Imagine entrar numa loja e não precisar mais dizer “só estou dando uma olhadinha” ou esperar alguém te notar quando precisa de ajuda. Uma empresa decidiu resolver isso de um jeito simples e genial:
A ideia é eliminar aquele desconforto clássico do varejo, tanto para o cliente que não quer ser incomodado quanto para o vendedor que tenta adivinhar quem precisa de ajuda. É um pequeno gesto, mas que muda completamente a dinâmica da loja.
Quem entende o cliente, vende mais!
E você, o que acha?
Essa solução simples pode mesmo transformar a experiência de compra?
Tem uma rede de cosméticos aqui em SP que já utiliza esse sistema, porém, em algumas lojas, mesmo pegando a preta, os funcionários ainda questionam se preciso de ajuda. De qualquer forma, continua sendo uma ótima ideia.
Eu queria um sistema similar para lojas de sapatos.
Uma ideia simples que facilitaria, seria usar o exemplo do display no carrinho e usar uma máquina com leitor de código de barras pro cliente ir passando e ir somando sua compra, pra quando chegar no caixa já saber quanto vai pagar.
Interessante. Mas muitas vezes os vendedores fazem isso não porque querem, mas por são pressionados a bater metas de venda, capitalismo nu e cru na concepção da palavra.
E eu acho que depende muito da loja que vou. Quando estou procurando roupas ou cosméticos, gosto de escolher sozinha. Mas em loja de sapatos, prefiro atendimento.
Ele só quer chegar logo e sair logo. Porém, nunca olha (ou lê a placa). E nem sempre trata de educação instrutiva ou cultural, mas, por estar sempre com pressa e deixa tudo pra última hora.
Com certeza, esse teste é só pra supermercado de elite. Q até pra comprar o pessoal é lento e sai desfilando como se fosse um passeio. Sem falar que é o zóio da cara.