de valor no futuro.

Não existe melhor investimento. Títulos IPCA+ com boas taxas são uma boa opção em qualquer cenário, pois, no mínimo, você garante um ganho real acima da inflação.

10 curtidas

Esses são papéis com juros semestrais, mais indicados pra que quem já tem patrimônio consolidado e deseja complementar renda. Não são muito adequados para construção de patrimônio, pois os cupons semestrais podam o efeito dos juros compostos ao longo do tempo. Além disso, o Tesouro Direto costuma trocar os mais curtos a cada dois anos.

Quanto a rentabilidade, não diferem muito de um IPCA+ comum. Ao adquirir um título você está comprando um principal mais uma determinada quantidade de cupons conforme o prazo. Você paga por cada cupom e pelo principal da mesma forma que paga por um IPCA+ qualquer.

O preço unitário do papel será a soma do principal e dos cupons trazidos a valor presente descontados da taxa de deságio conforme o prazo em dias úteis. Projetando uma inflação média de 5% ao ano por todo o período, a rentabilidade do último cupom e do principal no vencimento do IPCA+ 2055 será de quase 2500%!

12 curtidas

Eu fiz investimentos nesse título IPCA+ 2024 e senti falta de como era bom o app da Easynvest, tinha uma tela que eu podia consultar meus rendimentos no Tesouro e no dia do vencimento eu sabia exatamente o que rendeu, já no app Nubank mistura tudo dinheiro do dia a dia com o investimento e mostrou todo quebrado os rendimentos que recebi no IPCA 2024, não tem um simples totalizador.

Perdi um tempinho somando todos os valores no app Nubank para saber quanto recebi nesse título, péssima experiência.

2 curtidas

Grande post, obrigado por compartilhar

2 curtidas